terça-feira, 13 de abril de 2010

   DC / PanoramaBrasil


“Líderes de 47 países, entre eles Brasil, China e Índia, encontram-se a partir de hoje em Washington para a reunião de cúpula de Segurança Nuclear convocada pelo presidente norte-americano, Barack Obama. O pano de fundo do encontro é a nova estratégia nuclear dos Estados Unidos, o acordo de redução de armas entre norte-americanos e russos e o anúncio do Irã da construção de centrífugas de terceira geração no país.

O objetivo da reunião de cúpula, segundo a própria Casa Branca, é conseguir medidas e compromissos concretos para garantir a segurança de todos os materiais nucleares num prazo de quatro anos, de modo a evitar que caiam em mãos de grupos terroristas ou regimes hostis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os outros líderes chegaram ontem na capital norte-americana. Lula deve defender o direito ao uso pacífico da energia atômica. Também deve ser questionado sobre o apoio à política nuclear iraniana. Segundo o porta-voz de Lula, Marcelo Baumbach, Lula não deve pôr sobre a mesa a polêmica sobre o programa nuclear desenvolvido pelo Irã, mas, se o assunto for focalizado, reiterará sua opinião de que o governo iraniano tem o mesmo direito que o brasileiro de utilizar a energia nuclear com fins pacíficos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário