" A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antídoto para reverter esse mau funcionamento da democracia é construir uma sociedade crítica que não se limite a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são, mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e à reflexão"
Professor Rico, Professor Pobre
O título do post faz alusão ao livro “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Porém, o artigo não segue o enredo do livro. Na verdade, o post quer apenas mostrar distintas realidades salariais de duas ricas unidades federais deste país: SP e DF.
Na última segunda-feira (07/06/2010) a Secretaria de Educação do DF (SEDF) divulgou o edital do concurso público para Professor de Educação Básica. O salário inicial da carreira para uma jornada de 40 horas semanais é de R$ 3.720,00. Nada mal para um salário inicial, porém em SP a categoria recebe um salário inicial de R$ 1.600,00.