Daniela Barbosa, iG
A maior feira do setor de franquias da América Latina, que termina neste sábado e contou com a participação de 300 redes, mostrou que a diversificação do setor tem ganhado força.
Franquias de coleta de cordão umbilical, venda de lixeiras próprias para reciclagem, manutenção de jardim e cuidados com cachorros foram alguns dos modelos de negócios que estrelaram o evento.
A diversificação no Brasil segue a tendência do setor no mundo. Alguns países da Europa, por exemplo, possuem franquias até para quem deseja alugar flores para uma festa. Além disso, é muito mais fácil terceirizar os custos de um negócio para poder expandi-lo, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “As empresas, para se capitalizar, estão percebendo que atuar no segmento de franquias é vantajoso e o retorno é rápido”, disse.
Em 2009, mais de 260 novas redes de franquias foram lançadas no Brasil. A Cursos Mais Interativos foi uma delas. A rede atua no segmento mais antigo da indústria brasileira de franquias, o de educação. Assim para se diferenciar da concorrência, oferece cursos profissionalizantes a partir de R$ 50, sem a presença de um professor na sala de aula ou formação obrigatória de turma.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário