da Folha Online
A inadimplência dos consumidores registrou queda de 3,9% em novembro ante o mesmo mês do ano anterior. De acordo com a pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira, o índice representa o maior recuo desde maio de 2007 (-7,5%) nesse tipo de comparativo.
Segundo os analistas da Serasa, o avanço da economia neste final de ano, acompanhado das melhores condições de crédito, contribuíram para esse desempenho.
No confronto com outubro, o indicador também mostra queda (-1,8%), influenciada pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário em novembro, além do crescimento do emprego com carteira assinada.
No acumulado de 2009, a inadimplência ainda apresenta crescimento (6,8%) ante igual período no ano anterior, mas em um patamar abaixo do verificado em todo o ano de 2008 (8%). Segundo os técnicos da Serasa, a expectativa é que o índice feche 2009 em um nível ainda menor, e para 2010, a tendência também é de indicadores menores.
As dívidas com bancos lideram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor (44,8%), considerando a análise de janeiro a novembro, seguidas de cartões de crédito e financeiras (36%) e cheques sem fundos (17,3%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário