Atuação colaborativa dos blogueiros enfrentando os gigantes da mídia |
Os blogs são lidos cada vez menos pelos internautas da Europa, da Ásia e da maior parte dos países da América. Mas não no Brasil, onde continuam em alta. Uma pesquisa feita pela empresa de estudos sobre internet comScore revela que 71% dos brasileiros leram páginas de blogs no ano passado. Isso faz do Brasil o maior interessado nessa ferramenta virtual. Nos outros países, os acessos não passaram de 50%.
As eleições são apontadas pela comScore como uma das principais responsáveis pelo sucesso dos blogs em 2010. Foram 39,3 milhões de pessoas buscando neles informações sobre a disputa entre os candidatos a presidente da República, entre outubro e novembro. A navegação pelos blogs cresceu mais ou menos na mesma proporção em todo o país, mas foi no Nordeste onde o número de leitores mais aumentou – um salto de 72,8% para 77%. No Norte, Sudeste e Sul, essas páginas ganharam 3 pontos percentuais em acessos. E no Centro-Oeste, o avanço foi de 70,7% para 74,3%.
Para a comScore, a popularidade dos blogs estaria caindo porque eles vêm perdendo espaço para as redes sociais. Mas também aí a situação é outra no Brasil, porque o país se mantém cada vez mais ligado nestas redes, sem desprezar os blogs. Pela pesquisa, 85,3% dos internautas se interessam pelas redes sociais, enquanto a média internacional é de 70%. Comparado com 2009, o número de brasileiros frequentando as redes subiu 10%.
Milton Ribeiro / Sul 21
Nota do Contramaré: este blog experimentou seu maior crescimento de visitação na fase mais aguda do período eleitoral e manteve um nível de audiência equivalente à de agosto de 2010, abaixo do ápice de setembro e outubro, mas muito acima de abril a julho.
As trocas de links e posts entre blogs tem-se intensificado e criando uma corrente de informação independente, a partir de textos de opinião ou repercussão de notícias marginalizadas pela mídia tradicional, mas relevantes, em um nível de atividades muito intenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário