sábado, 16 de abril de 2011

Classe C chega a 40% em cruzeiro marítimo

DCI

“Com maior poder de compra e planos de ampliar gastos em turismo e lazer, a população emergente virou a menina-dos-olhos das empresas que operam em viagens de cruzeiros marítimos, e, a cada grupo de 10 passageiros que entram nos navios, 4 são do público de classe C. Esse impulso na demanda alavancou o setor, que fechará neste mês a temporada 2010/2011 (iniciada em outubro) com sensível expansão, estimada em 884 mil passageiros. 

O setor acaba de contar cerca de 40 mil empregos e ultrapassou o índice "normal" de crescimento, ao saltar 50% na última temporada, quando a média era de 35%, conforme a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). A força econômica da atividade é vista quando um cruzeiro aporta no Rio de Janeiro, por exemplo. Lá, cada turista gasta, em média, US$ 250 por dia. O Terminal Concais, de passageiros, em Santos  (SP), é referência na área, diz Flávio Brancato, diretor de Operações. "Quando Concais começou a operar [há 13 anos], eram movimentados 94 mil passageiros. Agora, nesta temporada, devem passar por aqui 1 milhão e 50 mil turistas". Para Ricardo Amaral, diretor-geral da Royal Caribbean no Brasil, esta é a segunda temporada no País, e a expectativa é atingir 150 mil passageiros. Já Maximiliano Santinelli, da Ibero Cruzeiros, tem ótima expectativa para as próximas temporadas. "Prevemos estada mais longa por aqui entre 2011 e 2012."

No ramo da hotelaria, a expansão também caminha por conta do aumento da renda dos brasileiros, e as gigantes estrangeiras estão com apetite de olho na Copa do Mundo (2014) e o turismo de negócios. Redes como a Pestana Hotels & Resorts, Hilton e Accor, ampliam sua a presença no Brasil, com novas unidades em Brasília (DF).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário