domingo, 25 de julho de 2010

Varejo aposta em picos de venda em agosto e setembro - Bye Bye Serra

“As vendas do varejo deverão continuar em ritmo de crescimento consistente no próximo trimestre. De acordo com o Índice Antecedente de Vendas (IAV), apurado pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), setembro será o mês de pico do próximo trimestre, com estimativa de crescimento de vendas de 6,5%. Na evolução calculada, julho terá aumento de 5,6% e em agosto o índice chega a 6,2% mais vendas do que nos mesmos meses do ano passado, devido também às vendas relativas ao Dia dos Pais, data que o otimismo dos empresários aponta como o melhor Dia dos Pais dos últimos cinco anos.


O cenário se mostra positivo também por conta do Índice de Confiança do Consumidor, que subiu 1,1% entre junho e julho, ao passar de 118,7 para 120 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados ontem pela Fundação Getulio Vargas. Já pelo levantamento do IDV, a previsão dá continuidade ao crescimento efetivo registrado em junho, que foi de 4% em comparação ao total das vendas do mesmo mês em 2009.

Segundo Flávio Rocha, conselheiro do IDV e presidente das Lojas Riachuelo, esses números indicam uma expansão consistente do varejo que deve ser mantida nos próximos meses em função de fatores como alta geração de emprego, avanço da renda da população, mas principalmente pelo aumento da concessão de crédito. "Atualmente, o aumento da oferta de crédito é mais propulsor ao consumo - consequentemente, ao aquecimento da economia brasileira- do que o próprio aumento de renda."

Se comparado com o primeiro trimestre de 2010, o avanço do varejo será menos intenso que o alcançado em março, por exemplo, quando a expansão das vendas atingiu o patamar de 15,7%, e em janeiro, 10,4%. A atual perspectiva econômica mostra que esta redução é decorrente de fatores desestimulantes de consumo, como o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a estimativa da alta da taxa Selic.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário