quinta-feira, 22 de abril de 2010

A melhor manchete já produzida sobre as pesquisas eleitorais brasileiras!


Do IG, para leitura literal.
Aí o IG foi repercutir, ouvindo duas pessoas.
Um é o historiador Marco Antonio Villa.
Que praticamente acaba com a candidatura da ex-ministra Dilma.
A outra entrevistada não confirma a manchete do IG, mas tudo bem.
O que dizia o mesmo Marco Antonio Villa, em artigo publicado no dia 2 de março de 2010?
Isso, sobre o lançamento de Dilma:
O discurso na convenção do PT desanimou até os mais entusiastas apoiadores da ministra. Foi burocrático, modorrento, lido ao estilo dos dirigentes dos antigos PCs da Europa oriental, mesmo tendo uma plateia que desejava, a todo custo, aplaudir a candidata. Depois da convenção, entre os dirigentes do PT, ficou reforçada ainda mais a ideia de que a candidatura Ciro Gomes é um perigo, pois poderá suplantar Dilma rapidamente, após o início efetivo da campanha eleitoral, quando ela não poderá simplesmente ser a candidata de Lula.
O historiador, ao repercutir a pesquisa do Ibope, não se lembrou de seu vaticínio sobre Ciro Gomes, que convenientemente atribuiu a “dirigentes do PT” não identificados. Onde está Ciro na pesquisa analisada?
Caiu de 11% para 8%.
Isso que dá historiador virar analista de pesquisas!
PS: No mesmo artigo, Villa aconselha a oposição: “Não faltam problemas e críticas ao atual governo, mas o que a oposição precisa é mostrar para o eleitor que pode governar melhor que o PT. Deve explorar as contradições do bloco governamental, mostrar a fragilidade da candidata oficial, que está encoberta, momentaneamente, sob a proteção de Lula. Em suma: a oposição terá de ir para o enfrentamento, fazer política, sob o risco de desaparecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário