Investimentos de R$ 1,3 bilhão no Metrô ficou só na inauguração de maquete
Em 2009, o então governador de São Paulo tinha R$ 3,3 bilhões para investir no Metrô, no entanto só investiu R$ 2 bilhões, deixando R$ 1,3 bilhão parado.
Essa incompetência custou caro aos paulistas, não só pela continuação dos engarrafamentos, enquanto mais um trecho do Metrô não vem, mas principalmente porque aconteceu em pleno ano da crise internacional, quando todos os esforços para acelerar investimentos públicos que gerassem empregos precisavam ser feitos.
O Jornal da Tarde explica:
"Ao todo, estava previsto o gasto de R$ 3,3 bilhões, mas foram aplicados R$ 2 bilhões na ampliação, segundo balanço do Metrô, publicado no dia 15 de abril no Diário Oficial do Estado e no Jornal da Tarde. O valor de investimento estava previsto no orçamento 2009, aprovado pela Assembleia Legislativa. Segundo a empresa, não houve falta de recursos financeiros nas obras.
A redução dos investimentos ocorreu principalmente pelo atraso na Linha 5-Lilás, cujas obras deveriam ter começado no início do ano passado, mas só saíram do papel em agosto. O trecho deixou de receber R$ 1 bilhão, o equivalente a 80% da verba prevista. Com isso, as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin-Campo Belo, que seriam inauguradas este ano, só entrarão em operação em 2011. O prolongamento prevê ampliação do ramal até a Chácara Klabin, interligando com as Linhas 2-Verde e 1-Azul, na Estação Santa Cruz, até 2013.
Também houve atraso na Linha 4-Amarela, que recebeu investimento de R$ 699 milhões, 20% a menos do que estava estimado. As duas primeiras estações, Faria Lima e Paulista, deveriam ter entrado em operação no mês passado, mas ainda não foram abertas. Já a Linha 6-Laranja não recebeu os R$ 70 milhões que constavam do orçamento."
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