Pré-Socráticos sec. 6 e 5 a.C.
Modelo Geocêntrico sec. 4 a.C.
Aperfeiçoando algumas ideias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido Criou um modelo geocêntrico do Universo. A Terra era o centro do Universo e tudo existente nele girava em torno dela. Aristóteles era um dos que morreu a acreditar nesta teoria....
Modelo Heliocêntrico sec. 16 d.C.
Copérnico, 2000 anos depois, baseado no Modelo Geocêntrico, sugeriu que o centro do Universo seria o Sol e não a Terra. Mais tarde Giordano Bruno acrescentou que o Universo não tinha limites (tendo sido morto por isso). Ainda mais tarde Galileu apoiante da teoria de Copérnico, livrou-se da morte quando negou este seu apoio.
Teoria do Big Bang sec. 20 d.C.
Baseando-se na teoria da relatividade, Lemaitre e Friedman propuseram o modelo finito do Universo, com constante expansão desde o inicio do tempo. Tudo teria começado com a explosão de um unico atomo onde estava concentrada toda a matéria e energia existente.
Teoria dos Multiuniversos sec. 20 d.C.
Os problemas deixados pela teoria do Big Bang tentam ser explicados por esta teoria. Esses problemas são: O que existia antes do Big Bang e o que há fora do Universo.
Os defensores desta teoria afirmam que existem muitos Universos, espalhados pelo espaço infinito. Uns estão a nascer (Big bangs) e outros a morrer (Big Crunchs).
Teoria Ecpirótica sec. 21 d.C.
Esta teoria diz que tudo surgiu do choque de duas "menbranas cosmicas" numa quarta dimensão do espaço. O choque teria sido perceptivel para nós como Big Bang.
Fonte:http://teoriasdouniverso.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário