Clique para ampliar
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com raio equatorial de 69911 km, enquanto "nossa" Lua tem aproximadamente 1737 km, mas a grande distância entre a Terra e os dois objetos faz o gigante gasoso parecer uma pequena estrela.
No momento do registro, Júpiter estava a 4.34 UA (Unidades Astronômicas) da Terra, o equivalente a 650 milhões de km, enquanto a Lua estava praticamente "ali na esquina", a apenas 400164 km.
Essa descomunal diferença de distâncias explica o porquê o gigantesco Júpiter aparenta ser tão pequenino no céu, cerca de 40 vezes menor que a Lua Cheia.
Embora o momento de maior aproximação já tenha ocorrido, os objetos ainda estão muito perto um do outro e certamente renderá excelentes observações e cliques memoráveis.
Clique para ampliar
Encontrar os dois astros no céu é tão fácil que seria perder tempo explicando. É só olhar para o quadrante leste nesta quarta-feira a partir das 21 horas e lá estarão eles, lembrando que o Leste é o ponto cardeal aproximado onde o Sol e os planetas nascem.
Durante toda a noite o par celeste estará disponível, desta vez com a participação especial da fulgurante estrela Regulus, a mais brilhante da constelação do Leão.
Bons céus!
No: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Olhe_pra_cima_Jupiter_e_Lua_cheia_dao_show_no_ceu_noturno!&posic=dat_20150204-093826.inc
Nenhum comentário:
Postar um comentário