Mulher cubana usa a internet: reclamamos da falta de privacidade, mas continuamos compartilhando nossos dados |
John Naughton, The Observer
No auge da antiga União Soviética, surgiu uma expressão para descrever os intelectuais ocidentais crédulos que iam visitar a Rússia e deixavam de notar os custos humanos e outros da construção da utopia comunista. A frase era "idiotas úteis", e se aplicava a muitas pessoas que deveriam ter mais consciência.
Hoje eu proponho um novo termo, análogo, mais adequado à era em que vivemos: hipócritas úteis. Eles são você e eu, gente, e é como os senhores do universo digital nos veem. E eles têm motivos bastante bons para nos ver dessa maneira. Eles nos ouvem reclamar sobre privacidade, segurança, vigilância, etc, mas notam que apesar de nossas queixas e suspeitas parecemos nada fazer a respeito. Em outras palavras, dizemos uma coisa e fazemos outra, o que é uma definição de hipocrisia tão boa quanto se poderia esperar.
As conclusões foram muito bem resumidas pelo jornal The New York Times
Os que responderam à pesquisa disseram que desconfiavam igualmente do governo e das grandes companhias de internet. Mas mais da metade deles se declarou disposta a "compartilhar" informações sobre si mesmos com as empresas em troca dos chamados serviços "gratuitos", e mais de um terço aceita que esses serviços são mais "eficientes" devido à capacidade de explorar essa informação pessoal.
De modo geral, portanto, o que se depreende da pesquisa é que a vasta maioria dos americanos considera os canais online e telefônicos um pouco inseguros, no melhor dos casos. Mas essas mesmas pessoas continuam usando esses canais. Isso sugere que a maioria dos usuários da internet sofre o que os psicólogos chamam de "dissonância cognitiva", isto é, "a situação de ter pensamentos, crenças ou atitudes incoerentes, especialmente no que se refere a decisões comportamentais e mudanças de atitude".
E embora existam tecnologias para proteger a privacidade, por exemplo, a criptografia de e-mails, a maioria das pessoas não as usa porque são difíceis de implementar, e afinal a privacidade não é tão importante para elas quanto dizem.
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