A BBC do Brasil informa que a polícia do Haiti prendeu, no sábado, dez cidadãos estadunidenses suspeitos de tentar levar para fora do país 33 crianças, entre 2 meses e 12 anos de idade, sem autorização.
Foram detidos na fronteira com a República Dominicana e, segundo um porta-voz do governo haitiano, não tinham nenhum documento provando que as crianças eram órfãs ou que eles tinham o direito de retirá-las do país.
O grupo pertence à ONG New Life Children's Refuge, com sede no Estado americano do Idaho. Em uma delegacia em Porto Príncipe, onde estão detidos, eles disseram à BBC que tinham a intenção de levar às crianças a um orfanato que montaram na República Dominicana.
Eles afirmaram ainda que a prisão é um erro e que eles achavam que tinham permissão para viajar para o país vizinho.
Adoção
O terremoto do último dia 12 matou até 200 mil pessoas e destruiu vários orfanatos no Haiti.
Muitas crianças ficaram órfãs e as autoridades já manifestaram a preocupação de que redes de tráfico se aproveitem da situação para levá-las para fora do país.
Diante disso, o governo impôs novos controles para a adoção dos órfãos do terremoto. Entre elas, está a exigência de uma autorização do Ministério de Assuntos Sociais para a saída de uma criança do Haiti.
Fonte: blog A P L
Nenhum comentário:
Postar um comentário