segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Hitler bode expiatório da História
O diretor de cinema americano Oliver Stone disse neste domingo que o líder nazista Adolf Hitler foi um "bode expiatório" da História e que o líder soviético Josef Stálin não deve ser julgado com uma visão maniqueísta.
Stone fez as declarações durante uma coletiva de lançamento de sua minissérie "The Secret History of America" ("A História Secreta da América", em tradução livre), cuja estreia na televisão dos Estados Unidos está marcada para este ano.
O diretor acha que a minissérie vai incomodar setores americanos mais conservadores, ao mostrar como grandes empresas do país financiaram a consolidação do partido nazista: "Não podemos julgar as pessoas apenas como 'más' ou 'boas'. (Hitler) é o produto de uma série de ações. É uma relação de causa e efeito. Muitos americanos não entendem a conexão entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais", declarou Stone.
A respeito de Stálin, o diretor traçou um perfil menos estereotipado do ditador: "Não quero pintá-lo como herói, mas tento fazer uma representação mais factual dele. Ele lutou contra a máquina alemã mais do que qualquer outra pessoa".Oliver Stone é conhecido pelos filmes "Nascido em 4 de julho", "Platoon" e "O expresso da meia-noite", pelos quais conquistou suas estatuetas do Oscar. Ele também produziu obras polêmicas a respeito de presidentes americanos: "JFK" (sobre John Kennedy) e "W" (sobre George W. Bush).
Fonte: SRZD
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário