Foto: Reprodução/ Van Gogh - A Noite Estrelada |
Brasil 247
Cientistas do Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio, da Nasa, realizaram esta surpreendente animação que mostra as correntes marinhas de superfície no arco de tempo entre junho 2005 e dezembro 2007.
Em oceanografia, chamam-se correntes oceânicas ou correntes marítimas ao fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, dos ventos e da diferença de densidade das águas. Suas movimentações não são bem definidas por haver continentes e ilhas ao longo da sua movimentação, portanto, correm com grande variabilidade. Influenciam na pesca, na vida marinha e no clima. Uma das correntes oceânicas mais conhecidas e importantes é a Corrente do Golfo, que se forma na região do Golfo do México e atravessa todo o Atlântico, levando águas mais quentes até o litoral da Grã-Bretanha e da Noruega. Não fosse essa corrente, a temperatura média nessas regiões seria muito mais baixa do que realmente é.
Essa corrente fria sai da Antártica, passa pela Argentina e chega ao Brasil
Os dados utilizados neste vídeo e animação são extraídos de um modelo computadorizado chamado ECCO2 (Estimating the Circulation and Climate of the Ocean, fase 2) que estuda a circulação global das correntes e do gelo marinho. O modelo simula o fluxo das correntes em todas as profundidades, mas este vídeo mostra apenas os movimentos das correntes superficiais. Curioso: elas lembram muito as pinceladas circulares de algumas pinturas de Vincent Van Gogh.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário