terça-feira, 9 de março de 2010
Comparo, sim ! - 5
COMPARANDO O "AVANÇA BRASIL COM O "PAC":MANUTENÇÃO DE RODOVIAS
1. No Governo FHC
Lendo o Relatório de Avaliação de 2002, do “Avança Brasil”, entende-se porque a malha rodoviária federal estava “no bagaço” no final do Governo FHC.
Em face dos insuficientes recursos alocados a essa atividade nos últimos anos, que acarreta um maior grau de deterioração dos pavimentos, a necessidade anual para conservação, recuperação e restauração de nossas estradas federais é de R$ 1,2 bilhão.
A meta de restauração/recuperação de rodovias federais para o período 2000 a 2003 ficará comprometida pela ausência de recursos permanentes para o seu financiamento, devendo-se chegar a um percentual de realização física de cerca de 68% do inicialmente planejado
Dos R$ 888,9 milhões autorizados no orçamento em 2002, foram liquidados R$ 529,7 milhões.
Desse total, foram efetivamente pagos R$ 378 milhões em 2002, sendo R$ 55 milhões referentes ao exercício 2002 e R$ 323 milhões para pagamento de Restos a Pagar.
Atenção: Dos R$ 888,9 milhões do orçamento de 2002, apenas R$ 55 milhões foram pagos referentes ao exercício daquele ano.
Cabe ressaltar que 1/3 dos contratos do DNIT encontrava-se paralisado por falta de pagamento.
E o PSDB ainda rechaça o termo “herança maldita” para essa situação…
***
2. No Governo Lula… (Balanço de 3 anos do PAC – situação no final de 2009)
Manutenção – Extensão da Malha Contratada – 53.767 km
Sinalização – Executados 38.893 km
Controle de Peso (No governo FHC, o controle de peso foi abandonado totalmente. O excesso de peso é o principal responsável pela deterioração acelerada dos pavimentos asfálticos)
. 28 postos fixos e 22 bases móveis em operação
. Monitoramento por sistema CFTV (internet), em tempo real, de 4 postos de
pesagem (GO/MS/BA/MG)
Estudos e Projetos de restauração e manutenção – CREMA
Realizados – 6.353 km
Em elaboração – 23.440 km
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário