.
Você sabe que está sendo enganado pelo lobby verde dos legislativos municipais, estaduais e federal, quando vê uma notícia como esta, da demissão no setor dos fabricantes de sacolas plásticas.
É que na tucanolândia mór do Brasil, proibiram a utilização das sacolinhas nos mercados. Se você a quiser, terá de pagar. Os supermercadistas, autores do lobby, estão rindo à toa, tudo sob a capa de preservar o meio ambiente.
Então me diga se não estou certo. Você joga seu lixo fora como? Usando uma sacola plástica tradicional de supermercado, ou compra um pacote com sacos de lixo daqueles azuis ou pretos para tal fim?
Claro. Você, eu e a maioria dos brasileiros nos utilizamos das sacolinhas tão providenciais.
Sabedores disso, Diniz e companhia fizeram o quê? Uma campanha massiva para desestimular o uso. Primeiro, queriam vender as de pano. Além de não terem que oferecer sacolas grátis, ganhariam uma boa grana obrigando o povo a engolir mais um produtinho. Não deu muito certo, porque o povo ficou sabendo que as sacolas plásticas de hoje em dia são por lei, biodegradáveis, ou seja, não duram mais do que 180 dias no meio ambiente antes de sumirem. A lorota ecológica não funcionou.
É que procure entender você aí, quanto um supermercado como o Pão de Açucar, Wal Mart ou Carrefour gasta por ano com esse negócio de dar sacolas plásticas para os clientes. Imagine a substancial economia que não farão a partir de agora. Não é um motivo bacana pra engambelar o cidadão com a lorota do meio ambiente?
Pois se ainda não se convenceu, digo mais. Ok, você leva suas compras embora em caixas de papelão (que deverá trazer de casa porque elas sumirão dos mercados já já) ou sacolas de pano. Mas e teu lixo, vai pro caminhão embalado em quê? Na tua sacola de pano? Na tua caixa de mercado?
Você não será obrigado a comprar sacos plásticos biodegradáveis do mesmo jeito, para o descarte do lixo?
Viu como te enganaram? Te enganaram dizendo que era tudo pelo meio ambiente.
As indústrias das sacolas já se manifestaram publicamente denunciando a farsa, mas a mídia claro, não deu muito espaço. Quem faz propaganda todo santo dia nas rádios e TVs do Brasil, os supermercados ou os fabricanes de sacolinhas?
Quem será que iria ganhar essa briga?
Última pergunta. Já que os amigos do Abílio não precisarão gastar mais uma grana mandando fazer sacolas plásticas, será que eles vão repassar a economia pro preço do produto que eles vendem?
No Anais Políticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário