Necessário para uma mensagem de natal, cada um entender o que significa natal para si. Pode ser tudo, menos uma data para desaguar em presentes ou inútil embriaguez. Todos sabem que o natal já existia antes do nascimento de Cristo. A festa do solstício, quando tem início o verão, aqui no hemisfério sul. Os dias mais longos que a noite, isto é, mais luz, menos trevas. A vitória do sol sobre a escuridão. Luz que significa saber, inteligência, que permite ver, compreender, conhecer... Logo natal é momento de luz, de esclarecimento, de saber. Não só dar presentes, não do bom velhinho, garoto-idoso-propaganda do consumismo. MAS O MOMENTO DE CADA UM OLHAR PARA DENTRO DE SI E VER-SE POR INTEIRO, DEPOIS SITUAR-SE POR INTEIRO NO MUNDO FÍSICO E SOCIAL EM QUE ESTÁ INSERIDO.
Cada dia renasce, cada mês, cada ano... Assim viver é renascer constantemente. Cada dia a mais na vida: UM RESSUSCITAR. Natal, pois, é momento da ressurreição individual. De parir-se, de morrer e renascer em si mesmo! Fim de um ano, de um período solar, para o início de outra vida!
LOGO O NATAL DEVE TER UM MOMENTO, ONDE CADA UM FIQUE SÓ, CONSIGA NAVEGAR NO SEU INTERIOR, CONSIGA AO MESMO TEMPO SITUAR-SE EM TODO O UNIVERSO, sintonizar-se, para renascer novo, preparado, novos sonhos, novas metas, novas estratégias de luta, seja no campo pessoal, profissional, social, político, artístico, amoroso... ENTÃO FELIZ NATAL! PARA VOCÊ! PARA TODOS! PARA O MUNDO!
Que o natal de 2010 seja o palco do seu mais perfeito, racional, coerente e necessário renascer. Pois só assim, o passado será motivo de orgulho, haverá razões para pisar firme no chão do presente, onde a cada segundo, renascido, agirá para construção do futuro almejado. Só assim a paz será um fato, a felicidade uma certeza, mesmo com os altos e baixos tão normais ao viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário