sexta-feira, 29 de maio de 2015

ALCKMIN: ÁGUA PODERÁ ACABAR EM JULHO, EXÉRCITO FAZ TREINAMENTO SECRETO NA SABESP



(redação com informações do ELPAIS)

Uma tropa do do exército brasileiro ocupou na manhã de ontem as dependências da Sabesp, no bairro de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo. Cerca de 70 militares armados estudam o perímetro e o interior do recinto “para uma eventual necessidade de ocupação, em caso de crise”.

O temor da Sabesp são as possíveis revoltas populares e tentativas de invasão no local, caso a crise hídrica que enfrenta São Paulo se agrave ainda mais durante esse ano. O Exército considera esta operação no contexto de segurança nacional e qualifica a sede da Sabesp como “área estratégica”.

A Sabesp informou que esse tipo de manobra tem sido feita em outras dependências da companhia e em estações de tratamento de água há 15 anos.

Consultados pelo jornal EL PAÍS, três ex-funcionários da companhia com mais de 25 anos de crachá da empresa disseram nunca terem visto nada parecido.

O Comando Militar do Sudeste afirma que enviou um efetivo de 100 militares para o Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem “de acordo com o planejamento normal do ano de instrução” dos soldados.

O Exército chegou por volta das 6h e continuou as manobras até as 19h. O trabalho de reconhecimento dos militares foi realizado discretamente.

O Exército já tinha demonstrado sua preocupação pelo agravamento da crise hídrica e o caos social que poderia se desatar diante cortes prolongados no fornecimento de água.

Em uma palestra, o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, cogitou a possibilidade da água acabar em julho, mas afirmou que a conclusão das obras planejadas pela Sabesp pode garantir o abastecimento até o próximo período de chuvas, em outubro.

A principal dessas obras é a interligação da Represa Billings com o Sistema Alto Tietê e despejará, segundo o governador Geraldo Alckmin e o presidente da companhia Jerson Kelman, um rodízio drástico – de cinco dias sem água por dois com – nos bairros abastecidos pelo Sistema Cantareira.
*PlantaoBrasil. No : http://chebolas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário