A imprensa brasileira deveria ter vergonha diante da reportagem da revista alemã Der Spiegel que acaba de chegar aos portais de internet brasileiros, que já acusam a publicação estrangeira de “exaltar” o presidente da República.
Bobagem. A matéria é densa, abrangente, despolitizada. De fato, contra o que constata com os próprios olhos – ou com os do seu repórter Jens Glüsing –, a Der Spiegel se deixa levar por uma conversinha sobre a era FHC que não condiz com os fatos. Mas esse é outro assunto.
Até pela tentativa de “equilíbrio”, a reportagem da revista alemã é excelente, de um tipo de jornalismo que inexiste em nosso país. Matéria assim nunca foi escrita no Brasil, onde a imprensa só apresenta Lula como um espertalhão que, apesar da ignorância, tomou o poder e “aparelhou o Estado”.
Mas não nos amofinemos com essa tragédia que é um país deste tamanho não ter imprensa. A história está sendo escrita, e o povo não dá bola para a histeria egoísta, mesquinha e covarde dos Marinho, Frias, Civita, Mesquita e congêneres.
Escrito por Eduardo Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário