quinta-feira, 16 de junho de 2011
O QUE MOVE NOSSO MUNDO? OS HOMENS, OU SUAS IDÉIAS?
Não há nada no mundo mais dominante que as idéias. Os homens morrem, mas suas idéias permanecem vivas. Muitas pessoas morreram e deixaram suas idéias no mundo. Idéias que vieram a se tornar ideologias capazes de governar países inteiros. Perceba! O idealizador pode ser assassinado, mas o que se pode fazer às suas idéias legadas? Olhe para esse mundo, ele é governado pelas idéias de Charles Darwin, Machiavel, Aristóteles... Esses homens há muito tempo se foram, mas suas idéias permanecem vivas e influenciando gerações e gerações......
Os gregos conceberam a idéia da democracia – e veja! Quantos países estão sendo governados por essa idéia!!! Mas as idéias não têm só o poder de governar. Na verdade, tudo que existe são expressões de idéias. O computador que estou escrevendo é a expressão de uma idéia; a cadeira onde estou sentado é expressão de uma idéia; a casa onde eu moro é expressão de uma idéia, as roupas... Tudo, tudo são expressões de idéias.
Você sabia que as palavras também são expressões de idéias? É por isso que as palavras têm tanto poder, porque por meio delas, são expressas muitas idéias. Com as palavras, ditadores convencem seus exércitos a matar. Com a Palavra, Jesus Cristo ensinou a humanidade a amar. É como diz na bíblia: “nas palavras está o poder para a vida e para a morte...”
Idéia é algo que nasce na mente. Mas enquanto ela fica presa lá, nada acontece no mundo manifesto. Então a idéia para se libertar da invisibilidade, para ganhar forma; ela manifestar-se em palavras, gestos, sinais, imagens... Todas as coisas que existem contém uma idéia.
Se você quiser saber sobre as idéias das pessoas, então observe o que elas falam; o que elas vestem; o que elas sinalizam; observe como elas se comportam. Por trás de tudo que se manifesta, há uma idéia.
Edson Carmo, em seu blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário