sábado, 19 de novembro de 2011

Opinar sem Conhecer

Porque é que os corpos dentro dos seus caixões são tão pesados ? Ele dizem que é devido a algum tipo de inércia, que o corpo já não é mais dirigido pelo seu dono... ou alguma tolice desse tipo, em oposição às leis da mecânica e do senso comum. Eu não gosto de ouvir pessoas que não têm mais que uma educação geral aventurarem-se a resolver problemas que requerem um conhecimento especial; e connosco isso acontece continuamente. Os cidadãos gostam muito de dar opiniões sobre assuntos que são do foro do soldado ou até mesmo do marechal de campo; enquanto homens que foram educados como engenheiros preferem discutir filosofia e economia política. 
Fiodor Dostoievski, in 'Bobok'

Ela tem os olhos de um husky siberiano


Eberth Vêncio, Revista Bula

“Os Países Bálticos constituem uma região do nordeste da Europa cujos países integrantes são a Estônia, a Letônia e a Lituânia. Quem nasce na Estônia é estoniano; na Letônia, letoniano; na Lituânia, lituano, e em Cachorro Sentado-Go, cachorro sentado (ou cadela sentada). 
Não sou tão culto quanto se poderia presumir. Pesquisei algumas fontes, inclusive o Seu Damásio, professor estadual aposentado que carrega uma placa dependurada no seu sexagenário pescoço, em que vai escrito “compra-se ouro”. “Tô ralando mais agora do que quando riscava a lousa”, reclama o eterno professor. 

O preâmbulo geográfico é pertinente. O protesto contra a histórica desvalorização dos mestres, idem. Não desistam, meus caros. Leiam....

Por que os economistas midiáticos nunca admitem que erraram?


(Aqueles) economistas erraram de novo, de novo, de novo, de novo…
Paulo Moreira Leite

Ideia para zerar o déficit público: cobrar multa toda vez que determinados  economistas publicassem artigos tendenciosos e errados sobre a economia brasileira. Piadinhas pedantes seriam punidas com pagamentos adicionais.

Ia entrar tanto dinheiro que daria até para diminuir o impostometro, outra obsessão dessa turma. Em plena crise mundial, a agência de classificação Standard & Poor’s acaba de elevar a nota de risco soberano de longo prazo do Brasil de BBB- para BBB, e a nota de risco de longo prazo da moeda de BBB+ para A. Ao mesmo tempo, a S& P reafirmou as notas de curto prazo para país de A-3 para moeda estrangeira e A-2 para a moeda local. Conforme a agencia, a perspectiva do país é estável. Conclusão: ao contrário do que nossos sábios diziam, a economia brasileira não só está bem – relativamente – mas está sendo promovida na avaliação internacional....

10 maneiras de usar a intuição e obter sucesso


Se você está treinando um empregado ou prestes a tomar uma decisão importante em sua empresa, provavelmente vai utilizar uma boa parte de sua intuição. 
A intuição é conhecida também como "sexto sentido" ou "conhecimento" e independentemente de que você a chama, todos nós usamos nossa intuição diariamente de várias maneiras.
Muitas vezes não reconhecemos como intuição a informação que nos chega seja ela de uma forma simbólica ou em fragmentos de informações.
Então, por que alguém iria querer aumentar a sua capacidade intuitiva? 
Bem, se pudéssemos praticar e aproveitar nossa intuição poderíamos por exemplo, tomar melhores decisões e escolhas, melhorar nosso negócio e as relações pessoais, aumentar a confiança para seguir nossos palpites, entender melhor as outras pessoas e ter mais chance de materializar boa parte dos nossos sonhos.

Aqui estão 10 maneiras que você pode começar a praticar no uso de sua intuição para aprimorar sua capacidade intuitiva:...

África: A crise agrava o círculo vicioso pobreza-desnutrição




59 África: A crise agrava o círculo vicioso pobreza desnutriçãoJohannesburgo, África do Sul, novembro/2011 – Durante os próximos mil dias, 75 milhões de crianças africanas entrarão no mais crítico período de suas vidas. A ciência demonstrou que a fase mais precoce do desenvolvimento tem um impacto fundamental no futuro de uma criança, de sua comunidade e de sua nação. Se sua mãe estiver bem alimentada, terá muitas melhores oportunidades de sobreviver em seus primeiros meses. Se for criado com leite materno nos primeiros seis meses e depois receber alimentos nutritivos contendo vitaminas e minerais essenciais para a idade de dois anos, é mais provável que possa completar sua educação, ter um coeficiente de inteligência mais alto e 46% mais de expectativa de vida.
De fato, a estatura de uma criança de dois anos é o melhor índice para prever seu capital humano. Incrivelmente, a metade do insuficiente crescimento de uma criança é gerada durante a gravidez. Por esta razão, o 6º Informe das Nações Unidas sobre a Situação da Nutrição Mundial defende a realização de um renovado esforço para investir na nutrição materna para romper o ciclo entre gerações de redução do crescimento.....
Está bem documentado que o baixo crescimento é transmitido através das gerações por meio da mãe. É mais provável que as mulheres adultas de baixa estatura tenham bebês com baixo peso ao nascerem. Por sua vez, as meninas nascidas com baixo peso mais provavelmente terão crescimento insuficiente durante a infância e se converterão em adultas de baixa estatura.
O ciclo pode ser rompido se for melhorado o acesso a uma nutrição de qualidade, especialmente se o esforço se concentrar em mulheres em idade reprodutiva. Ao melhorar suas reservas de elementos nutrientes cruciais – como ferro e ácido fólico – na preparação para a gravidez, se reduz o risco de mortalidade da mãe e se protege o bebê contra os debilitantes e frequentemente mortais defeitos de nascimento.
Estamos em uma situação sem precedentes na história na qual a escassez de recursos, o aumento da população e a subida de mercados emergentes se combinarão para criar uma ameaça sistêmica contra as antigas instituições e as relações internacionais que sustentam a segurança global.
O que se necessita para enfrentar esses desafios é de novas vias de colaboração entre os setores, com a sociedade civil na vanguarda, em demanda de uma eficaz liderança dos governos para criar uma sociedade justa, na qual toda mãe e seu filho tenham acesso a uma assistência sanitária de qualidade, nutrição adequada e leis que protejam seus direitos.
Para alcançar essas ambiciosas metas, necessitaremos que os setores público e privado trabalhem juntos para maximizar o impacto de nossos esforços e investimentos, e criar a muito necessária eficiência em nossos modelos de serviço público.
Na verdade, não bastam os fundos públicos para enfrentar os crescentes desafios de nosso sistema de saúde, como os ligados ao HIV/aids, à desnutrição, saúde materna e infantil ou às emergentes epidemias que afetam a saúde pública, o que inclui doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Um estudo recente de Harvard demonstra que a estatura alcançada é um determinante indicador do status socioeconômico de uma mulher e da saúde, do bem-estar e do potencial econômico de seus filhos. Dos 54 países incluídos no estudo, a estatura das mulheres diminuiu em 14, todos na África, e se manteve estável em 21. Os pesquisadores atribuem a queda ou a estabilidade à pobre nutrição, à exposição a infecções e outros fatores ambientais que podem impedir ou dificultar o crescimento das crianças.
Quando pensamos em 2030, e nas oportunidades que a África oferecerá às suas próximas gerações, devemos ter em mente as mães de 75 milhões de crianças que agora estão no período dos mil dias críticos para o desenvolvimento. Investir no futuro de nossa juventude com a segurança de que esteja adequadamente nutrida não só pode romper o ciclo da pobreza, como pode aumentar seu potencial para o bem do continente africano. Envolverde/IPS
Jay Naidoo preside a Aliança Mundial para Melhorar a Nutrição (GAIN).
no Envolverde

Direita usa homofobia da religião para manipular opinião pública, diz Padilha

Com o fim da ameaça do comunismo, ao qual se atribuía o objetivo de acabar com a família, entre outras coisas, os líderes da direta brasileira estão recorrendo à homofobia pregada por religiosos como forma de controle da opinião pública.
O metodista Padilha é
militante de esquerda

Essa é a análise do metodista e militante de esquerda Anivaldo Padilha (foto), 71. Formado em ciências sociais, ele foi preso político em 1970 e passou 13 anos exilado na época da ditadura militar.

Atualmente, Padilha é membro do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Região Brasil) e coordenador de um grupo de evangélicos e católicos que defende a diversidade sexual.


Padilha argumenta que a direita tem se aproveitado do discurso discriminatório religioso com o mesmo argumento da época do perigo vermelho, o da integridade da família, que, segundo ela acredita, está ameaçada pelo casamento de homossexuais.

Na avaliação de Padilha, a pregação homofóbica dos pastores tem sido rechaçada até pelos fiéis porque a sua maioria convive com homossexuais (colegas de trabalho, amigos e parentes) e os respeita.

Além disso, segundo Padilha, a proporção de homossexuais entre os evangélicos é praticamente a mesma de toda a sociedade, não havendo, portanto, motivo para estranhamento. Por isso, disse, não se trata de uma questão teológica. “O que existe é que esse tema tem sido utilizado politicamente pela direita”, disse ele à Carta Capital.

Para Padilha, os pastores e a direita precisam entender que não podem “impor ao Estado conceitos de pecado que não dizem respeito aos que professam outras religiões ou nenhuma”.


Fonte: Paulopes Weblog

via Opinião&Cia

CORRUPTOS POR TODOS OS CANTOS DO PAÍS!HÁ VÁRIOS TIPOS DE CORRUPTOS

O PERFIL DO CORRUPTO


Manifestações públicas em várias cidades exigem o fim do voto secreto no Congresso; o direito de o CNJ investigar e punir juízes; a vigência da Ficha Limpa nas eleições de 2012; e o combate à corrupção na política.


corrupção
O corrupto age movido pela ambição de dinheiro
Por que há tanta corrupção no Brasil?

Temos leis, sistema judiciário, polícias e mídia atenta. Prevalece, entretanto, a impunidade – a mãe dos corruptos. Você conhece um notório corrupto brasileiro? Foi processado e está na cadeia?
O corrupto não se admite como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. Anzol sem isca peixe não belisca.
O corrupto não se expõe; extorque. Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence; o caixa dois, investimento eleitoral. Bobos aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.
Há vários tipos de corruptos. 

O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, usa cartão de crédito debitável no orçamento do Estado, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar. Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas.
Sua lógica é corrupta: “Se não aproveito, outro sai no lucro em meu lugar”. Seu único temor é ser apanhado em flagrante. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver o nome estampado nos jornais e a cara na TV.
O corrupto não tem escrúpulo em dar ou receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou patrocinar férias de juízes. Afrouxam-no com agrados e, assim, ele relaxa a burocracia que retém as verbas públicas.
Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor sabe ler nas entrelinhas.
O corrupto “franciscano” pratica o toma lá, dá cá. Seu lema: “quem não chora, não mama”. Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a indignar-se quando o assunto é a corrupção.
O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o pasto de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira.
O corrupto cúmplice assiste ao vídeo da deputada embolsando propina escusa e ainda finge não acreditar no que vê. E a absolve para, mais tarde, ser também absolvido.
O corrupto previdente fica de olho na Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Sabe que os jogos Pan-americanos no Rio, em 2007, orçados em R$ 800 milhões, consumiram R$ 4 bilhões.
O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. De tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem-sucedido.
Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.
Enquanto os corruptos brasileiros não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.
Frei Betto é escritor e assessor de movimentos sociais, autor do romance “Minas do Ouro” (Rocco), entre outros livros.

by Correio do Brasil

Movimentos Sociais no séc.XXI

Os movimentos sociais reverberaram e continuam a reverberar suas vozes nas ruas, nas praças, em prédios públicos, na rede virtual, pelos quatro cantos do planeta, para fazer e transformar a história dos países e das comunidades.
No Brasil, representantes de um partido político, que surgiu desses movimentos sociais, depois de anos de luta, chegaram ao poder maior do estado.
Quais as relações entre estado, poderes econômicos e movimentos sociais? Que transformações regem esse tênue espaço de comunicação entre governo e sociedade? Como as lideranças sociais podem ajudar a fortalecer e aprimorar ainda mais a democracia?

via Com textolivre

Charge do Clayton.

AS PIRÂMIDES E O MISTÉRIO DE ÓRION

As pirâmides de Gizé têm estimulado a imaginação humana. Quando foi erguida, a Grande Pirâmide tinha 145,75 m de altura (com o passar do tempo, perdeu 10 metros do seu cume). O ângulo de inclinação dos seus lados é de 54º54'. Sua base é um quadrado com 229 m de lado.  Mas, apesar desse tamanho todo, é um quadrado quase perfeito - o maior erro entre o comprimento de cada lado não passa de 0,1%, algo em torno de 2 cm, o que é incrivelmente pequeno.  A estrutura consiste em mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada um pesando de duas a 20 toneladas.....

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Câmara regulamenta profissão de catador e reciclador de papel




A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou, nesta quinta-feira, projeto que regulamenta a profissão de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel. A proposta segue para sanção da presidente da República.
Segundo o texto, o catador é o profissional autônomo ou associado de cooperativa que cata, seleciona e transporta material reciclável nas vias públicas e nos estabelecimentos públicos ou privados para venda ou uso próprio. E o reciclador é aquele que recicla papel para venda ou uso próprio.
O projeto diz ainda que os profissionais podem atuar de forma autônoma ou integrar-se à cooperativa e trabalhar em casa ou em outro local adequado à atividade, desde que registre-se na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de sua cidade.
O registro será concedido mediante apresentação do documento de identidade, do título de eleitor em dia e dos comprovantes de votação e do certificado de reservista militar.
Com textolivre

Estratégia Eleitoral.


blog do Amoral Nato, via Com textolivre

Belo monte de inúteis

A contragosto – porque o assunto é chato e inútil – e a pedido de um amigo virtual assisti a uma peça publicitária que circula na internet. No vídeo, um bando de playboys e socialites militontos –  autoproclamados “artistas”, mas que não passam de arroz-de-festa – destilam baboseiras sobre a futura usina hidrelétrica de Belo Monte.
Por falta do que fazer, abraçaram causa pseudo “ecológica” e doaram um tiquinho do tempo que passam torrando dinheiro em shoppings para gravar um vídeo em que o bando de branquinhos, loirinhos de classe média alta se atira à defesa de “índios” em uma peça que, se tirarem som e legendas, facilmente pensarão que foi produzida na Noruega.....

Pesquisa mostra evolução química das galáxias


Janaína Simões, Agência FAPESP

“Assim como o vento sopra a poeira na Terra, os ventos estelares sopram matéria para fora das estrelas ao longo da vida desses astros. O vento estelar interessa aos astrônomos porque é um fenômeno preliminar do que vai ocorrer no fim da vida da estrela.

Descobrir a composição química desses ventos e qual a influência dessa composição no processo de perda de material estelar é o projeto  de doutorado de Graziela Keller, que conta comBolsa da FAPESP.
O estudo é um dos que integram o Projeto Temático “Nebulosas fotoionizadas, estrelas e evolução química de galáxias”, coordenado por Walter Maciel, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e financiado pela FAPESP....

Por que os protestos fracassam em todo o país?





O que houve? Ou melhor, por que não houve?

Apareceram apenas 150 "protestantes" na Cinelândia, Rio de Janeiro, na manifestação anticorrupção organizada por cinco entidades em redes sociais.
Em São Paulo, na avenida Paulista, outros cinco movimentos (Nas Ruas, Mudança Já, Pátria Minha, Marcha Pela Ética e Lojas Maçônicas) juntaram apenas 200 pessoas. Na Boca Maldita, em Curitiba, o grupo Anonymous reuniu 80 pessoas.
A maior concentração de manifestantes contra a corrupção foi registrada na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, calculada em 1.500 pessoas, segundo a Polícia Militar. E, a menor, ocorreu em Brasília, onde 30 gatos pingados se reuniram na Esplanada dos Ministérios.
Será que a corrupção é maior em Minas do que em Brasília? ....

A Liberdade de Imprensa que o PIG gosta


via Com textolivre

Caso Lupi: a outra versão da história

Você tem direito de ter a sua verdade. Para isso você precisa conhecer todas as versões de uma história para escolher a sua. A deles é fácil, é só continuar lendo a VejaO Globo, assistindo ao Jornal Nacional. A nossa vai precisar circular por essa nova e democrática ferramenta que é a internet.
Meu nome é Angela, sou esposa do Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi. Sou jornalista e especialista em políticas públicas. Somos casados há 30 anos, temos três filhos e um neto. Resolvi voltar ao texto depois de tantos anos porque a causa é justa e o motivo é nobre. Mostrar a milhares, dezenas ou a uma pessoa que seja como se monta um escândalo no Brasil.
Vamos aos fatos: No dia 3 de novembro a revista Veja envia à assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho algumas perguntas genéricas sobre convênio, ONGS, repasses etc. Guarda essa informação.
Na administração pública existe uma coisa chamada pendência administrativa. O que é isso? São processos que se avolumam em mesas à espera de soluções que dependem de documentos, de comprovações de despesas, prestação de contas etc. Todo órgão público, seja na esfera municipal, estadual ou federal, tem dezenas ou centenas desses....

CHARGE DO DIA: A MAIS-VALIA


via Dodó Macedo

NÃO SE FAZ AQUILO QUE SE CONDENA!




Vivemos um tempo de falsa moralidade, falso caráter... Um parceiro diz ao outro: “se você me trair, eu traio você também!” As pessoas parecem ser contra a traição, mas essa não é a verdade. Observe! Se o ato do traidor é condenável; se é algo asqueroso, nojento... Então, por que o traído deveria fazer a mesma coisa – já que ele tanto condena? Se observarmos profundamente, há algo falso nessa fidelidade, porque ela deixa de ser quando surge a oportunidade. Assim, os amantes que fazem tal ameaça, na verdade eles tem um desejo oculto de trair, e o farão quando surgir a oportunidade. Permitam-me dizer algo tão nojento quanto à traição! Quando uma pessoa realmente condena uma coisa; quando a rejeita... Então ela dirá: “se você quiser fazer, faça sozinha! Se você quiser comer bosta, coma sozinha!” Duvido que alguém que realmente tem nojo de bosta vá comê-la só porque seu parceiro comeu. Ora, se as pessoas fossem contra a violência, certamente não usariam da mesma violência para punir seus agressores. Fogo não se apaga com fogo! Esse é o sentido de dizer: “violência gera violência” 


Edson Carmo

Caldeirão das Opções Sexuais



Heterossexual, lésbica, gay, gay sissies, gay crossdresser, bissexual, homossexual, transgênicos, andrógenos, ecléticos, polivalentes, indefinidos, simpatizantes e o escambal.
Em que categoria você se enquadra?
Qual é a sua?
São tantas as opções, que já perdemos a conta e não culpo se você ficar confuso e ansioso por não querer errar, ficando então, antes de responder, pensando, pensando, pensando...
Fala serio!
No entanto, a imensa maioria ainda é heterossexual.
Mas a heterossexualidade, creiam, está com os dias contados, pois numa avaliação sociológica mais aprofundada e comparando as atuais variáveis existentes e fazendo algumas projeções estratégicas, poderíamos afirmar que o ser humano deverá ser hiper-ultra-mega flex, em termos de opção sexual, em futuro próximo.
É uma projeção e estou apenas juntando peças de um grande quebra cabeça deste caldeirão sexual hodierno e jogando com as práticas da sociedade contemporânea sem, no entanto, estar aqui aplicando nenhuma metodologia de pesquisa cientifica, sendo absolutamente intuitiva esta minha afirmação.
Isto porque, ainda existem no Brasil, por exemplo imensas e díspares distorções dos comportamentos sexuais se analisados pelas nossas diversas realidades regionais , mas que estou convencido que daqui a algumas décadas irão incorporar-se aos padrões sexuais, hoje já aceitos no Sul e Sudeste maravilha.
Na realidade, o Sul e Sudeste maravilha do Brasil constitui-se numa grande suruba de tendências sexuais, porém no resto da nação algumas regiões ainda não embarcaram nesta e a regiões Norte e Nordeste são profundamente conservadora e algumas coisas, pelo menos na teoria, são proibidas.

Prova de que este caldeirão das opções sexuais ainda não chegou aos locais mais conservadores da nação brasileira, pode ser constada pelos dados contidos na “Pesquisa Social Brasileira”, que se encontram no livro, “A cabeça do Brasileiro” do sociólogo Alberto de Carlos Almeida, o qual recomendo e vou logo avisando que, jamais vi esse cidadão na minha vida e portanto, não estou levando propina.
Neste livro o autor constata - sempre que a pesquisa inclui todos os estados brasileiros e, não somente, o Sudeste Maravilha - algumas das mais marcantes peculiaridades do nosso povo, quais sejam:
Nós aprovamos o “jeitinho brasileiro” em qualquer situação, não temos espírito público e talvez por esta razão o escritor mineiro Otto Lara Rezende dizia que o ”brasileiro só é solidário no câncer”.
Constata ainda que somos contrários ao liberalismo social, a favor da censura, fatalistas extremados, defendemos a Lei de Talião do olho por olho dente por dente, e somos a favor da intervenção do Estado na economia e em geral não confiamos nos amigos.
E quanto à sexualidade, na prática a teoria é absolutamente outra e surpreendente, com relação aos itens:
- Beijo de língua: Não pesquisado.
- Homossexualismo masculino: 89% contra.
- Homossexualismo feminino: 88% contra.

- Sexo anal: 74% contra.

- Sexo oral, masculino ou feminino: 60% desaprovam.

- Masturbação masculina : 40% desaprovam.

- Masturbação feminina : 44% desaprovam.

Este livro encontra-se disponível para pesquisa acionando-se o mecanismo de busca do Google.
No Humor em Textos
via Com textolivre