quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Charge do Bessinha

PSD: o partido onde os ricos se encontram





O novo partido criado por Gilberto Kassab só não é mais rico que o PMDB. Integrantes da nova bancada acumulam quase 20% de todo o patrimônio declarado por todos os 667 congressistas da atual legislatura

Edson Sardinha, Congresso em Foco

Ele foi anunciado em março por seu criador como um partido que não é de direita, nem de esquerda, nem de centro. Sete meses após a famosa declaração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Partido Social Democrático (PSD) nasce oficialmente hoje no Congresso como uma legenda de ricos e empresários. A maioria deles, ruralistas. Mais da metade da nova bancada tem na atividade empresarial sua principal ocupação. A soma dos bens declarados à Justiça eleitoral pelos congressistas do PSD também faz dele o segundo partido mais rico do Parlamento, atrás apenas do PMDB.....

O ônus da prova



Virou moda.
Um dos princípios básicos do Direito, aquele que diz que o ônus da prova cabe a quem acusa, foi invertido no Brasil.
Agora as pessoas dizem o contrário. “É, fulano vai ter de provar que não fez tal coisa” é o que se ouve a torto e a direito.
O caso do ministro do Esporte é emblemático. A revista de extrema-direita deu manchete para as acusações  de um sujeito com extensa folha corrida, o caso foi amplificado – como sempre – pelos jornalões e pelo JN, e não adiantou nada o ministro implorar para que as provas contra ele fossem exibidas....

Mostra, mostra, mostra!!!




O jornalista investigativo britânico Andrew Jennings fez nesta quarta-feira (26), durante audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), uma recomendação ao governo brasileiro: a de solicitar ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que torne público o relatório final da Justiça da Suíça no qual constaria uma confissão do dirigente de que teria recebido propinas em contratos de marketing relacionados ao futebol....

"Matemáticos revelam rede capitalista que domina o mundo




Imagem obtida em Inovação Tecnológica 

Além das ideologias
Conforme os protestos contra o capitalismo se espalham pelo mundo, os manifestantes vão ganhando novos argumentos.
Uma análise das relações entre 43.000 empresas transnacionais concluiu que um pequeno número delas - sobretudo bancos - tem um poder desproporcionalmente elevado sobre a economia global.
A conclusão é de três pesquisadores da área de sistemas complexos do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suíça.
Este é o primeiro estudo que vai além das ideologias e identifica empiricamente essa rede de poder global.
"A realidade é complexa demais, nós temos que ir além dos dogmas, sejam eles das teorias da conspiração ou do livre mercado," afirmou James Glattfelder, um dos autores do trabalho. "Nossa análise é baseada na realidade."....

O Poder da Mente...

blog do newton

Qual o melhor esquema no futebol?



O primeiro grande teórico do futebol foi Adam Smith, técnico do Liberal Esporte Clube. Um século depois surgiu K. Henrich Marx, que dirigiu o Grêmio Recreativo Das Kapital. Por fim, houve o caso de Mikhail Bakunin, jogador do Dínamo de Premikhimo. Mas houve um técnico melhor que todos eles. Quem é ele e qual seu segredo?
Desde o início dos tempos a humanidade se faz três perguntas:
O que existe depois da morte?
Qual o sentido da vida?
E qual o melhor esquema no futebol?
São três perguntas que estão presentes nas estantes das bibliotecas e nas mesas dos bares.
Para as duas primeiras, eu responderia simplesmente “nada e nenhum”. Mas a terceira questão é bem mais complexa. Esta, sim, exige raciocínio, debate e conhecimentos filosóficos.,....

A cara do outro




Pegue um grande jornal: estão parecidíssimos, com aquela aparência típica do trabalho do estúdio espanhol que desenhou todos eles. Se o caro colega não tiver cuidado, pode perfeitamente comprar o jornal errado na banca.

Não vai fazer muita diferença: os textos também andam parecidíssimos. Um exemplo: três cavalheiros estavam assaltando um supermercado em São Paulo, armadíssimos. Tiveram uma divergência lá dentro, dois mataram o terceiro. Com a confusão, chegou a Polícia e no tiroteio morreu outro assaltante. Em toda a imprensa, os referidos cavalheiros foram tratados como "suspeitos". E, naturalmente, um dos baleados morreu num dos lugares mais perigosos do país: "a caminho do hospital". Mais perigoso do que este só a entrada do hospital (que, pelo menos, deixou de ser chamado de "nosocômio"): basta acompanhar o noticiário e ver a quantidade de "suspeitos" que morrem "ao dar entrada" no hospital. .l...

Motivação para o sucesso

Assim surgem as lendas



Os novos donos da Líbia enterraram o corpo do coronel Kadhafi em algum lugar do deserto para evitar que o seu túmulo virasse local de peregrinação. 
Os americanos fizeram o mesmo com o que sobrou de Bin Laden, só que em vez de enterrá-lo na areia, o jogaram em alto-mar, com a mesma justificativa....

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Propaganda da Johnnie Walker com Pão de Açúcar que vira gigante faz sucesso


O primeiro comercial brasileiro da marca de uísque Johnnie Walker foi lançado no dia (07/10) e já faz sucesso na internet. Na peça publicitária, o Pão de Açúcar se transforma num gigante que caminha nas ruas do Rio de Janeiro e vai até o mar com o famoso slogan da empresa, "Keep Walking" ("continue andando", em português). É a primeira vez que a Johnnie Walker faz um comercial específico destinado a apenas um país. 
Como homenagem aos brasileiros, a campanha também destaca que "o gigante não está mais adormecido". A frase é uma referência ao fato de que o Brasil era considerado um gigante adormecido pelas outras potências globais no passado. 
O mimo ao país tem suas razões. Em 2010, a marca cresceu 30% só no Brasil, o maior índice de expansão em todo o mundo. A superprodução contou com 420 profissionais de 11 nacionalidades em seis dias de gravação, duas toneladas de equipamentos, 216 figurantes e mais de 12 mil horas de trabalhos em computação gráfica. As empresas contratadas para fazer a peça foram a Zohar International, a Gorgeous e a The Mill. Esta última foi a mesma responsável pelos efeitos especiais do filme "O Gladiador", vencedor do Oscar de melhor filme em 200.



Anonymous responde à Veja





Veja desta semana tenta linkar o movimento Anonymous com os protestos anticorrupção no Brasil, utilizando a máscara de Guy Fawkes, símbolo do movimento, em sua capa. Um show de manipulação, já que uma coisa não tem nada a ver com outra.

APARÊNCIAS



“Nem tudo que reluz é ouro, mas também é no lodo que se formam as lindas pérolas”

É no rústico frigir dos ovos que nos damos conta de quem é quem no palco da vida. Aparências mais que enganam, elas causam vertigem, elas muitas vezes nos deixam cegos. São nessas ocasiões que nos damos conta de que nossas fichas muitas vezes foram enganosamente apostadas.

 São contraditórias as aparências, é preciso aprendermos, que um livro não pode ser julgado pela capa, Temos que nos dar conta de que um rótulo nem sempre diz a realidade sobre o produto. “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, assim nos dizia a vovó em sua sabedoria.

Mais tarde, o descuido nos fez acreditar que a primeira impressão é a que fica, pode até ser, mas isto só funciona se porventura não vermos mais a pessoa de quem tivemos a primeira impressão. Nada é mais revelador do que o convívio. Muitos casais só  revelam sua verdadeira personalidade após algum período do casamento, após um determinado tempo de convívio é que a realidade vem à tona.

A verdade deprimente ou satisfatória não está unicamente nos relacionamentos íntimos, está em nosso dia a dia, em nossas ocasiões, em nossas decisões, naquilo que julgamos ser uma coisa e que fatalmente ou surpreendentemente mostra-se outra.

Isto também funciona no lado oposto da moeda, a aparência é realmente enganadora, temos que duvidar, questionar, nos assegurarmos para não sermos vítimas de uma ilusão de ótica, muitas vezes o que se mostra ruim, com o tempo revela-se bom, é onde cabe o ditado de que: “o diabo não é tão feio como se pinta”. É onde aparece a necessidade de policiarmos nossos pré-conceitos.

A grande sacada de tudo isso, é que temos que ser bons juízes, bons analíticos, exímios observadores, não tomando decisões precipitadas, julgando tudo  na justa medida, com cautela, tendo uma opinião prudente sobre a isto ou aquilo, este ou aquele e assim por diante. É através do conhecimento que podemos expor nossas opiniões, formular nossos princípios e chegarmos aos nossos conceitos. Isto nos implica destreza, e necessariamente tempo, pois o tempo é que pode nos dizer verdades e nos faz cientes de toda realidade.                                                       


Mateus Brandão de Souza, Graduado em história pela FAFIPA.

A astúcia do “poste”




Este blog tem sido crítico em relação ao governo Dilma. Apesar de alguns pensarem que aqui não se critica o governo por acharem que crítica é fazer acusações de corrupção sem provas, crítica não é isso. Aqui não se faz oposição partidária, como a mídia, mas críticas objetivas à condução política do governo e quaisquer outras que eventualmente precisem ser feitas.
Aqui se faz até críticas à condução administrativa desse governo. Por exemplo, no que diz respeito ao processo de construção de um marco regulatório para as comunicações, do qual o governo Dilma tem se omitido de uma forma inaceitável em um momento em que o mundo discute regras e leis para a mídia.....

Senado rejeita proposta de Collor para sigilo eterno de documentos




“Os senadores rejeitaram nesta terça-feira, por 43 votos a nove, o substitutivo de Fernando Collor (PTB-AL) ao projeto de lei conhecido como Lei de Acesso às Informações Públicas. A maioria dos políticos considerou que a iniciativa abriria a possibilidade de sigilo indefinido para documentos. As informações são da Agência Senado.

Na forma como foi apresentado pelo Executivo, o texto previa a possibilidade de sucessivas prorrogações do prazo de 25 anos de sigilo das informações ultrassecretas. Na Câmara, os deputados o alteraram para que o prazo só pudesse ser prorrogado uma vez. O substitutivo rejeitado previa como regra uma única prorrogação do prazo, mas fazia exceções em casos de documentos ultrassecretos e de outras classificações, quando o sigilo fosse considerado imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Nesses casos, não haveria limite para o número de prorrogações.

Com a rejeição do substitutivo, que tinha preferência para votação, os senadores passam a discutir o PLC 41/10, com a limitação no tempo de sigilo, conforme o proposto na Câmara.”

Redes sociais ameaçam os "Ibopes" do mercado




adNEWS

“Antes de colocar um produto no mercado, a empresa  precisa se informar sobre um bocado de coisas para não perder tempo e dinheiro com o lançamento. Para isso, recorre às consultorias para pesquisar qual será e o que deseja o público alvo a ser atingido.

Só que no meio desse caminho apareceu um fator que tende a tirar cada vez mais mercado de empresas como Ipsos e Millward Brown, sem burocracia, com custos muito mais baixos e chances melhores de acerto: as redes sociais.

Além de assinaturas padrão com institutos, é possível encomendar pesquisas específicas com um afunilamento que encontre exatamente o target e descubra do que ele precisa. Em alguns casos, esse trabalho pode vir a ter um custo de R$ 400 mil.

"Para o mesmo (trabalho) com redes sociais gasta-se 10% do valor a resposta chega a ser melhor", conta Adilson Batista, presidente da ADBAT/TESLA.

Ou a empresa contrata uma outra especializada para fazer esse trabalho, ou então usa de ferramentas internas para isso. Mas também há como combinar as duas situações, dependendo do caso.”

"No dia a dia temos uma equipe interna com 11 pessoas, que faz monitoramento de marcas. Pra situações pontuais, com aprofundamento, contratamos", explica Batista.

Além do benefício óbvio dos custos, as redes sociais também trazem resultados mais rápidos e quase sempre são mais confiáveis, ainda mais porque ninguém ali é questionado sobre alguma marca ou produto, as pessoas simplesmente falam por quererem falar.

A ADBAT/TESLA criou uma campanha para o SMART toda baseada em resultados obtidos por meio de sites como Twitter, Facebook e Orkut. Ficaram sabendo, por exemplo, que grande parte do público não conhece os atributos do carro, só o vê nas ruas e sabe que ele é compacto.

Negros, jovens e mulheres são mais atingidos por desemprego




Foi lançado ontem (25) o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda 2010/2011, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Entre os dados divulgados, o maior desemprego que ainda há entre mulheres, negros e jovens.

O anuário procura levantar todas as informações referentes ao mercado de trabalho nos anos de 2010 e 2011, e está dividido em seis partes: mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação profissional, economia solidária e juventude. Outra informação que se destaca é a taxa de desemprego muito alta para quem tem menos de 20 anos.

Para o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, os dados, no geral, demonstram que há uma forte geração de empregos com carteira assinada e a consequente redução do desemprego e da informalidade. Clemente Lúcio destacou o crescimento do setor das cooperativas, que já somam mais de 25 mil no país, que ajuda a impulsionar ainda mais a oferta de vagas.

Sobre os problemas, o diretor do Dieese aponta, como exemplos mais representativos, o desemprego maior entre mulheres, negros e jovens. “Há ainda um caminho muito longo para que mulheres, negros e jovens tenham uma participação mais igualitária do ponto de vista da ocupação e das condições de trabalho, para que todas as pessoas possam ter um sistema de proteção social adequado”, disse.

Segundo dados do anuário, o desemprego entre os jovens de 18 a 20 chega a 50%. Entre as mulheres é 11,1% (contra 6,2% entre os homens). E entre os negros, 10% (contra 7,3% da população branca e 9,1% da parda). Todas as comparações são com dados de 2009.

“O anuário serve às políticas de emprego e qualificação do ministério, mas também para, por exemplo, uma empresa que quer se instalar em uma determinada região saber se tem trabalhador qualificado para o tipo de serviço, saber se a faixa de salário do consumidor vai fazer com que valha a pena ele se instalar nessa região”,explicou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Até o final do ano, o anuário estará disponível na página do MTE .

MANCHETES DA HORA



11:26h .... no topo da página do UOL, a notícia alarmante: "Contas do INSS registram rombo de R$ 35,3 bi em 2011".

Caramba! Clico e vou ver a notícia, e lá pelo meio do texto deparo com a informação de que,  "em comparação com o mesmo período do ano passado, o saldo negativo recuou 17,9%", o que levou o ministro da previdência a afirmar: "esse é o melhor resultado em valores reais no acumulado desde 2005".

Diante da situação real, como explicar manchete tão, digamos, rombuda? Parcialidade explícita.

14:46h .... a manchete rombuda foi excluída do topo. E lá mais para baixo da página do UOL há a manchetinha: "Deficit da Previdência no ano é de R$ 35,3 bi, menor valor desde 2005".

Consertar, consertaram. Mas só após tirar o proveito desejado.

Dodó macedo

Mas os carros chineses não iam fugir do Brasil? A fábrica da Chery em Jacareí vai funcionar a partir de 2013




A fábrica da Chery em Jacareí vai funcionar a partir de 2013
Embora não esteja em vigor, por decisão do STF – como é rápido o STF nestas questões, não é? -a elevação da alíquota do IPI já está produzindo efeitos. Hoje, segundo o Valor, a montadora chinesa Chery aunciou seus planos de acelerar a construção de sua fábrica em Jacareí (SP), pedindo prazo para se adaptar ao índice de 65% de nacionalização dos veículos. Na mesma região do Vale do Paraíba, do lado fluminense, virão a Nissan , a Man – divisão de caminhões VW – e a expansão da Peugeot Citröen, fora a fábrica de máquinas da Hyundai, em Itatiaia.Aliás, seria bom o pessoal que acha o trem-bala uma tolice olhar essa evidente tendência à reocupação industrial do eixo Rio-São Paulo, não é?
Ah, e tem também Renault no Paraná, a JAC Motors na Bahia, a BMW em São Paulo…todas de uns meses para cá. Claro, ninguém quer ficar fora do quatro mercado automotivo do planeta.
Em tudo há possibilidade de acordo, se houver mesmo a intenção de fabricar aqui, gerando uma cadeira de fornecedores local, que pode, esta sim, receber diferimento tributário e repassar em preços para as montadoras.
Nem mesmo as que vão pagar IPI, como a luxuosíssima Rolls Royce, que acaba de anunciar uma filial de revenda aqui de seus carros para super-ricos. Vai ser bom, porque a turma do “Cansei” vai morrer numa boa grana para comprar, com esta carga tributária monstruosa, os seus brinquedinhos de R$ 2 milhões.
Ah, isso é a versão básica.
No Tijolaço

Das guerras do ópio às guerras do petróleo




“A morte de Kadafi é uma viragem histórica”, proclamam em coro os dirigentes da OTAN e do Ocidente, sem se incomodarem sequer em guardar distâncias em relação ao bárbaro assassinato do líder líbio e das mentiras desavergonhadas que proferiram os chefes dos “rebeldes”. Sim, efetivamente trata-se de uma viragem. Mas para entender o significado da guerra contra a Líbia no âmbito do colonialismo é preciso partir de longe...


Quando em 1840 os navios de guerra ingleses surgem diante das costas e das cidades chinesas, os agressores dispõem de um poder de fogo de milhares de canhões e podem semear destruição e morte em grande escala sem temer a artilharia inimiga, cujo alcance é muito reduzido. É o triunfo da política das canhoneiras: o grande país asiático e sua civilização milenar são obrigados a render-se e começa o que a historiografia chinesa denomina acertadamente como “o século das humilhações”, que termina em 1949 com a chegada ao poder do Partido Comunista e de Mao Tse Tung.....

O velho discurso dos velhos de sempre...




O mantra da vez de uma certa parcela da esquerda conservadora e tradicional é que os jovens que estão nas ruas do mundo inteiro organizando protestos, ocupando praças, derrubando ditaduras e questionando o sistema financeiro estão perdidos. Não têm proposta e não sabem para onde levar seus movimentos.
São os mesmos que diziam há algum tempo que a juventude de hoje era individualista, não se mobilizava, não ia às ruas e que só estava preocupada em consumir.
É impressionante a capacidade de análise política desses setores. E é mais impressionante ainda como esse discurso se reproduz geração após geração.
Os jovens de ontem que se filiam a essas correntes tradicionais, acabam reproduzindo os mesmos discursos que os jovens de anteontem utilizaram contra eles. É o tal do avesso, do avesso, do avesso. Ou seja, vai pra cá e para lá, mas se acaba voltando para o mesmo lado.....

Pesquisa afirma que ateus sabem mais sobre religião que os fiéis


Os ateus e agnósticos dos Estados Unidos estão mais bem informados sobre as crenças do que os protestantes, católicos e fiéis das demais religiões. É o que revela uma pesquisa Pew Forum.


Foram consultadas 3.412 pessoas. Na média, elas responderam corretamente 16 das 32 perguntas. Os descrentes apresentaram a maior média de acertos, 20,9. Em seguida, vieram os judeus (20,5) e os mórmons (20,3).

Os protestantes tiveram a média de 16 acertos e os católicos, 14,7. Ou seja, nos Estados Unidos, os ateus têm muito mais informação sobre religião do que os católicos.

Houve mais ateus que sabiam, por exemplo, que o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo, durante a Eucaristia, do que os católicos.

Dos protestantes, 53% desconheciam que o nome do criador do protestantismo, Martinho Lutero.

A ignorância dos americanos sobre religiões se estende para as várias crenças. Exemplos: a cada dois consultados, menos de um, em média, sabia que o Dalai Lama é budista. Apenas um quarto (27%) tem conhecimento de que a maioria da população da Indonésia é muçulmana.

Os ateus e agnósticos só perderam para os mórmons e protestantes evangélicos brancos no quesito conhecimento sobre a Bíblia e cristandade de forma em geral.

Com informação da AFP.

Fonte:

http://www.paulopes.com.br

Aqui vemos um trecho do documentário "Lord, Save Us From Your Followers" que mostra um tipo de game com perguntas e respostas sobre religião e assuntos relativos para medir o conhecimento dos cristãos e ateus.
Adivinhem quem venceu...


Mostre sua inteligência superior sendo educado nos comentários.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Inveja da Argentina? Conheça o “Efeito Tango”




A expressão “Efeito Tango”, largamente usada no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, caiu em desuso por aqui, no século XXI. Todavia, continua sendo produto de um fato: o estágio político e social mais avançado da Argentina sempre fez do país vizinho, para nós, uma espécie de “eu sou você amanhã”, bordão que remete a uma propaganda de vodka da época.
Na peça publicitária dos anos 1980, um homem bem-vestido e penteado olhava para o espelho, antes de sair para a “balada” à noite, e  se via irreconhecível, com cara de ressaca. Então perguntava à imagem: “Quem é você?”. E ela respondia: “Eu sou você amanhã”....

Os entraves da democracia no Brasil




Barry Ames - Os entraves da democracia no Brasil

Antonio Octávio Cintra *

Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

Há uns quarenta anos atrás, os estudiosos estrangeiros, sobretudo norte-americanos, dedicados a pesquisar a história, a economia, a sociedade e a política brasileiras, passaram a conhecer-se como “brasilianistas”. Diferentemente de uma geração anterior, constituída de ensaistas, o novo grupo passou pela formação acadêmica sistemática nos melhores centros universitários. Textos de grande interesse, quase sempre inovadores, produto, não raro, de cooperação com colegas e instituições brasileiros, têm sido desde então publicados e têm, sem dúvida, ajudado a compreender o país....

Busca por universos paralelos é 'promissora', diz cientista




A ideia de universos paralelos sempre exerceu fascínio sobre cientistas, teóricos e roteiristas de filme, mas pouco consideravam a hipótese mais do que uma teoria divertida e capaz de dar "nós" no cérebro. Entretanto, agora cientistas estão pensando uma maneira de averiguar a existência de outros universos, partindo da crença de que, se eles existem, teríamos "esbarrado" uns nos outros. As informações são do site especializado Space....

É o Fim do Mundo!!!

Ih, a Veja esqueceu!


por Mauro Malin


A reportagem de capa da Veja (26/10) sobre a indignação contra a corrupção tem o mérito de constatar que o grande catalisador das manifestações realizadas em várias cidades brasileiras foi a reação da presidente Dilma Rousseff às primeiras denúncias graves de corrupção em seu ministério. A figura simbólica de presidente tem muita força em qualquer lugar, talvez mais ainda num país em que tanta coisa importante acontece de cima para baixo....

A justiça dos libertários


A ONG de direitos humanos Human Rights Watch informou que 53 pessoas foram executadas em um hotel em Sirte, na Líbia, na semana passada, quando o coronel Muammar Khadafi foi capturado e assassinado em seguida. De acordo a entidade, as pessoas eram simpatizantes do antigo regime......

Dilma: “Pronatec é a maior reforma da educação profissional”



Em seu programa de rádio, presidenta anuncia que programa de capacitação de jovens e trabalhadores receberá R$ 24 bilhões até 2014
A presidenta Dilma Rousseff qualificou hoje (24) o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) como “a maior reforma da educação profissional” da história do país. Aprovado pelo Congresso, o programa será sancionado por ela nos próximos dias. Em seu programa semanal de rádio, Dilma disse que o Pronatec receberá investimentos de R$ 24 bilhões até 2014.
O objetivo, segundo a presidenta, é criar 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional. “Vão ser 5,6 milhões de vagas para cursos de curta duração, destinados à qualificação profissional de trabalhadores. E mais 2,4 milhões de vagas para cursos técnicos, voltados para os estudantes do Ensino Médio, com duração de pelo menos um ano”, explicou....

SOBRE ECONOMISTAS



De Luis Nassif, em sua análise '"O papel deletério dos 'analistas' econômicos", desta data:

"(...) A atual crise econômica levou a um duro balanço nos Estados Unidos sobre as razões para a opinião pública e especializada não terem previsto o maremoto que se avizinhava. E constatou-se o uso indiscriminado de especialistas acadêmicos contratados para dar uma vestimenta "científica" a teses cujo único objetivo era a de favorecer grandes investidores....

OMS/ONU: "BRASIL É EXEMPLO MUNDIAL DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES"


"A diretora-geral da OMS [ONU], Margaret Cha, citou o Brasil como exemplo de País que está fazendo investimentos para buscar a redução das desigualdades

Representantes de 120 países participam de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, da ‘Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde’, promovida pela ‘Organização Mundial da Saúde’ (OMS). O objetivo do encontro é discutir os efeitos dos investimentos sociais na área da saúde pública.

Em entrevista coletiva antes da abertura do evento, a diretora-geral da OMS, Margaret Cha, citou o Brasil como exemplo de País que está fazendo investimentos para buscar a redução das desigualdades sociais....

NO CREPÚSCULO DA VIDA



- Tais Luso de Carvalho
Desde o começo do mundo as mulheres se queixam dos homens e vice-versa. Claro, deve haver muitos motivos, já que somos tão diferentes. As nossas atenções são direcionadas para polos diferentes. Mesmo assim, homens e mulheres sempre se procuram, querem estar juntos porque se completam. Pensei nisso enquanto lia a matéria da duquesa de Alba - 85 anos – e de seu casamento com um homem 25 anos mais jovem – 60 anos. O amor é lindo, faz milagres. Então tá. 

Mas lendo os jornais me pergunto: pra que tanto espanto se todos nós temos o mesmo pensamento quando vemos certas esquisitices? E por que a tal duquesa - dona de um patrimônio de 3,5 bilhões de euros (8,6 bilhões de reais) iria ficar tricotando e regando as flores? O que deveria fazer com esta grana toda? Que sonhe com o amor, se assim achar; se for bom pra ela, deveria ser bom pra nós - que nem conhecemos a pobrezinha. Só dá pra ver que não tem mais tanto tempo pela frente. Mas ela sabe dos seus motivos.

E como uma coisa puxa a outra, pensei em algumas pessoas públicas que têm muita dificuldade em aceitar o passar dos anos. Mas a diferença da duquesa para outras que conhecemos, e que casam com garotões, está no dote da querida octogenária. E com essa grana ela pode optar por qualquer coisa. Claro que muitas de nós, pobres sobreviventes, pensaríamos diferente. Aliás, nem sei o que eu pensaria com este dinheiro na minha conta. Teria medo de enfartar, ter um AVC...

Pois é, muitos sabem envelhecer; outros saem da casinha e não enxergam coisa alguma. Enquanto as mulheres fazem tudo para ficarem jovens para todo o sempre, os homens pensam que serão garanhões eternos. Assim a coisa fica meio difícil de manobrar. Mas diante da fortuna da duquesa, a beleza, a idade e outras diferenças nem contam. Então... Viva a duquesa! Que durma bem e acorde melhor ainda.

Toda essa riqueza mostrada pela mídia e o luxo do castelo não são suficientes para abrandar as ácidas críticas, pela grande diferença de idade. O que sobra para as plebeias? Mas pode ser que com o tempo essas críticas abrandem. E cada um faça o que achar melhor. E se alguém não achar, que importância terá? Coisas assim não impedirão nosso destino: de ir pro brejo, alegres ou tristes.

Pra nós, pobres plebeus, com dinheiro contado, sem títulos de nobreza, sem dote milionário só nos resta levar a vida numa boa e conformados com nosso dinheiro controlado, outro jeito não tem.

Se o nosso amanhecer for lindo e ensolarado, nosso crepúsculo poderá ser agradável, com nebulosidade, mas ainda com um pouco de frescor. Mas, como diz Fernando Pessoa, tudo vale a pena  quando a alma não é pequena!

porto das crônicas