sábado, 26 de novembro de 2011

Título antecipado do Corinthians também ajuda o meio ambiente

Se confirmar a conquista, o Corinthians também levará a taça de Campeão do Meio Ambiente, garantindo o plantio de mais três mil mudas de árvores.
 
O Sport Club Corinthians Paulista pode conquistar dois títulos amanhã. A equipe alvinegra luta pelo quinto Campeonato Brasileiro em 27 de novembro, diante do Figueirense. Se confirmar a conquista, também levará a taça de Campeão do Meio Ambiente, garantindo o plantio de mais três mil mudas pelo projeto Jogando pelo Meio Ambiente.
O Corinthians é um dos clubes participantes do projeto de educação socioambiental idealizado pelo Banco Cruzeiro do Sul, do qual também participa a Sociedade Esportiva Palmeiras. A ação “Campeão do Meio Ambiente” é uma das novidades do projeto, que nasceu em 2010 com o clube do Parque São Jorge e ganhou a adesão do time alviverde em 2011.
Corinthians e Palmeiras já garantiram o plantio de 37 mil árvores em 2011. A mecânica do projeto é simples: a cada partida de um dos dois clubes, cem mudas são plantadas. Os artilheiros também têm papel fundamental no projeto, já que cada gol equivale a mais cem árvores. Jogo sem sofrer gols também vale cem árvores e pênalti defendido, duzentas.
Na disputa entre Corinthians e Palmeiras para decidir quem é o clube líder no plantio das árvores, o Verdão está na frente com 18.800 mudas conquistadas. O Timão vem logo atrás, com 18.200, mas tem grandes chances de superar o rival com a conquista do Campeonato Brasileiro e o plantio extra das três mil mudas.
O Jogando pelo Meio Ambiente tem como objetivo promover a responsabilidade socioambiental por meio do futebol. Lançado em 2010 pelo Banco Cruzeiro do Sul, tem como parceiros o Sport Club Corinthians Paulista, a Sociedade Esportiva Palmeiras, a agência Nova Estratégia e o Instituto Ecoar. No ano do lançamento, 23 mil árvores foram plantadas em Salto de Pirapora, interior de São Paulo.
O Instituto Ecoar é responsável pelo plantio e pela manutenção das árvores. Todos os resultados e novidades do projeto podem ser visualizados no site www.jogandopelomeioambiente.com.br, onde os torcedores encontram um espaço de interação do projeto com os jogadores.
Ciclo Vivo

Quem Manda no Brasil?


São mais do que conhecidas as ambições internacionais sobre a Amazônia e as personalidades e governos estrangeiros que relativizam a soberania brasileira sobre o território.
Não se pode negar, claro, que existe muita gente de boa fé militando contra a construção de Belo Monte. Tampouco se nega que a construção dessa obra tem que ser feita sob intensa fiscalização para impedir abusos e violações ambientais e sociais. Contudo, de uma coisa o leitor pode ter certeza: a única forma de garantir a soberania brasileira sobre a Amazônia é levar o desenvolvimento sustentável à região.

(Eduardo Guimarães - Blog Cidadania)

Pesquisa revela: O número crescente de ateus se dá por danos causados por igreja




O apologista cristão Dr. Alex McFarland concluiu, após entrevistar diversos céticos para seu novo livro, 10 respostas para céticos, que a maioria desenvolveu ceticismo devido à sua má experiência pessoal com a religião organizada.

"Através de quase um ano de pesquisas e numerosas entrevistas pessoais, meu objetivo era realmente entrar dentro da mente cética ", disse McFarland em entrevista ao The Christian Post.

"O tipo mais comum de céticos que encontro são pessoas feridas. Muitos foram atingidos pela igreja, religião, ou por outro cristão ", acrescentou McFarland, que explicou que" praticamente todos os céticos que conversou neste livro surgiram de um fundo religioso....

Quando a vaidade termina em desastre





Leila Cordeiro, Direto da Redação

“Cada vez mais a obssessão pela boa forma vem fazendo vítimas em todo o mundo. No caso das cirurgias plásticas, se não estiverem por trás verdadeiros especialistas no assunto,  o resultado pode se transformar em tragédia,  podendo chegar até a morte ou a deformações irreversíveis.

A mulher da foto acima, moradora de Miami,  é uma dessas vítimas da irresponsabilidade de falsos médicos. Ela queria aumentar os glúteos e procurou um pretenso cirurgião plástico, que se passava por médico.
Mas em vez de injetar o silicone, como estava  combinado com a vítima, aplicou-lhe uma injeção altamente tóxica que serve para inflar pneus de automóvel. Resultado, o produto provocou uma reação tão violenta no organismo da mulher que a deixou com os quadris imensamente deformados.

A coitada que só queria arrebitar o bumbum quase morreu por causa da substância nociva que se transformou num cimento tão duro e resistente que será quase impossível removê-lo, segundo dizem médicos verdadeiros. Sim, porque o autor da  barbeiragem já foi desmascarado e vai responder pelo crime cometido. As investigações descobriram que ele e sua equipe de “especialistas” já causaram danos graves em corpos de outras vítimas.

Enquanto os picaretas vão enfrentar a Justiça, a mulher terá, talvez, que amargar a terrível deformação pelo resto da vida. Claro que os falsos médicos são completamente responsáveis pelo ato criminoso, mas a mulher também tem lá sua parcela de culpa, por não pesquisar corretamente nas mãos de quem estava entregando seu corpo.”
Artigo Completo, ::Aqui::

SP vai exportar a Cracolândia? Os próximos serão os “migrantes”?


Na foto, Auschwitz: há precedentes



Saiu na Folha(*) online:

Viciado poderá voltar à cidade natal se quiser, diz Alckmin

RAPHAEL SASSAKI

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

MARIANA SCHREIBER

DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou nesta sexta-feira que está sendo discutida a possibilidade de enviar dependentes de drogas que frequentam a cracolândia, no centro da capital paulista, de volta para suas cidades de origem.

Localizados pelo censo de moradores de rua que será finalizado neste ano, os viciados seriam encaminhados às prefeituras dos municípios em que nasceram para receber assistência. A medida está sendo discutida entre a prefeitura e o governo estadual, …

Navalha
Depois das vítimas do crack, corre-se o risco de São Paulo expulsar também os migrantes.
O Padim Pade Cerra atribuiu aos migrantes ( leia-se nordestinos) a péssima qualidade do ensino público em São Paulo.
Foi em entrevista ao Chico Pinheiro, no SP-TV.
(Fica difícil desmentir …)
O Conversa Afiada tem uma modestíssima sugestão.
Mandar os viciados em crack para Auschwitz.
Há precedentes.
Paulo Henrique Amorim

O Irã e a III Guerra Mundial

Mauro Santayana, JB online

“O jornalista e escritor britânico Douglas Reed, que morreu em 1976, pode ter sido um dos homens mais alucinados do século 20, como dizem seus biógrafos. Combatente na Primeira Guerra Mundial, quando ficou gravemente ferido no rosto, ele se fez jornalista e correspondente do Times de Londres em vários paises da Europa. Em seus despachos de Berlim, se destacou como  corajoso e violento anti-nazista. Foi o primeiro não comunista a denunciar a farsa do incêndio do Reichstag, acusando pessoalmente Hitler de ter sido o responsável pelo ato de provocação.

Quando se deu conta de que viria o Anschluss (a anexação da Áustria à Alemanha), ele,  então em Viena, escreveu, em poucas semanas,  seu livro mais conhecido, Insanity Fair publicado em Londres em 1938. Nele, advertiu contra a tolerância em favor de Hitler, e previu a imediata eclosão da 2ª. Guerra Mundial. Meses depois, com a capitulação das potências européias em Munique, no caso dos sudetos,  deixou de trabalhar para o Times, cuja posição era também apaziguadora......

Alguns números sobre Belo Monte

Quais são os objetos mais jogados no esgoto?





Nada de xixi e cocô. Estamos falando de bonecas, cápsulas de droga, cuecas, chinelos e otras cositas más 

Faltam latas de lixo nas residências brasileiras? Pelo menos é o que parece, olhando para o levantamento inédito da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (a Sabesp), que recolheu e examinou os restos encontrados nos esgotos.

Como os sistemas de coleta de água são separados - o que vem da rua e o que vem das residências não se misturam -, é possível determinar quais são os detritos jogados nas privadas e nas pias das casas.

É tanto lixo que entre janeiro de 2007 e janeiro de 2011, o sistema sofreu em média 3 paralisações por mês.


Fonte: Pesquisa feita na Estação de Tratamento do ABC, que cuida do ABC paulista, e de Higienópolis e Sacomã, em São Paulo, durante o período de um mês.
http://planetasustentavel.abril.com.br
via Geografia hoje

Surpresa Genial.

Chamar estudante da USP de maconheiro é absurdo, diz FHC




O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou na quarta-feira (23) o modo como foi conduzida a recente crise sobre a presença da Polícia Militar (PM) no campus da USP (Universidade de São Paulo) e criticou a rotulação dos estudantes que ocuparam a reitoria da instituição como “maconheiros”.
“Certamente considerá-los maconheiros foi um absurdo e não faz nenhum sentido. O modo como foi permitido o episódio aqui [na USP] deu à sociedade a sensação disso”, disse FHC.
Fernando Henrique, que tem defendido publicamente o debate sobre a descriminalização das drogas, classificou a atuação da polícia no caso como “repressivo”. “Sou contra a manutenção do tabu das drogas e a favor de uma regulação. E ela não pode se destinar apenas ao universitário, mas a toda a sociedade. A repressão faz mais mal do que o uso da maconha”, afirmou o ex-presidente.
via Com textolivre

"O Brasil é uma potência"


Se no Brasil muita gente ainda vê o país como uma republiqueta governada por incompetentes e corruptos, cujo destino é ser, irremediavelmente, um quintal das potências do Hemisfério Norte - mesmo que elas hoje estejam claudicando e prestes a tombar com o peso de sua arrogância -, no Exterior a coisa é bem diferente. O Brasil ganhou o respeito internacional e a cada dia recebe mais elogios de gente importante.
Desta vez foi o ministro alemão do Exterior, Guido Westerwelle, que, em entrevista à Deutsche Welle, a agência de notícias da Alemanha, afirmou que os europeus "devem repensar certos conceitos e construir o quanto antes novas alianças estratégicas e parcerias, e a América Latina desempenha um papel-chave nisso"....

Aviso preventivo de um cético

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MediaOn: jornalistas dizem que isenção não existe em veículo


Hermano Freitas, Portal Terra

“Os jornalistas que debateram no segundo painel desta quinta-feira no MediaOn, seminário internacional de jornalismo online, concordaram que a isenção na produção e veiculação de notícias é um valor inalcançável. De acordo com o editor-executivo da revistaVeja, Fabio Altman, e o diretor de redação da Carta Capital, admitiram que a imprensa brasileira e seus veículos tomam partido na apresentação dos fatos.

Para Carta, o jornalismo precisa ser "honesto" ao apresentar os fatos e se posicionar. "Não acredito que a questão central seja o posicionamento político. O que não se pode é ignorar os fatos, mesmo com a posição pessoal. Não é possível é ter a informação e omitir, como acontece", disse o italiano radicado no Brasil.

Altman concordou com o veterano e acrescentou que é preciso destacar a atuação do profissional de uma possível tendência política do veículo. "O jornalista faz o seu papel, o fato precisa ser contado e ponto final. A tendenciosidade se revela na omissão", resumiu.”

Rocinha: uma favela conveniente à classe média



“O Nem e esse aparato policial que faz essa operação ficcional geram um simbolismo que convence a população e faz com que a sociedade acredite que, de fato, a Rocinha será algo melhor e diferente. Não é isso que vai acontecer”, availa o sociólogo José Cláudio Alves.

Patricia Fachin, Stéfanie Telles e Rafaela Kley, IHU / Envolverde

“O Rio de Janeiro permite tiro de fuzil em favela, mas não permite mais tiros de fuzil nas ruas da Zona Sul”, declara José Cláudio Alves à IHU On-Line, referindo-se à ocupação da Rocinha nos últimos dias. Para ele, a ocupação anunciada aconteceu porque a “Rocinha é uma das favelas de grande expressão no cenário do Rio de Janeiro, porque está na fronteira entre a área da Zona Sul e a área que vai para a Zona Oeste, para a Barra da Tijuca, para São Conrado. Atrás da Rocinha também tem a Gávea, então, a favela fica localizada numa das áreas mais ricas da cidade. Portanto, jamais seria feita uma ocupação usando a mesma lógica que se utilizou no Alemão”.

Na avaliação do sociólogo, a Rocinha é diferente das demais favelas do Rio de Janeiro porque é formada por uma população nordestina que tem presença muito forte em toda a área da Zona Sul. “A Rocinha expressa o interesse racial da classe dominante daquela região, que tem preferência por ter, dentro de seus prédios, pessoas brancas”, aponta.

Para o sociólogo, a prisão do traficante Nem é estratégica, mas ele continuará controlando o tráfico de dentro do presídio. “Ele vai ser penalizado e sabe disso, mas, por outro lado, ele também sabe que a sua liderança será preservada, até porque, para que a estrutura que está montada na Rocinha se mantenha, é preciso realizar um acordo com ele. A intenção da polícia agora é ocultar o tráfico de droga, de armas sob um manto de uma pacificação da polícia”, avalia.
Na entrevista a seguir, concedida por telefone para a IHU On-Line, Alves questiona a estrutura policial, fala dos desafios das UPPs e dos acordos estabelecidos entre os traficantes e os policiais. E questiona: “O que mudou nesse país desde 1960? Uma juíza foi assassinada recentemente e um deputado estadual tem que sair do país para poder sobreviver”. E responde: “Hoje nós temos uma estrutura democrática, legítima, eleita, fazendo algo muito mais grave, muito mais intrincado e percolado do que a ditadura foi capaz de fazer”.

José Cláudio Souza Alves é graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque. É mestre em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

IHU On-Line – Como o senhor analisa a anunciada ocupação da Rocinha e a forma como a favela foi ocupada? A ocupação foi anunciada pelo fato de a Rocinha estar localizada entre bairros de classe média?

José Claudio Alves –  Naquela época, quando houve a invasão do Complexo Alemão, a polícia já havia anunciado a possibilidade de ocupar a Rocinha. Naquele momento eu disse que a ocupação não aconteceria da mesma forma que aconteceu no Alemão, ou seja, como uma construção político-midiática, com o uso de armamento de guerra, com tanques passando por cima de
carros, com o Exército entrando nas ruas, etc.

A Rocinha é uma das favelas de grande expressão no cenário do Rio de Janeiro, porque está na fronteira entre a área da Zona Sul e a área que vai para a Zona Oeste, para a Barra da Tijuca, para São Conrado. Atrás da Rocinha também tem a Gávea, então, a favela fica localizada numa das áreas mais ricas da cidade. Portanto, jamais seria feita uma ocupação usando a mesma lógica utilizada no Alemão. Não é possível fazer o mesmo tipo de ocupação porque a classe média não permite. Além disso, o Estado e os grupos políticos não possuem interesse em promover tal tipo de ação, porque isso assustaria os moradores da Zona Sul. Lembre-se que o Rio de Janeiro permite tiro de fuzil em favela, mas não permite mais tiros de fuzil nas ruas da Zona Sul.”
Entrevista Completa, ::Aqui::

Procurador quer tirar emissoras católicas do ar




Pedido de anulação de concessões de 1997 e 2001 alega falta de licitação
O Ministério Público Federal em Guaratinguetá pediu ontem à Justiça a anulação das concessões das emissoras de TV Canção Nova e Aparecida - as duas sediadas no interior paulista. De acordo com as alegações do MPF, os processos de concessão, em 1997 e 2001, respectivamente, ocorreram de forma irregular.
As emissoras pertencem a grupos católicos e transmitem programas de evangelização. A Canção Nova segue a linha da Renovação Carismática e ganhou destaque na campanha presidencial do ano passado, por ter transmitido ao vivo um sermão no qual o padre José Augusto pedia aos católicos que não votassem no PT, por se tratar de partido que estaria apoiando o aborto. A TV Aparecida integra a rede de comunicação do Santuário de Aparecida, controlada pelos padres da Congregação Redentorista.
Nos processos administrativos no Ministério das Comunicações, os dois grupos informaram que as emissoras teriam caráter educativo. As outorgas foram assinada pela Presidência da República em 2002 e ratificadas pelo Congresso.
Segundo o procurador Adjame Oliveira, autor das ações apresentadas agora, a concessão deveria ter sido precedida de licitação, para selecionar a entidade que apresentasse o melhor projeto educacional. "A outorga sem licitação põe em xeque a utilização democrática e transparente desse meio de comunicação", justificou.
O pedido de anulação ocorre vinte dias após o Conselho Deliberativo da Canção Nova ter decidido suspender a transmissão do programa Justiça e Paz, apresentado pelo presidente do PT de São Paulo, deputado estadual Edinho Silva. Ele estreou no dia 3, com uma entrevista com o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência. A suspensão ocorreu no mesmo dia. Católico e ligado a grupos religiosos, Carvalho havia articulado uma reaproximação entre a presidente Dilma Rousseff e a Canção Nova, após os atritos da campanha.
Segundo a emissora, o afastamento de Edinho fez parte de uma reforma na grade de programação. Na mesma ocasião foram suspensos os programas de outros políticos. Entres eles o deputado federal Gabriel Chalita, provável candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo em 2012 e muito próximo da Renovação Carismática. O chefe da pasta do Desenvolvimento Econômico do Estado, Paulo Barbosa, que deve concorrer à Prefeitura de Santos, também perdeu seu programa. Na mesma lista foram incluídos os deputados estaduais Eros Biondini (PTB-MG) e Myriam Rios (PDT-RJ) e a primeira-dama paulista, Lu Alckmin.
Assessores jurídicos da Fundação João Paulo II, que controla a Canção Nova, disseram ontem que ainda não foram formalmen te citados para a defesa e não conhecem o teor das acusações. Até o início da noite a direção da TV Aparecida ainda não havia se manifestado.
Roldão Arruda
No Estado S.Paulo

Sonhos podem aliviar efeitos de experiências traumáticas, diz estudo


Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, indica que sonhos podem aliviar os efeitos de pessoas expostas a eventos desagradáveis ou traumáticos. Na pesquisa, os especialistas utilizaram um aparelho de ressonância magnética para observar como o cérebro das pessoas reage à exposição de imagens chocantes antes e depois de uma noite normal de sono. O estudo, publicado na revista científica Current Biology, afirma que a reação dos cérebros dos voluntários expõe as ligações entre os sonhos e a memória.....

Brasil bombando: desemprego cai a 5,8%

A economia brasileira continua apresentando sinais de vigor mesmo já sofrendo reflexos da crise que abala as economias capitalistas centrais. 
Levantamento do IBGE, referente a outubro, destaca o reflexo dessa situação.
 
taxa de desocupação em outubro foi estimada em 5,8% para o conjunto das seis regiões metropolitanas. É a menor taxa para um mês de outubrodesde a reformulação da pesquisa em 2002. Essa estimativa foi considerada estável, tanto em relação a setembro (6,0%), quanto a outubro do ano passado (6,1%). A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) ficou estável tanto em relação ao mês anterior, quanto em comparação com outubro do ano passado. A população ocupada (22,7 milhões) não apresentou variação em comparação com setembro. No confronto com outubro de 2010, ocorreu elevação de 1,5% nessa estimativa, representando um adicional de 336 mil ocupados em doze meses. O número detrabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,1 milhões) não apresentou variação significativa em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2010, houve aumento de 7,4%, representando um adicional de 765 mil postos de trabalho com carteira assinada no período de um ano. O rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ 1.612,70) não variou na comparação com setembro e permaneceu estável frente a outubro do ano passado. A massa de rendimento real habitual (R$ 36,9 bilhões) ficou estável em relação a setembro e cresceu 0,9% em relação a outubro de 2010. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados (R$ 36,7 bilhões)estimada em set/2011, permaneceu estável no mês e cresceu 0,7% no ano.

Você sabe como identificar um “falso líder político”?

Como já estamos convivendo mais uma campanha política, apresentamos 13 dicas para você identificar o "Falso lider político" da comunidade.

Você sabe como identificar um “falso líder político”?

Texto: Raymundo José
1. Ele não participa dos acontecimentos do dia a dia da sua comunidade, mas quando passeia nela, sempre procura algo para reclamar. Com certeza ele só vai procurar algo errado. Fará apenas isso!
2. Nas suas raras aparições públicas o “falso líder político”,dedica-se (especificamente assim) em encontrar falhas nos outros líderes, monitores e idealizadores ali presentesCritica de verdade, sem pudor, sem a comprovação do fato e da fonte, sem caráter, sem responsabilidade,  e banalizando o acontecimento.  Ao encontrar essas falhas, (“ele”) passa a pulverizá-las para os seus seguidores. Estes, os encarregados de fazerem a propaganda negativa andar conforme  a estratégia do seu falso líder.

3. Sua postura original (fruto da sua personalidade) é somente criticar.  Agora, quanto às coisas boas ele não comenta nada, não elogia, fica na sua e em absoluto silêncio e jamais admite que a ação do próximo seja uma boa ideia.

4. “Ele” nunca aceita missão, compromisso ou incumbência alguma.  Lembre-se que o “Dom” do Falso líder político é somente criticar, e nada realizar.

5. Quando lhe é solicitado a sua opinião sobre qualquer assunto, responde que não tem nada a dizer contra e nem a favor, e depois (às costas do seu próximo) espalha como deveriam ser as coisas na sua "opinião". Opinião essa que sempre será 100 % contrária conforme o assunto lhe fora apresentado.

6. “Ele” não faz o primariamente  necessário no dia a dia da sua comunidade, que é participar.  Quando muito faz é apenas propagar que a sua comunidade está sendo dirigida e dominada por um grupinho. Pois se não tem a sua participação (do falso líder), é porque é um grupinho.

7. “Ele não ler nada que é publicado por outra pessoa, não participa da vida social da sua comunidade, não faz leitura diária dos informativos da sua cidade, da sua paróquia; apenas afirma que neles não há nada de interessante e que eles deveriam ser diferentes.

8. Ao ser convidado (e quando vai) para qualquer evento, simplesmente recusa. Alega que vai fazer algo; sua justificativa pela sua falta de tempo. Não comparece, para depois sair exercitando o seu “Dom” (criticar), com a seguinte afirmação: Essa turma quer sempre mandar na comunidade e eu sou uma pessoa democrática. Sou diferente deles, eu me preocupo com os outros e com a comunidade."

9. Como “ele” sempre tem problema de relacionamento com todos,  principalmente com as lideranças políticasprocura vingar-se fazendo suspeições, acusações e divulgando "erros " por esses supostamente cometidos.  Posicionamento esse que a psicologia credita como sendo essas as atitudes de pessoas carregadas de traumas, por não atingirem as suas ambições. Procedendo assim (tentando passar uma imagem boa e sem falhas humana), “ele” quer justificar que não possui traumas.

10. Ele não sugere, não participa, não lidera de fato, não apresenta novas ideias. Mas quando olha alguém com esses procedimentos, ali está o seu novo alvo para as suas críticas.

11. Se “ele” recebe questionários solicitando sugestões, e se o tutor desses não  adivinhar " suas ideias  e pontos de vista, (“ele”) fica vermelho e passa a destilar o seu veneno (suas críticas) e as espalha  se dizendo que fora ignorado e que é perseguição política à sua pessoal.

12. Para “ele” você não pode possuir veículo, ter uma boa casa e ........ que tá desviando. Mas não justifica suas transgressões, já do conhecimento de todos.

13 - logo mais ele vai chegar até você se dizendo ser “o salvador da pátria e que não compra o seu voto, pois  o voto é consciência  e ela não tem preço e, mesmo que tivesse, lhe falta o dinheiro; mas que precisa da sua ajuda para continuar .................. e etc e etc”.  Que podemos dizer, exercitando oseu “Dom”: criticar.  Criticar tudo, e todos!

Após todas estas dicas, você já sabe identificar o  “Falso lider político” muito nocivo à nossa comunidade?