segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A convergência ideológica dos partidos

A Folha de ontem trouxe uma interessante pesquisa sobre a percepção ideológica que os parlamentares brasileiros têm de si mesmos.
Uma das conclusões da pesquisa é que houve um significativo movimento de convergência ideológica entre 1990 e 2009. Certo, mas a mudança principal, conforme se vê no gráfico se dá entre 1990 e 1997, ou seja, ela reflete o profundo impacto que o fim do comunismo europeu e soviético tiveram na consciência política contemporânea.
Congressistas se afastam de extremos e buscam o centro
Pesquisa indica menor distância ideológica entre os partidos políticos brasileiros
Percentual dos que dizem estar à direita é o menor entre as seis edições da pesquisa, realizada desde 1990
UIRÁ MACHADO – DE SÃO PAULO
A julgar pelo que deputados federais e senadores dizem de si mesmos, a direita nunca esteve tão envergonhada no Congresso Nacional quanto na última legislatura.
Pesquisa realizada com 139 congressistas mostra que em 2009 apenas 11,9% dos deputados e senadores se colocavam à direita da reputação de seus partidos (88,1% diziam se perceber à esquerda).
O percentual é o menor entre as seis edições da pesquisa, feita desde 1990 com 797 parlamentares diferentes, e mostra grande declínio em relação a 1997 e 2001.
Naqueles anos, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, 21,6% dos parlamentares se classificavam mais de direita do que seus próprios partidos.
Os dados integram a Pesquisa Legislativa Brasileira, cuja edição de 2009 foi analisada no livro “O Congresso por Ele Mesmo” (UFMG, 2011), organizado por Timothy Power e Cesar Zucco Jr.
“Na escala ideológica, é a direita que aparece como posição ultrapassada, já que o termo tem associação com ditadura e repressão. (…) Os políticos ainda fogem do rótulo ‘direita’ como se fosse o anjo da morte”, afirma Power, diretor do Programa de Estudos sobre o Brasil da Universidade de Oxford (Inglaterra).
Power diz “ainda” porque o fenômeno foi percebido em 1987 pelo cientista político Leôncio Martins Rodrigues, que então cunhou a expressão “direita envergonhada”.
Ao contrário do que então se imaginava, a passagem do tempo não deixou a direita mais à vontade. O Brasil democrático não cultivou conservadores assumidos, algo que ocorre em outros países.
“Nos últimos 20 anos, a esquerda brasileira acabou aceitando muitas das políticas econômicas propostas pela direita, mas a direita brasileira nunca soube converter essa imitação em legitimidade mais ampla”, diz Power.
NEOLIBERALISMO
Pesquisas conduzidas por Power mostram que em 1990 cerca de 72% dos congressistas que se diziam de esquerda defendiam maior presença do Estado na economia. Em 1997, com a voga neoliberal, o índice caiu para 47% e vem se mantendo estável.
Para Cesar Zucco, professor da Universidade Rutgers (EUA), os dados indicam que muitos congressistas se dizem de esquerda sem de fato defenderem posições tradicionalmente de esquerda, o que não ocorre com a direita.
“A esquerda veio para o centro, mas a direita continuou mais ou menos igual. O resultado é que, apesar de haver mais cadeiras ocupadas pela esquerda, o Congresso se percebe mais de centro e vê menos diferenças entre os polos ideológicos”, diz ele.
A convergência ideológica é analisada por David Samuels, professor da Universidade de Minesota (EUA). Para ele, o PT é o maior responsável por esse movimento.
“Afora o PT, nunca houve posições muito distintas entre os partidos. Quando o PT chega ao governo, razões pragmáticas levam a legenda para o centro. Com isso, a convergência no Congresso é acentuada”, afirma Samuels.
Segundo a classificação que os congressistas fazem dos partidos, praticamente todas as legendas de esquerda são vistas hoje mais à direita que em 1990, e as de direita, mais à esquerda.
blog o cafézinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário