quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mau político, bom político


A cada dia, a imagem dos políticos fica um pouco mais borrada para grande parte da população. Político, hoje em dia, é quase um sinônimo de corrupto, estelionatário, um sujeito sem caráter, que busca apenas ficar rico o mais rápido possível. Quer xingar alguém? Diga simplesmente "você não passa de um político".
A gente sabe que nem todos os políticos são picaretas, que existe um pessoal sério, que resolveu entrar nesse ofício porque acredita realmente que pode fazer alguma coisa boa para as pessoas, para o país, que tem uma ideologia, que luta por suas ideais.
Nem sei se eles são maioria ou minoria. Mas acho que de qualquer forma, os bons políticos deveriam aparecer mais, mostrar de modo mais eficiente o que estão fazendo.
Claro que isso é difícil, pois a imprensa prefere mesmo é dar destaque para aqueles que vivem no submundo da política, à escória que dá as manchetes sensacionalistas, às denúncias sem pé nem cabeça que rendem semanas de noticiário.
Para a imprensa esses políticos são um prato cheio.
Hoje mesmo leio na internet uma nota dizendo que a  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou um projeto de lei que proíbe "garupas" em motocicletas nos dias úteis da semana. A preciosidade é de autoria do deputado Jooji Hato (PMDB) e também obriga o motoqueiro a usar capacetes e coletes com o número da placa da motocicleta afixado na parte de trás, em cor fluorescente, "que o mantenha legível, inclusive à noite".
A notícia diz que se sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, a medida passará a vigorar nas áreas urbanas de municípios paulistas cuja população seja superior a 1 milhão de habitantes. E que o descumprimento da lei acarretará multa no valor de R$ 130 por infração cometida.
O autor da pérola justificou a sua iniciativa dizendo que ela busca "proporcionar maior segurança aos motociclistas, visto que os números de acidentes e mortes no trânsito envolvendo motos vêm batendo recordes a cada ano". Mas não fica por aí: diz ainda que seu projeto visa diminuir os assaltos feitos por duplas de criminosos em motocicletas.
Não seria surpresa para ninguém se a próxima proposta do nobre deputado fosse obrigar o bandido a carregar um cartaz dizendo "Sorria, você está sendo roubado"...
Por essas e por outras é que a chamada "classe política" virou, pelo menos para a opinião pública, uma inutilidade que consome milhões e milhões de reais por ano.
Já está mais que na hora de os políticos sérios fazerem alguma coisa para recuperar a imagem do Legislativo como um poder essencial ao funcionamento de uma democracia moderna.

By Crônicas do Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário