sábado, 12 de março de 2011

Santayana: o Papa faz política, sim !



O Papa apoiou o Cerra. Quem não lembra ?

O Cristo que vive entre nós

Mauro Santayana


O papa Bento 16, na biografia de Cristo que acaba de publicar, decretou, de sua cátedra, que Cristo separara a religião da política. Mais do que isso, participa de um dos equívocos de São Paulo – porque até os santos se enganam – o de que, se Cristo não ressuscitou de entre os mortos, “vã é a nossa fé”. Cristo ressuscitou dos mortos, não em sua carne perecível, mas em sua grandeza transcendental. O papa insiste – e nessas insistências a Igreja sempre se perdeu – em que o corpo de Cristo ainda existe, em toda a fragilidade da carne, em algum lugar, ao lado de Deus. Com isso, o Santo Padre separa Cristo da humanidade a que ele pertence, e o situa no espaço da mitologia dos deuses pagãos.

A afirmação mais grave do Papa, de acordo com o resumo de suas idéias, ontem divulgadas, é a de que política e religião são instituições separadas a partir de Cristo. A própria história do Vaticano o desmente. A Igreja Católica – e todas as outras confissões religiosas – sempre estiveram a serviço do poder político, e em sua expressão mais desprezível. Para não ir muito longe na História – ao tempo da associação entranhada entre os reis, os imperadores e o Vaticano, durante a Idade Média -, bastam os exemplos de nosso século. Os documentos existentes demonstram o apoio da Igreja a ditadores como Hitler, considerado, por Pio XII, como “um bom católico”. Mais recentemente ainda, houve a “Santa Aliança”, conforme a denominou o jornalista norte-americano Bob Woodward, entre o antecessor de Ratzinger e o presidente Reagan, dos Estados Unidos, com o propósito definido de acabar com a União Soviética. Por acaso não se trata de uma escolha política do Vaticano a rápida canonização do fundador da Opus Dei, como santo da Igreja, e o esquecimento de grandes papas, como João 23, e de mártires da fé, como o bispo Dom Oscar Romero, de El Salvador?

A religião sempre esteve na origem e na inspiração da política, e, em Cristo, essa identidade comum se torna ainda mais nítida. O campo da razão em que a fé e a política se encontram é o da ética. A ética é uma exigência da fé em Deus e do compromisso com a vida humana. A política, tal como a identificaram os grandes pensadores, é a prática da ética. A ética política significa a busca do bem de todos. Nessa extrema exegese do que seja a ética, como o fundamento da justiça, a boa política é a da esquerda, ou seja, da visão de igualdade de todos os homens.

Em Cristo, a fé é o instrumento da justiça. Quem quiser confirmar esse compromisso político de Cristo, basta ler os Atos dos Apóstolos, e verificar como viviam as primeiras comunidades cristãs, unidas pela absoluta fraternidade entre seus membros, enfim, uma sociedade política perfeita. Ao negar a essencial ligação entre a fé cristã e a ação política, o papa vai além de seu velho anátema contra a Teologia da Libertação, surgida na América Latina, um serviço que ele e Wojtyla prestaram, com empenho, aos norte-americanos. Ele se soma aos que, hoje, ao separar a política da ética da justiça, decretam o fim da esquerda.

Esse discurso – o de que não há mais direita, nem esquerda – vem sendo repetido no Brasil. Esquerda e direita, ainda que a denominação venha da França revolucionária de 1789, sempre existiram. Na Palestina, no tempo de Jesus, a esquerda estava nos pescadores e pecadores que o seguiam, e a direita nos “fariseus hipócritas”, que, no Sinédrio, e a serviço dos romanos, o condenaram à morte.

O papa acredita que a Igreja sobreviverá à crise que está vivendo. Isso é possível se ela renunciar a toda sua história, a partir de Constantino, e retornar ao Cristo que andava no meio do povo, perdoava a adúltera, e chicoteava os mercadores do templo. O Cristo que ressuscitou dos mortos está ao lado dos que vêem a fé como a realização da justiça e da igualdade, aqui e agora.

Do Blog CONVERSA AFIADA.

Kadafi, Obama e tsunamis

Novas verdades que você precisa saber
Por Tom Capri

Kadafi

A mídia continua sem dar explicações satisfatórias para a revolta árabe-muçulmana. Eu tenho duas que não sei se são corretas: uma é a de que se trata de rebelião dos novos mauricinhos e patricinhas árabes da era do celular e da Internet (patricinha árabe usa burca a contragosto, a propósito).

Refiro-me àqueles que, mauricinhos, desejam ter sua Ferrari, e que, patricinhas, sonham com fumar em público de shortinhos e pernas de fora. Buscam, todos, a famigerada democracia, que de democracia autêntica não tem nada e não passa de capa protetora e guardiã das ações do capital, a pior das ditaduras (repito, a pior das ditaduras).

A outra explicação é de que se trata de revolta de jovens muçulmanos, igualmente conservadores, contra a laicização de Estados como o líbio, depois que Kadafi abriu as pernas para o grande capital, não só americano, mas europeu e asiático.

Suspeito que uma dessas explicações seja a correta ou que as duas estejam certas. Espero que isto seja devidamente esclarecido nos próximos dias. Vamos lá, Mídia!



Barack Obama

Obama está no mato sem cachorro. Não tem para onde correr. Quem viu o filme Trabalho Interno percebeu que o presidente dos EUA tem sido bastante pusilânime até aqui, especialmente no que se refere às medidas para debelar os efeitos da débâcle financeira e a evitar nova crise econômica (regulação incipiente do mercado).

Percebeu também que os envolvidos – os mais recentes agentes do capitalismo dos EUA (de Reagan a Bush, passando por Clinton) e de todo o sistema financeiro do país – ainda estão soltos, a maioria nos altos cargos que então ocupavam.

Trabalho Interno só não explica as razões de toda essa fraqueza de Obama: negro, o presidente dos EUA não tem como reagir à altura. Se peitar ex-presidentes como Bush e Clinton e agentes da pesada do sistema financeiro, é bem capaz que tome uma bala na testa e saia rapidamente de cena. Por muito menos, John Kennedy não sabe até hoje que foi posto à bala para fora da Casa Branca. Na melhor das hipóteses, Obama levará tanta bordoada que, da mesma forma, não conseguirá se reeleger.

Por outro lado, se continuar titubeante desse jeito, não só não se reelege como passará para a história com a fama de pior presidente da história dos EUA. O primeiro presidente negro dos EUA? Obama trata de não deixar que isto ocorra.

A única carta que ainda tem na manga – acabar com Kadafi como Bush fez com Saddam Hussein – é igualmente pra lá de arriscada: mesmo que a operação tenha sucesso, o desgaste poderá vir a galope, uma vez que a economia dos EUA não consegue sair do sufoco e novos gastos dessa monta poderão até quebrar o Império. E o argumento de que Kadafi também tem armas químicas já foi desmoralizado. O presidente dos EUA está aceitando sugestões. Mande a sua.

Tsunamis

As tragédias provocadas pelos tsunamis no Japão e em quase todo o Pacífico asiático são de inteira responsabilidade do capital. Não existem mais tragédias provocadas por acidentes naturais. E é muito fácil entender isto.


A principal característica do capital é a expansão desenfreada das vendas, para garantir acumulação cada vez maior. O capital faz qualquer negócio – não vê cara nem coração – para turbinar o consumo (de onde surgem as bolhas, que acabam derrubando o próprio sistema, e aí é duro de levantar).

Em função disso, o capital ocupou as faixas litorâneas do Planeta com todos os tipos de imóveis, de favelas a residências milionárias, sem se sensibilizar com a possibilidade de eventuais desastres naturais, como terremotos, tsunamis etc.

Os incas já sabiam como enfrentar os acidentes naturais, e evitar a destruição trazida por eles, muito antes do Descobrimento. Nós, os civilizados, hoje sob a égide do capital, ainda não temos uma noção clara de como escapar desse tipo de desastre.

Daí advêm as tragédias, como a que acaba de abalar o Japão e outros países asiáticos. A humanidade teve tempo mais do que suficiente, até aqui, para resolver isso, mas ainda engatinha nessa questão. Simplesmente por não ser preocupação do capital. Não era mais para termos mortes e tragédias como essas.
 Ф Еskеrдоpата 


FACEBOOK chega à Bahia


by: Com textolivre

Tribunais julgarão cobrança de ICMS na conta de água

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidirão se a água canalizada é uma mercadoria. A resposta - crucial para saber se os Estados podem ou não cobrar o ICMS nas contas de água - está para ser definida em dois julgamentos relevantes para empresas e consumidores de todo o país.

Tucanalha de SP é acusado de desvio de verba


Da Ditabranda

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz (PSDB), é acusado num processo judicial sigiloso de participar do desvio de R$ 3,1 milhões dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP), município que administrou até 2004.



Investigações conduzidas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado encontraram dezenas de depósitos feitos em dinheiro na conta do deputado, no valor total de R$ 933 mil.

Segundo a denúncia apresentada à Justiça, que acusa Barros Munhoz de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, a movimentação em suas contas é incompatível com a renda que ele declarou na época em que era prefeito.

A Justiça de São Paulo, onde corre o processo, mandou bloquear os bens do deputado. Barros Munhoz recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar liberar seu patrimônio, mas a decisão da Justiça Estadual foi mantida no ano passado.

Seis auxiliares do deputado também foram denunciados pela Promotoria. A ação civil pública foi ajuizada em setembro de 2006 e corre em segredo de Justiça para proteger o sigilo bancário dos acusados. Não há previsão para a data do julgamento.
Ф Еskеrдоpата 


Conheça a “revolução” de 1964

Após a Record desmascarar as mentiras da Globo sobre a Venezuela, agora é a vez de o SBT desmascarar Globos, Folhas, Vejas, Estadões, Reinaldos Azevedos, Bolsonaros, Bornhausens e todos os outros que tentam desculpar o regime criminoso que se abateu sobre este país em 1964, a ditadura que os militares comemoravam todo 31 de março.
Amor e Revolução, nova novela do SBT que estreia em abril, será a primeira na televisão brasileira a se passar inteiramente na época da Ditadura Militar, entre as décadas de 60 e 70. A trama escrita por Tiago Santiago e dirigida por Reynaldo Boury tem a coragem de passar a limpo a história recente do Brasil e contar toda a realidade da Ditadura.
Abaixo, alguns vídeos sobre esse resgate histórico que terá o condão de mostrar à atual geração de adolescentes que vem sendo corrompida pelas mentiras da mídia golpista que os valores que lhes estão sendo vendidos provêm de milionários que acumularam fortunas ajudando a trucidar a geração idealista que deu a vida pela liberdade.
Aviso: as cenas são fortes.
via blog da cidadania

Radialista que divulgou vídeo contra secretário é primo de Geraldo Alckmin

Peça-chave na mais nova briga fratricida no governo do estado de São Paulo, o vídeo que mostra um encontro entre o secretário de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, e um repórter do jornal Folha de S.Paulo foi publicado por um primo do governador Geraldo Alckmin. O radialista João Alckmin, que mora e trabalha em São José dos Campos, no interior do estado, foi o primeiro a divulgar as imagens do circuito interno de um shopping paulistano.
No vídeo, o secretário aparece com um envelope nas mãos encontrando o repórter Mário Cesar Carvalho. Dias depois, na segunda-feira, dia 28, Carvalho publicaria uma reportagem denunciando esquema de venda de informações sigilosas da secretaria. O vendedor era Túlio Khan, chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento do orgão, que foi exonerado no mesmo dia. Parênteses: Khan foi conduzido à secretaria por Saulo de Castro Abreu Filho, homem de Alckmin, ainda no governo anterior do tucano. Antônio Ferreira Pinto, o atual secretário, é um dos poucos remanescentes da gestão de José Serra no governo do estado. Fecha parênteses.
Com a divulgação do vídeo, o secretário foi acusado nos bastidores de ter passado as informações que resultaram na queda de Khan. À Folha de S.Paulo, o Palácio dos Bandeirantes negou qualquer parentesco entre o governador e o radialista. João Alckmin, no entanto, aparecia em reportagens de 2007, quando foi vítima de um atentado, como “o primo de Geraldo Alckmin”. Por telefone, o radialista falou à CartaCapital.
O senhor é ou não parente do governador Geraldo Alckmin?
Infelizmente, sou primo dele. Mas não tenho relações com ele há muito tempo. Não me lembro da última vez em que falei com ele. Não tenho culpa de ser parente do “picolé”. Mas sou do ramo bom da família, do ramo de Minas Gerais. Nota da Redação: O “picolé” é uma referência a um dos apelidos do governador, picolé de chuchu.
O Palácio dos Bandeirantes negou o parentesco…
Então, você diga para o Geraldo deixar de ser cretino. Somos descendentes de João Capistrano Alckmin e de Edson Alckmin.
A Secretaria de Segurança Pública afirma que a divulgação do vídeo é um crime. O que o senhor tem a dizer?
Crime é o secretário ir encontrar um jornalista para repassar informações sobre um caso como esse.
Clique aqui para assistir ao vídeo e saber mais sobre o assunto.
Felipe Corazza
Carta Capital
By: Blog Limpinho & Cheiroso, via Com textolivre

Terremoto no Japão teve força de 16 mil bombas atômicas

Cinco horas após o megaterremoto que atingiu a costa leste do Japão, a região da ruptura já contabiliza pelo menos 35 aftershocks de grande magnitude, a maioria deles ultrapassando 6.0 graus. A maior réplica foi registrada 35 minutos após o evento maior, às 03h25 pelo horário de Brasília, a 19.7 km de profundidade.

Devido à grande intensidade e características da falha, são esperados novos fortes tremores nas próximas horas e nos próximos dias, mas que deverão diminuir de intensidade à medida que ocorra estabilização do local. No entanto, réplicas ainda deverão ocorrer por um longo período, que poderá ser superior a um ano.
Se o tremor dessa sexta-feira não for recalculado e tiver sua magnitude mantida em 8.9, a diferença de energia liberada entre esse evento e o terremoto do Chile em 2010, de 8.8 graus, será de 1,4 vezes. Em relação ao terremoto do Haiti, em 2009, que atingiu 7.0 magnitudes, esse sismo é 707 vezes mais forte.
Um terremoto de 8.9 graus de magnitude libera a mesma energia que a detonação de 16 mil bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 10 bilhões de toneladas de TNT.
***
O mais violento terremoto em 140 anos
As filmagens das ondas do tsunami no Japão, com um helicóptero.
Um poderoso terremoto ocorreu na sexta-feira no Japão 08h40, horário de Moscou. (03h25, horário de Brasília). De acordo com informações preliminares, a sua magnitude foi de 7,9, mas depois foi atualizado para 8.9. O epicentro foi localizado 382 quilômetros a nordeste de Tóquio, seu centro se encontra a uma profundidade de dez quilômetros.
Os tremores foram sentidos por toda a cidade de Tóquio. Móveis e janelas tremeram, edifícios caíram. Tóqui é agora uma enorme coluna de fumaça.
Meios de comunicação ocidentais relataram que em algumas áreas da cidade foi realizada uma evacuação parcial de pessoas. Em todo lugar são ouvidos sons de sirenes de ambulâncias e da polícia. Em muitas áreas há fogo. Os tremores danificaram o gasoduto. Telefone e eletricidade também estão danificados.
Terremoto no Japão
Um terremoto de magnitude 7,4 ocorreu no Japão. Foram registradas informações sobre vítimas e danos materiais. Segundo a Administração Meteorológica Nacional há uma ameaça de tsunami.
O epicentro do tremor foi localizado no Oceano Pacífico, na costa nordeste da ilha japonesa de Honshu central, a uma profundidade de 10 quilômetros sob o leito marinho.
TSUNAMI filmado de um helicóptero
Com textolivre

Led Zeppelin-kashmir.

Luiz Inácio Superstar


Eu sei que todo mundo escreve Gorbachev, mas o fato de muita gente acreditar em algo não faz disso verdade. O nome do moço é Михаил Горбачёв e a pronúncia é essa:
Михаил Горбачёв
Lula será homenageado por Gorbachov, junto com Bono e Spielberg
Entre as personalidades que receberão prêmio idealizado por Mikhail Gorbachov estão o criador do celular e o fundador do Google

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vocalista do U2, Bono, e o cineasta americano Steven Spielberg estão entre as nove personalidades que serão homenageadas na primeira edição Prêmio Mikhail Gorbachov, de acordo com anúncio feito nesta quinta-feira. Lula foi escolhido em uma das três categorias do prêmio, criado pela Fundação Gorbachev como parte das comemorações do 80º aniversário do ex-líder soviético, no dia 2 de março

Na categoria "Perestroika" (Reconstrução), que premia a "contribuição ao desenvolvimento da civilização global", receberão a homenagem Lula, o cientista britânico Tim Berners-Lee, considerado o precursor da internet, e o empresário americano Martin Cooper, criador do telefone celular.

Bono, Spielberg e o fundador do canal de notícias CNN, o americano Ted Turner, são os três vencedores do prêmio "Glasnost" (Transparência), concedido a personalidades que contribuíram para o "desenvolvimento da cultura em um mundo aberto".

Por fim, o cientista e empresário americano de origem russa Sergey Brin, um dos fundadores do Google, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e o engenheiro queniano Evans Wadongo, criador de lâmpadas solares voltadas às classes de baixo poder aquisitivo, receberão o prêmio na categoria "Uskorenie" (Aceleração) "pela contribuição ao desenvolvimento da ciência e tecnologia modernas".

De acordo com Gorbachov, que anunciou os nomes durante uma cerimônia na residência do embaixador britânico em Moscou, a entrega dos prêmios será realizada no dia 30 de março no Royal Albert Hall em Londres.


 Еskеrдоpата 


sexta-feira, 11 de março de 2011

Patriota: “Algumas das piores violações de direitos humanos foram cometidas por países poderosos.”

A condenação pela presidenta Dilma Roussef da abstenção do Brasil na ONU em resolução repreendendo o Irã durante o governo Lula não significa que o Brasil planeje se afastar do país, segundo o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

João Fellet, BBC Brasil em São Paulo

Em entrevista à BBC Brasil, ele diz que o Brasil mantém relações “corretas com países de todas as regiões, sem discriminação quanto a sua orientação política”, mas reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a defesa dos direitos humanos. Leia trechos da entrevista.

Você sabia que nós ainda pagamos as despesas de FHC?

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) costuma fazer viagens internacionais com seus assessores. Volta e meia lemos na imprensa as aventuras do tucano em alguma parte do mundo. É comum nessas andanças o tucano, além de fazer críticas ao ex-presidente Lula, também falar muitas besteiras .
Mas, você sabia que...
Fernando Henrique Cardoso têm as despesas pagas pela União. Ou seja, pelo cofre público da Presidência da República? No ano passado, o governo federal arcou com diárias para acompanhantes do ex-presidente tucano em eventos na Colômbia e nos Estados Unidos.
E o passeio romântico em Miami, quem pagou?
Ah, o amor é lindo…
No mês passado, Fernando Henrique Cardoso foi visto de mãos dadas com sua funcionária, Patrícia Scarlat Gonçalves, secretária do instituto que leva seu nome, o IFHC. Os pombinhos, descontraidamente, passeavam pelos corredores do shopping Aventura, em Miami, um dos mais famosos da cidade. Quem pagou a conta?
Vi no Blog Limpinho & Cheiroso, que viu nos Amigos do Presidente Lula

Que merda é essa?




Rui Martins, Direto da Redação

“Nem tudo é Carnaval no Brasil pós-Lula, como provou a polêmica levantada pelo bloco com camisetas desenhadas pelo cartunista Ziraldo, mostrando o escritor Monteiro Lobato agarrado numa mulata. Mas Que merda é Essa, ironizava Ziraldo, diante da celeuma provocada pelo Conselho Nacional de Educação ao considerar impróprio para a criançada, por racismo, o livro Caçadas de Pedrinho, do consagrado autor do Sítio do Picapau Amarelo, paulista de Taubaté.

Com sua costumeira irreverência, Ziraldo quis por um fim na polêmica « Lobato era racista ? » mas sua brincadeira teve o efeito de merda jogada no ventilador, e o próprio Ziraldo, nesta quarta-feira de cinzas deve estar sorrindo amarelo. Sua explicação de racismo com ódio e racismo sem ódio não convenceu e foi interpretada como conversa de quem é racista enrustido.
Na verdade, Ziraldo nisso não é exceção. A maioria da sociedade brasileira é racista enrustida, o que o jornalista Dojival Vieira, da comunidade negra Afrokut, define como « racismo bonzinho » na versão ipanemense de Ziraldo. Se o racismo bonzinho brasileiro não deu origem à criação de um Klu Klux Klan brazuca, como lamentava Monteiro Lobato, em sua correspondência revelada pela escritora negra Ana Maria Gonçalves, se manifesta numa sociedade de pessoas cor-de-rosa e pessoas marrom, como bem retrata o livro O Menino Marrom, do próprio Ziraldo.

Ziraldo queria protestar zombeteiramente da exclusão do livro Caçadas de Pedrinho das escolas pelo Ministério da Educação, por veicular racismo entre as crianças. Para o cartunista isso seria censura ao velho Lobato e quis provavelmente reagir com caçoada, ele que também escreve para crianças « mas que merda é essa minha gente, deixem o Lobato em paz! ». Só que o racismo no Brasil não se resolve com brincadeiras e caçoadas.”
Artigo Completo, ::Aqui::

29 dos 34 parlamentares do PSB apoiam união com Kassab


A maioria dos deputados e senadores do PSB apoia a fusão do partido com a nova sigla que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, planeja criar para sair do DEM e trocar de partido sem ser punido pela Justiça Eleitoral.
Vermelho / Folha.com

A Folha ouviu 32 dos 34 congressistas da sigla, e 29 deles defenderam a formalização da união rapidamente ou manifestaram simpatia pela ideia. Apenas três se disseram contrários.

O principal argumento dos que são favoráveis à fusão é que a manobra fortalecerá o PSB e dará mais condições para que o presidente nacional da sigla, o governador Eduardo Campos (PE), amplie sua influência na coalizão que sustenta o governo Dilma Rousseff (PT).

“É muito importante a vinda dele [Kassab]. A gente vai se estruturar mais na região Sudeste”, afirma o deputado Gonzaga Patriota (PE). “Nenhum partido sobrevive sem ambição de poder”, diz Ribamar Alves (MA).

Dos 29 favoráveis à fusão, 21 defendem abertamente a ida de Kassab para o PSB. Outros 8 congressistas dizem estar em “dúvida”, mas demonstram simpatia pelo demista. “O que posso dizer é que um prefeito da cidade do porte de São Paulo amplia qualquer partido”, diz a senadora Lídice da Mata (BA).

Identidade

A falta de identidade entre Kassab, hoje num partido conservador, e o PSB, um partido fundado com ideais socialistas, é a principal preocupação dos três deputados contrários à fusão.

A ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina ameaça, inclusive, deixar o partido caso a ideia se concretize.

“Pela incompatibilidade, incoerência que isso representaria. Eu seria uma estranha no ninho”, declara.

Erundina ressalva que nem foi procurada por Campos e diz também que nem sempre o crescimento do partido é positivo. “Cresce, mas cresce inchando. O inchaço é doença, e doença mata.”

Favorável à ida do prefeito para o PSB, o senador Rodrigo Rollemberg (DF) minimiza a diferença entre as bandeiras partidárias.

“Os eleitores do Brasil hoje são de centro. O importante é se o político é bom administrador, não se o partido é de direita ou de esquerda”, afirma Rollemberg.”
Matéria Completa, ::Aqui:
:

CONSELHO CHINES

Colaboração da leitora Izide, de Campinas

Para desespero da imprensa, criação de empregos formais no país bate recorde em fevereiro



Apesar dos esforços da imprensa em buscar notícias negativas, que desgastem o governo Dilma, os fatos positivos não param de chover e alagar as páginas das Organizações SerrAlckmin (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros).
A notícia desagradável de ontem (10/3/11) – para eles – é o novo recorde na criação de empregos formais.
Vejamos o que diz matéria do Folha.com, com os olhos rasos d’água:

Wikileaks: Serra é golpista, desinformado e mentiroso



Serra “buscaria uma política externa mais afinada com os EUA”
Por Marcus V F Lacerda e Natalia Viana

Em 18 de dezembro de 2009 o então governador de São Paulo José Serra encontrou-se durante 90 minutos no palácio do governo com o subsecretário para assuntos do hemisfério ocidental do governo americano, Arturo Valenzuela. Serra já era já cotado para ser candidato tucano à presidência em 2010, mas ainda não havia formalizado a candidatura.

CNBB prega a miséria para o Brasil e a riqueza para a igreja



CNBB defende respeito ao planeta e critica o pré-sal

Documento da Campanha da Fraternidade de 2011 cita projeto de exploração do petróleo que é um dos principais do governo

Não duvidem dos compromissos assumidos pela nossa presidenta

Em pleno Carnaval me deparei com um texto do Maurício Caleiro (Dilma e o retrocesso que a direita adora), que a rigor tem se mostrado nas últimas semanas um tanto quanto 'desgostoso' com os primeiros passos do governo Dilma Rousseff. Há poucos dias chegamos mesmo a debater os rumos econômicos nos limitados 140 do Twitter. De fato pouco avançamos no convencimento mútuo até que ele tentou me mostrar qual era a 'verdade'. Como eu não confundo opiniões com verdades, encerrei por ali. Diante desse novo texto e incentivado por alguns colegas resolvi contrapor alguns de seus argumentos no blog.

Inicialmente ele cita uma suposta volta ao que ele chamou de 'economicismo'. Segundo Caleiro, a política econômica do nascente governo Dilma dá sinais de volta ao "velho neoliberalismo via corte de R$50 bi do Orçamento, suspensão de concursos e de contratações e anúncio de que a meta é zerar o déficit nominal".

Eu gostaria de entender como podemos voltar para onde nunca estivemos. Se ele está se referindo à Era FHC, sinto lhe dizer que economistas adeptos da linha liberal (ou neoliberal se preferir, pois de resto este é um conceito bastante vago) ficariam ruborizados em terem suas teses confundidas com o governo Fernando Henrique Cardoso. A política econômica de FHC no pós real foi um desastre, mas com um nível de intervenção inimaginável para o receituário de um Roberto Campos ou mesmo do jovem Rodrigo Constantino.

Imagine se tucanos ou neoliberais aprovariam os aportes que Mantega tem anunciado para o BNDES? Que política neoliberal é essa com tão agressiva política industrial? Leio todos os dias na imprensa comentários críticos ao suposto caráter "contraditório" do pacote anunciado. Como sempre, questão de ponto de vista. 

Criança se diverte com pouco


by: Com textolivre

quinta-feira, 10 de março de 2011

Muuuuito dinheiro...

Com textolivre

Record rompe cadeia de mentiras sobre Venezuela

É preciso mensurar a importância da série de reportagens que o jornalista Luiz Carlos Azenha fez para a TV Record sobre a Venezuela e que começou a ser apresentada nesta semana no telejornal da noite da emissora.
O título da série de reportagens é mais do que sugestivo: “Venezuela – um vizinho desconhecido”. Na verdade, o título bem poderia ser “um vizinho mal-conhecido”, pois os brasileiros, durante a última década, vêm recebendo, sim, freqüentes informações sobre o país, mas deturpadas.
A Globo, principalmente, vive apresentando matérias sobre a Venezuela. Todavia, são matérias que induzem a uma crença totalmente falsa sobre o país governado pelo presidente Hugo Chávez desde 1999, de que seria uma “ditadura” na qual o povo sofre.
Na série que a Record está apresentando, ainda que sem informações privilegiadas tenho certeza de que mostrará – como já mostrou alguma coisa nos dois primeiros capítulos – a imensa obra social que fez da Venezuela o país que mais avançou no IDH das três Américas na década passada.
Além do avanço social venezuelano sob Hugo Chávez, a série deverá mostrar como é mentirosa a afirmação da grande imprensa de que o país seria uma “ditadura”, pois tem um sistema político livre, com eleições limpas e sem absolutamente nenhuma censura.
Conhecendo o jornalista que fez a série de reportagens, porém, tenho certeza de que não deixará de apresentar o lado negativo do governo Chávez, tal como o uso do Estado como se fosse seu ou de seu partido.
Fato sobre a Venezuela totalmente reprovável é o uso de tevês públicas para proselitismo político em favor do governo ou para atacar seus adversários, pois o espectro eletromagnético, por onde trafegam as ondas de rádio e tevê, pertence a todos, inclusive aos que desaprovam o governo.
O culto à personalidade de Chávez usando recursos públicos é outro fator inaceitável. Como sempre digo, não se dá dez passos em Caracas, por exemplo, sem deparar com a imagem do presidente venezuelano. Quem paga por isso? Quem gosta e quem não gosta dele.
Muito provavelmente, porém, a série da Record, para ser correta, também deverá explicar as razões que levaram a esse estado de coisas. O complô de 2002 para derrubar o governo, estabelecido entre a mídia, grandes empresários e alguns setores minoritários das forças armadas, não poderá ficar de fora.
Apesar de estes fatos serem fartamente conhecidos por quem lê blogs políticos, o que precisa ser destacado é que as revelações que a série da Record fará romperão uma cadeia de mentiras da grande imprensa brasileira sobre o país vizinho.
Ao conhecerem programas sociais e bem-estar social, que mesmo com a inflação alta ainda são enormes naquele país, os brasileiros fatalmente farão o “link” com o que diz a mídia sobre o assunto Venezuela há anos. Ainda que inconscientemente, muitos sentir-se-ão ludibriados.
Não deixem de assistir a essa série de reportagens. Constitui um marco no jornalismo brasileiro, a ruptura de uma rede de mentiras que nunca antes neste país vi ocorrer nesse dimensão, pois demonstrará quantas mentiras uma Globo contou durante anos.
blog da cidadania

Classe média se espalha para o Norte e Centro-Oeste

Consumo: Companhias investem para ganhar mercado nessas regiões

Alessandro Carlucci, presidente da Natura: novo centro de distribuição no Pará e meta de “avançar mais pelo Brasil”

ADRIANA MATTOS | VALOR

Dois levantamentos finalizados nas últimas semanas pelas consultorias Data Popular e Kantar Worldpanel revelam dados inéditos sobre o fortalecimento da nova classe média brasileira.

A PROPÓSITO...

Faz algum tempo que tenho um texto guardado, impresso. Um texto de ação. Pensei em colocar aqui no blog pra você ler. Aí fui procurar na internet e, surpresa! Achei zilhões deles. Nossa, é superconhecido. Gostei, assim me poupa o trabalho de digitar, rsrsrs. 


Trata-se de um discurso do empresário Nizan Guanaes, como paraninfo de uma turma de formandos da FAAP, parece que foi em 2003, não sei bem.

Ok,ok, é longo. Mas é ótimo, palavras vivas, ágeis, pra cima. Pelo menos é o animus que me passa.


"Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

A propósito disso, lembro-me uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo. E ela responde: Eu também não, meu filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem, como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassú. Que era ficção, mas hoje é realidade(...)

Meu terceiro conselho: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito.

É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

Tendo consciência de que, cada homem foi feito, para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia!

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansear, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar (...)"
blog da Marli 

Campanha da Fraternidade. Obrigado, Senhor




Obrigado, Senhor, por não interferir:
- quando milhares de pessoas morrem de fome, de frio, de doenças e de maus tratos todos os dias no mundo;
- nas guerras que já mataram milhões em teu nome;
- nas catástrofes naturais que exterminam os que não te veneram, juntamente com quem acredita em ti e te ama, e confia que tu irá livrá-los do mal;
- na violência desmedida contra os indefesos e humildes, que só têm a ti para pedir proteção;
- nas mortes, depois de meses em agonia, dos que sofrem de doenças incuráveis (mesmo se tiverem orado a ti para minorar sua dor, ou antecipar seu próprio fim);
- no abuso físico, psicológico e sexual de inocentes por aqueles que usam teu nome para adquirir poder e respeito entre os homens;
- e, finalmente, obrigado, Senhor, por ter arquitetado essa “gincana” em que bilhões e bilhões de seres humanos, durante milhões e milhões de anos, tiveram que superar todo tipo de desafio — contra animais selvagens, contra o clima, contra as catástrofes naturais, contra doenças, contra pragas, contra outros grupos rivais — para poder sobreviver neste planeta, e isso apenas para o Senhor poder escolher a quem premiar e a quem condenar no final.
Espero que o Senhor esteja se divertindo bastante.
Amém!
Fui expulso de uma comunidade religiosa no Orkut* após postar esse texto num tópico intitulado “Vamos agradecer ao Senhor”.
(*) Segundo a Rayssa Gon, eu era um Ateu Troll por essa época. Logicamente, isso foi no tempo em que eu usava Orkut. Nunca descobri o motivo, mas eu fui expulso de todas as comunidades religiosas em que me inscrevi como membro. Foi aí que decidi criar esse blog. Aqui eu não “expulso” ninguém, e ninguém me expulsa. Meu blog, minhas regras: aqui eu sou Deus.
By: DeusILUSÃO