sábado, 12 de março de 2011

Terremoto no Japão teve força de 16 mil bombas atômicas

Cinco horas após o megaterremoto que atingiu a costa leste do Japão, a região da ruptura já contabiliza pelo menos 35 aftershocks de grande magnitude, a maioria deles ultrapassando 6.0 graus. A maior réplica foi registrada 35 minutos após o evento maior, às 03h25 pelo horário de Brasília, a 19.7 km de profundidade.

Devido à grande intensidade e características da falha, são esperados novos fortes tremores nas próximas horas e nos próximos dias, mas que deverão diminuir de intensidade à medida que ocorra estabilização do local. No entanto, réplicas ainda deverão ocorrer por um longo período, que poderá ser superior a um ano.
Se o tremor dessa sexta-feira não for recalculado e tiver sua magnitude mantida em 8.9, a diferença de energia liberada entre esse evento e o terremoto do Chile em 2010, de 8.8 graus, será de 1,4 vezes. Em relação ao terremoto do Haiti, em 2009, que atingiu 7.0 magnitudes, esse sismo é 707 vezes mais forte.
Um terremoto de 8.9 graus de magnitude libera a mesma energia que a detonação de 16 mil bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 10 bilhões de toneladas de TNT.
***
O mais violento terremoto em 140 anos
As filmagens das ondas do tsunami no Japão, com um helicóptero.
Um poderoso terremoto ocorreu na sexta-feira no Japão 08h40, horário de Moscou. (03h25, horário de Brasília). De acordo com informações preliminares, a sua magnitude foi de 7,9, mas depois foi atualizado para 8.9. O epicentro foi localizado 382 quilômetros a nordeste de Tóquio, seu centro se encontra a uma profundidade de dez quilômetros.
Os tremores foram sentidos por toda a cidade de Tóquio. Móveis e janelas tremeram, edifícios caíram. Tóqui é agora uma enorme coluna de fumaça.
Meios de comunicação ocidentais relataram que em algumas áreas da cidade foi realizada uma evacuação parcial de pessoas. Em todo lugar são ouvidos sons de sirenes de ambulâncias e da polícia. Em muitas áreas há fogo. Os tremores danificaram o gasoduto. Telefone e eletricidade também estão danificados.
Terremoto no Japão
Um terremoto de magnitude 7,4 ocorreu no Japão. Foram registradas informações sobre vítimas e danos materiais. Segundo a Administração Meteorológica Nacional há uma ameaça de tsunami.
O epicentro do tremor foi localizado no Oceano Pacífico, na costa nordeste da ilha japonesa de Honshu central, a uma profundidade de 10 quilômetros sob o leito marinho.
TSUNAMI filmado de um helicóptero
Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário