segunda-feira, 14 de novembro de 2011

IMAGINE O ESCARCÉU DA MÍDIA SE FOSSE A PETROBRAS!


EMPRESA NORTE-AMERICANA CHEVRON VAZA ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS

Os dados disponibilizados pela ANP mostram que, dos 20 maiores campos produtores de petróleo no país, três são operados por empresas estrangeiras (Frade-Chevron, Ostra-Shell e Peregrino-Statoil), beneficiadas pela Lei do Petróleo nº 9478/97, do Governo FHC/PSDB. 

Segundo divulgado na mídia, há poucos meses, com fonte nos documentos confidenciais da Embaixada dos EUA desvendados pelo 'Wikileaks', José Serra prometera, caso eleito, favorecer a norte-americana Chevron na exploração do pré-sal em detrimento da Petrobras (ver postagem deste ‘democracia&política’, de sexta-feira, 1 de julho de 2011, intitulada:  “WIKILEAKS REVELA MAIS UM ATO DE TRAIÇÃO DE SERRA”). 

 Sábado (12), “O Globo” noticiou: “Operado pela petrolífera multinacional Chevron [o jornal, cuidadosamente, não explicitou que a empresa é dos EUA], o Campo do Frade continua apresentando vazamento de óleo, na Bacia de Campos. A mancha já chega a 60km2 e os ventos [tucanos?] estão jogando o óleo para alto-mar, reduzindo o risco de chegar à costa.” (págs. 1 e 25). Além de minimizar o problema, todos os jornais tentam enrolar a empresa norte-americana na bandeira brasileira, destacando o seu nome como Chevron "Brasil".

De modo geral, os noticiários da TV e os jornais deram nenhum ou pequeno destaque à notícia do vazamento, sempre diminuindo sua importância e, raramente, mencionando que foi causado pela Chevron, empresa norte-americana (jamais a mídia tocaria no assunto de que a Chevron recebeu promessas de favorecimento por José Serra, caso eleito). 

Imagine o escarcéu da mídia se fosse a Petrobras! Certamente, como em episódios anteriores, estaria criticando, em todos os noticiários e entrevistas, a empresa como 'incompetente', 'poluidora do mundo', 'cabide de empregos' clamando pela sua 'privatização' (na linguagem tucana significa 'venda a preço baixo para estrangeiros')]
A seguir, transcrevo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República”:

Por meio de nota da Secretaria de Imprensa, a Presidência da República se manifestou a respeito do derramamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na Bacia de Campos. Segundo o texto, o governo “está acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento”.

Leia abaixo a íntegra da nota:
"Sexta-feira, 11 de novembro de 2011


O governo tomou conhecimento do derramamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na Bacia de Campos, em um novo poço que estava sendo perfurado pela empresa Chevron Brasil.

O governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Marinha do Brasil, está acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento.

A presidenta Dilma Rousseff determinou atenção redobrada e rigorosa apuração das causas do acidente, bem como de suas responsabilidades. Independentemente do tamanho do vazamento, o fato deve ser rigorosamente apurado.

Secretaria de Imprensa da Presidência da República” 

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/em-nota-governo-diz-que-esta-apoiando-todas-as-providencias-para-interromper-o-vazamento/) [imagens do google e trecho inicial entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário:

Postar um comentário