quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TRABALHO ESCRAVO - MacDonald's é denunciado.



A partir de um email do amigo Cido Araújo e com base numa matéria produzida pelo Observatório Social tive acesso a esse vídeo que segue abaixo.
Ele é uma denúncia forte e contundente de uso de trabalho análogo à escravidão pelo McDonald’s.

Em decorrência deste vídeo, no último dia 9 a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa se reuniu para discutir a questão.

No vídeo, funcionários relatam como funciona o esquema de jornada móvel variável. Entre outros absurdos, ela faz com que o funcionário vá para a empresa e fique numa salinha esperando se vai trabalhar. Isso faz com que muitos trabalhadores do McDonald´s recebam menos do que o salário mínimo.

A denúncia partiu do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares. Esse tipo de jornada móvel variável foi adotada em 1995.

Governistas impedem a CPI

Apesar dos relatos dramáticos e revoltantes, os representantes do Mc Donald’s presentes à audiência na Alesp não se pronunciaram. Um pedido de CPI para investigar o trabalho análogo à escravidão já foi protocolado. A proposta é do deputado Carlos Bezerra que é do PSBD e tem o apoio de 42 parlamentares, mas atualmente o regimento da Assembléia paulista estabelece que só pode haver cinco CPIs em atividade e o pedido está em 16º da fila.

O pedido da sexta CPI está previsto no regimento, em caso de urgência, mas os deputados governistas não querem abrir precedente e por isso a CPI do Mc Donald´s não foi criada.


É nojento que a bancada do governo Alckmin continue impedindo que essas denúncias sejam investigadas.

Enquanto isso os deputados e senadores de oposição em Brasília ficam fazendo demagogia e pedindo CPI para qualquer suspeita que envolva o governo Dilma.

no Cutucando de leve

Nenhum comentário:

Postar um comentário