quarta-feira, 15 de junho de 2011

O faz de conta da corregedoria de SP




A polícia tucana paulista está de novo na berlinda. Desta vez, um soldado da ROTA matou, numa abordagem, um garoto de 15 anos na Zona Leste paulistana. O soldado está preso e confessou que foi um acidente - teria escorregado quando chegou perto do garoto e a arma disparou na cabeça do menino.
O relato não confere com o de seus colegas. O menino fazia parte de um grupo que saia de uma festa. Os demais garotos testemunham que o soldado segurou a vítima pelo capuz do casaco e disparou a arma contra ele......
O especialista em segurança pública, coronel José Vicente, diz que a PM paulista recebe as mesmas instruções que outras polícias recebem em todo o mundo. Em tese, numa abordagem, um soldado desarmado se aproxima da pessoa a ser vistoriada, enquanto outro, à distância fica com a arma apontada para intimidar. O coronel admite, no entanto, que a polícia paulista rapidamente esquece essa instrução. As abordagens acabam acontecendo com os policiais empunhando armas engatilhadas.
Caso difícil
A PM em São Paulo é um caso difícil. Mas, o Ministério Público Estadual, neste caso, faz de conta que não existe o problema. Ou será que não é atribuição do MP, que se mete em tudo, até em horário de festas nas cidades? Onde está a corregedoria para agir em casos como os desse menino? E onde estão os Direitos Humanos no Governo Tucano de São Paulo? Onde está a imprensa tão zelosa dos direitos humanos no Irã e em Cuba?
A PM de SP não tem corregedoria, virou uma corporação fechada e indevassável. Onde esta a Assembleia Legislativa do Estado?
ZéDirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário