sexta-feira, 14 de maio de 2010

RUSSEL HOOD ATACA IMPRENSA

Mair Pena Neto, Direto da Redação

“Foi sintomática a declaração do ator Russel Crowe, em Cannes, onde está para a apresentação do filme Robin Hood, de Ridley Scott, de que o arqueiro que tirava dos ricos para dar aos pobres hoje escolheria como principal inimigo a “mobilização da mídia”.



Espécie de paladino da justiça, Robin Hood simbolizava a luta dos oprimidos contra os opressores (nobres medievais). Se o seu campo de ação era a floresta de Sherwood, hoje ele teria que se reproduzir pelo mundo todo para combater os desmandos midiáticos e sua influência nefasta no curso da história.

Um Robin Hood encontraria um campo fértil no Brasil. A mídia, antes hegemônica em termos de formação de opinião, passou a enfrentar séria concorrência dos canais abertos pela internet e seus padrões de manipulação foram expostos. Hoje em dia, uma série de sites e blogs apontam diariamente suas incongruências e tentativas de direcionar a vida política do país.

Os grandes meios de comunicação no Brasil acusaram o golpe e montaram a contra-ofensiva. O tal Instituto Millenium juntou todos os porta-vozes do pensamento da grande imprensa, muito bem remunerados, para atacar supostos patrulhamentos e alardear que a liberdade de imprensa está ameaçada. A Asociação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) convidaram os candidatos à Presidência a assinar uma declaração redigida a pedido da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) se comprometendo com a liberdade de imprensa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário