sexta-feira, 14 de maio de 2010

Contramaré em Ubatuba - Coluna do Fernando Pedreira

OLÁ AMIGOS,
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Em nossa primeira matéria citamos  o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo.
                                                                                                                                                               Este é um programa do Sebrae e só foi possível pela parceria assinada pela Associação Comercial de Ubatuba “ACIU”.

Hoje vamos falar um pouco sobre ele.

Basicamente o Programa se resume em cinco projetos básicos que são, Sensibilização,    Capacitação, Formatação de Produtos, Gestão e Qualidade e Comercialização.
Fomos além e fizemos:
Sensibilização das Comunidades Para a Importância do Turismo
Sensibilização das Escolas Para a Importância do Turismo
Capacitação dos Operacionais e Empresários da Caldeia Produtiva do Turismo
Formatação de Produtos Turísticos
Gestão e Qualidade
Comercialização
Sempre focando produtos perenes, ou seja, comercializáveis o ano todo.
Todos estes projetos foram desenvolvidos com a participação de Lideranças Comunitárias da Região Sul, além de algumas da região oeste e por incrível que possa parecer sem nenhuma participação dos empresários, os principais interessados, com uma única exceção.
Convidamos os componentes do Conselho Municipal de Turismo que além de empresários são os presidentes das Associações representativas de seus segmentos, mas ninguém se prontificou, a saber, do que se tratava.
Até mesmo a Associação Comercial que assinara a parceria com o Sebrae, pouco participou e depois de um dado momento começou a participar, mas tivemos a nítida impressão que era mais para atrapalhar do que para ajudar.
A própria Secretaria de Turismo que ao perceber nosso desenvolvimento veio somar, mas hoje analisando os ocorridos percebemos que compareciam na reunião, se prontificavam a realizar as tarefas necessárias definidas em reunião e depois nada faziam, por este motivo na reunião seguinte não avançávamos o que provocou o esvaziamento e o desinteresse daqueles que participavam.
Tiramos “água de pedra” e assim que percebemos que jamais avançaríamos paramos de participar o que provocou o desaparecimento completo do projeto, ou seja, confirmamos que o PDTR existia porque nós existíamos. Com a nossa saída, ninguém mais falou do assunto.
Coisas de Cunhambebe?
SOBRE O PRIMEIRO PROJETO

SENSIBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES PARA A IMPORTÂNCIA DO TURISMO

É necessário que se esclareça a maioria da população o que é o turismo e como tratar o Turista.
Fazer perceber que o Barbeiro Zezinho, que corta o cabelo do Antonio pedreiro, que faz a casa do Sr. Manoel da vendinha do bairro, onde ninguém vê turista algum, que o Sr. Manoel vende seus produtos às pessoas que trabalham nos Bares, Restaurantes, Hotéis, etc.etc. que atendem os turistas, ou seja, se estes não tiverem o turista não estão empregados e não comprariam do Sr. Manoel que por sua vez não construiria deixando Antonio sem dinheiro para cortar o cabelo.
Fazer entender que os Turistas vem pra cá porque gostam das Praias, e poderiam gostar de muitas coisas que desconhecem aqui da nossa Cidade, gostam também de ser bem tratados e que, portanto precisamos conhecer a nossa Cidade, pontos turísticos, comércio, hotéis, etc. para podermos informar o turista e bem trata-lo,
       Assim também necessitamos de preservar todos os recursos e produtos que temos na Cidade, como Cachoeiras, Trilhas, Praias, etc.
      E que Recurso é aquilo que pode ser atrativo para o turista, como os citados Cachoeiras etc. e Produto é esta Cachoeira ter banheiro, hora de abrir, hora de fechar, plano de manejo (não pode ter mais pessoas que sua capacidade) pessoas preparadas para levar a trazer o turista etc.etc.
      Como então fazer isso chegar à população?
Além de reuniões com as comunidades, faríamos várias ações para que isso acontecesse tais como:
a)  Criação do “Você Sabia” com frases de efeito para serem veiculadas na mídia local e Cartazes para serem colocados em pontos estratégicos. Exemplo de algumas frases, se bem me lembro muitas da criatividade de nosso companheiro Flávio Mansur: "Você Sabia que – Ubatuba é Você mesmo. – Que quem faz o turismo é Você – Que o Turismo é a base da economia de nossa Cidade – Que o Lixo espanta o Turista."
b) Criar e Produzir campanhas nos pontos de ônibus.
c) Criar e Produzir adesivos e camisetas “amigo do turista”.

   Imaginem os senhores, se tivéssemos conseguido nosso objetivo como seria hoje a visão da população de nossa cidade sobre o turismo e especialmente sobre o turista.
   Na próxima matéria falaremos do projeto de Sensibilização das Escolas para a Importância do Turismo, chegamos tão perto, foi uma pena.

Até breve!!

Fernando Pedreira, é empresário e morador da região Sul de Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário