quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lula transformou Brasil em protagonista global, afirma IISS

Deutsche Welle

Graças ao presidente Lula, o Brasil tornou-se um protagonista na política global, por exemplo, em questões como as alterações climáticas e a política nuclear iraniana, observa o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).

Em seu Balanço Anual das Relações Internacionais, publicado nesta terça-feira (07/09), o centro de estudos britânico dedica um capítulo ao "ano de Lula", que coincide com o final de seus dois mandatos. Segundo o IISS, Lula conseguiu "afirmar vigorosamente" o país na cena internacional, promovendo uma evolução contínua nos últimos anos.

"Parecia que estava por todo o lado", lê-se, com referência à atribuição da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 ao Rio de Janeiro, à outorgação do título de dirigente do ano no Fórum Internacional de Davos e aos elogios da revista Time.

"O Brasil usou a crescente força da sua economia para angariar reconhecimento como potência global emergente", afirma o balanço. Seu papel na afirmação dos países emergentes, cooperando com a Rússia, a Índia e a China, é reconhecida, da mesma forma como os resultados dos programas sociais brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário