terça-feira, 7 de junho de 2011

Documentário “A doutrina do choque” 1/6

O excelente documentário A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo do desastre, baseado no livro de Naomi Klein, descreve como a exploração social e econômica do sistema capitalista, liberal e sem regulamentação, também chamado de neoliberalismo, foi utilizada em períodos de mudanças de regimes políticos, catástrofes, guerras e crises financeiras.

O documentário contém as bases do “choque de gestão” neoliberal implantadas pelos demotucanos no Brasil e por outros governos no mundo. A seguir, pequenas sinopses dos vídeos que estão no final do post.

Cobaias humanas
Na década de 1950, o Departamento de Ciências da CIA desenvolve pesquisas com pacientes internados em determinadas instituições psiquiátricas. Eles utilizavam drogas e choque elétrico, visando debilitar a pessoa e introduzir uma nova ideia ou comportamento. Essas pesquisas faziam parte do projeto da CIA de estudo do controle da mente. A CIA elabora um manual chamado Kubark, que é conhecido pela relação com o atual programa de tortura desenvolvido e executado pelos Estados Unidos em Guantânamo e em diversas outras prisões.

O combate ao inimigo ideológico encobre os interesses econômicos
Após vencer as eleições no Chile, Salvador Allende adota medidas de nacionalização de empresas estrangeiras. Desapropria a empresa de telecomunicações norte-americana ITT, que tentou com o apoio da CIA impedir a eleição de Allende. A CIA passa a organizar o golpe ao governo de Allende, financiando a elaboração de manifestações, e greves na indústria e no comércio para desestabilizar a economia. Dessa forma, com o pretexto de derrubar um governo marxista ou comunista e reestabelecer a ordem pública, o general Pinochet, liderando o exército, ataca o palácio presidencial e institui uma ditadura e adota um plano econômico chamado de “O Ladrilho”. Esse plano foi financiado pela CIA, com o auxílio de um grupo de economistas, chamados pela imprensa internacional da época de os “Chicago Boys”, provenientes da Universidade de Chicago. Este documento continha os fundamentos do que, depois, viria a ser chamado de neoliberalismo. Ao adotar esse plano, Pinochet eliminou o controle de preços, privatizou empresas estatais, eliminou barreiras de importação e efetuou cortes do gasto público. Essas medidas aumentam a pobreza e as diferenças sociais. Essa estratégia é utilizada na implementação de outras ditaduras ocorridas pelo mundo.

Sistema econômico
No período da grande depressão na década de 1930, surge no governo de Roosevelt o “New Deal”, que é um plano econômico de investimentos públicos, de regulação e reforma de setores da economia por agências estatais, além de estabelecer direitos trabalhistas, concessão de subsídios e crédito a produtores rurais e incentivo à criação de sindicatos.

Mas esse plano de regulamentação do sistema financeiro não era do consenso de todos os economistas norte-americanos. E no Departamento de Economia da Universidade de Chicago, um grupo de economistas formou uma sociedade chamada Monte Pèlerin, liderados pelo austríaco Friedrich von Hayek e entre seus membros o ganhador do Nobel de Economia Milton Friedman. Eles acreditavam que se o governo parasse de prover serviços e de regular os mercados, a economia se corrigiria sozinha. No governo Nixon, na década de 1970, e em boa parte do governo Reagan, na década de 1980, seus ideais se tornaram a doutrina econômica dominante. É o início do “deus mercado”.

O colapso do comunismo
Mikhail Gorbachev decide reformar o Partido Comunista, e em 1988 anuncia que a União Soviética abandonava oficialmente a política adotada pelo o ex-presidente Leonid Brejnev. Dentre as revoluções que surgiam, a queda do muro de Berlim é um marco simbólico do fim da guerra fria. Mesmo após uma tentativa de golpe em agosto de 1991, a URSS permanece com Boris Yeltsin no poder e a adoção da política neoliberal, aumentou a desigualdade social, a corrupção e no número de crimes organizados. Essas medidas não agradavam ao Parlamento russo, que decide revogar os poderes especiais de Yeltsin. Em resposta, Yeltsin dissolve o Parlamento e reprime seus opositores.

A vitória justifica as mudanças
Nos primeiros anos de seu mandato como primeira-ministra, o governo de Margaret Thatcher controlou a inflação com a valorização da cotação da libra esterlina. Porém, isso gerou diminuição na produção industrial, o desemprego aumentou e sua popularidade diminuiu. Mas em 1982, com a vitória na guerra das Malvinas, Thatcher obteve grande apoio popular, o que permitiu nesse mesmo ano obter a vitória eleitoral. Assim, com o apoio popular que necessitava, adotou as políticas neoliberais e, com “mão de ferro”, reprimiu manifestações de greves.

Se você está sem tempo ou com conexão lenta, assista ao quinto vídeo. Ele é, talvez, a mais estarrecedor, pois mostra as operações no Iraque e o futuro que os EUA e Europa vislumbram para a Líbia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário