A Secretaria de Educação do governo tucano de São Paulo admitiu, ontem, que as escolas técnicas (ETECS) do Estado tiveram queda de rendimento no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP) realizado em 2010. O levantamento mostra que, em 2010, a média dos alunos do 3.º ano do ensino médio das 116 ETECS foi menor que a obtida em 2009.
O resultado da avaliação foi inferior nos dois conteúdos: língua portuguesa e matemática. No primeiro, caiu de 329,2 para 316,8. No segundo caso, diminuiu de 340,7 para 322,5 pontos.
A questão da educação, no entanto, é mais grave que parece......
O Estado de São Paulo é um “exemplo paradigmático”, como diria um acadêmico, deste tema. Por aqui tivemos 30 anos de administrações do PSDB, com o interregno de oito anos de Quércia e Fleury. Nesse período os paulistas não puderam ter uma educação pública à altura de sua economia, história e importância para o país.
Apropricação de tecnologia
Parece que não conseguimos formar professores, atualizar os currículos e a tecnologia pedagógica. Tampouco fomos bem sucedidos em nos “apoderar” dos avanços científicos e técnicos, seja em matéria de laboratórios, seja, agora, em relação à Tecnologia da Informação.
Nem mesmo a educação à distância, revolucionada por meio da TV e, mais recentemente, disponível na WEB, foi apropriada. Vale lembrar que São Paulo possui as melhores universidades do Brasil -- estaduais e federais. Assim, a questão deixa de ser um problema estadual ou municipal e passa a ser - como foi no governo Lula e está sendo no Governo Dilma - uma questão nacional. Até porque o acesso ao conhecimento, à cidadania e à tecnologia envolve nossas crianças e nossa juventude. Sem esses ingredientes não há democracia e desenvolvimento, conceitos inseparáveis. Também ficamos sem oportunidades iguais, um dos principais objetivo da esquerda socialista e democrática.
Por todas essas razões, os dados sobre a Educação em São Paulo são um alerta e um sinal da gravidade permanente do problema estadual. Eles nos remetem à necessidade, cada vez maior, de políticas públicas e recursos para a área. Daí a necessidade de o PT transformar a Educação, tanto nas eleições de 2012 como em 2014, em carro chefe de seu programa. Entendemos que o tema seja um vasto programa dirigido às comunidades, às famílias, às mães, às crianças e à juventude, diante de sua universalidade e seu humanismo.
Foto: site do Centro Paula Souza
by: Opensante, do blog do Zé Dirceu
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