
O resultado da avaliação foi inferior nos dois conteúdos: língua portuguesa e matemática. No primeiro, caiu de 329,2 para 316,8. No segundo caso, diminuiu de 340,7 para 322,5 pontos.
A questão da educação, no entanto, é mais grave que parece......
O Estado de São Paulo é um “exemplo paradigmático”, como diria um acadêmico, deste tema. Por aqui tivemos 30 anos de administrações do PSDB, com o interregno de oito anos de Quércia e Fleury. Nesse período os paulistas não puderam ter uma educação pública à altura de sua economia, história e importância para o país.
Apropricação de tecnologia
Parece que não conseguimos formar professores, atualizar os currículos e a tecnologia pedagógica. Tampouco fomos bem sucedidos em nos “apoderar” dos avanços científicos e técnicos, seja em matéria de laboratórios, seja, agora, em relação à Tecnologia da Informação.
Nem mesmo a educação à distância, revolucionada por meio da TV e, mais recentemente, disponível na WEB, foi apropriada. Vale lembrar que São Paulo possui as melhores universidades do Brasil -- estaduais e federais. Assim, a questão deixa de ser um problema estadual ou municipal e passa a ser - como foi no governo Lula e está sendo no Governo Dilma - uma questão nacional. Até porque o acesso ao conhecimento, à cidadania e à tecnologia envolve nossas crianças e nossa juventude. Sem esses ingredientes não há democracia e desenvolvimento, conceitos inseparáveis. Também ficamos sem oportunidades iguais, um dos principais objetivo da esquerda socialista e democrática.
Por todas essas razões, os dados sobre a Educação em São Paulo são um alerta e um sinal da gravidade permanente do problema estadual. Eles nos remetem à necessidade, cada vez maior, de políticas públicas e recursos para a área. Daí a necessidade de o PT transformar a Educação, tanto nas eleições de 2012 como em 2014, em carro chefe de seu programa. Entendemos que o tema seja um vasto programa dirigido às comunidades, às famílias, às mães, às crianças e à juventude, diante de sua universalidade e seu humanismo.
Foto: site do Centro Paula Souza
by: Opensante, do blog do Zé Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário