sábado, 28 de maio de 2011

Amigos amigos, negócios à parte

Certa vez lendo um artigo de Leonardo Boff ele comentava a diferença de uma empresa privada e uma estatal e destacava que a estatal não é criada para dar lucro. A empresa estatal tem uma tarefa a cumprir em prol do interesse nacional, se der lucro ótimo. Já a empresa privada, existe em função do lucro. Se este não ocorrer depois de um certo tempo ela é considerada inviável e simplesmente fecha.
Isto considerado nos mostra o papel importante do Estado como indutor do desenvolvimento econômico e do bem estar social estabilizando os desequilíbrios das crises, controlando os desatinos das ganâncias.  Um papel que não poder ser diminuído como defendem os neoliberais e que foi indispensável ao Brasil na superação da crise de 2008/2009.....

O caso relatado no Blog do Brizola Neto é bem típico dessa situação.
No auge da crise, em 2009, o Governo brasileiro abriu mão de  receita pública, reduzindo ou zerando as alíquotas de IPI sobre a chamada linha branca: máquinas de lavar, geladeira e fogões. A Whirlpool, que controla as marcas Brastemp e Consul, foi uma das maiores beneficiárias do incremento de vendas que isso provocou, que chegou a 21%.
Agora, no Estadão, leio que a mesma empresa está aumentando o preço entre 8 e 9% para as lojas, sob a justificativa de aumento no preço das matérias primas, ao longo de três anos.

"Reajustamos entre 8% e 9% os preços de diversas categorias de produtos da linha branca", afirma José Drummond, presidente da Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul e que lidera o mercado de eletrodomésticos. Ele diz que esse é o primeiro aumento em dois anos e meio e que pressões de custos levaram a empresa a tomar essa decisão. "As empresas são privadas. Tenho de olhar os meus custos e as minhas receitas.",  diz a reportagem.

Quer dizer que os coitadinhos estão tendo prejuízo? Que coisa, não é?

Só que esqueceram de avisar isso aos seus contadores. A Whirpool teve um lucro de R$ 219,8 milhões nos primeiros três meses do ano. Ano passado, inteirinho, o lucro foi de R$ 620, 3 milhões. Ou seja, a empresa está lucrando mais agora, proporcionalmente, que no ano passado.

Casos semelhantes ocorreram com a Embraer, que demitiu em massa ao primeiro sinal de queda nas vendas ou da Vale, que em nome da maximização do lucro encomendou navios no exterior, em detrimento da indústria naval brasileira.
interação

Nenhum comentário:

Postar um comentário