sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como colocar a notícia no pau-de-arara

Aqui um bom exemplo de como a velha mídia cria escândalos totalmente sem discernimento, na velha prática de "o que vier eu chuto".

1. O Estadão levanta que Palocci deu palestras ao Banco Santander, como se um ex-Ministro da Fazenda cometesse irregularidades dando palestras. Se tem algo legítimo na assessoria do Palocci, foi justamente o exercício de dar palestras.
2. Meramente dar palestras não significa nada. Na cobertura policial, a um favor deve corresponder uma contrapartida. E a reportagem investigativa atual trata os meandros do mercado financeiro com a sutileza de um carcereiro colocando a notícia no pau-de-arara.
O repórter sai a campo e descobre (!) que o banco, um dos maiores do país, "é parceiro do governo federal".
Primeira prova: comprou seis jatos da Embraer financiados pelo BNDES.
Segunda prova: é parceiro da Petrobras em um programa para facilitar oferta de crédito a fornecedores.
Terceira prova: o presidente do Santander (um dos maiores bancos do mundo e no Brasil) foi recebido por Lula em 2009 no Palácio do Planalto.
Dá para levar a sério?
By: Nassif
Vi no Esquerdopata, e eu no Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário