terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Opinião Publicada” leva Dilma Rousseff para o segundo turno.

Estou muito triste com o resultado das eleições, dor no peito. Muitos jornalistas, intelectuais e profissionais de diversas áreas, vem alertando já há muito tempo para a influencia que a mídia exerce na formação da opinião pública, na educação e na cultura em nosso país.

A mídia matou Getúlio Vargas, derrubou e matou Jango, derrubou Chavez (lá o povo o pôs de volta), matou Salvador Allende, acabou com a imagem e as aspirações de Leonel de Moura Brizola, Marta Suplicy, José Dirceu e Luiza Erundina, só para citar alguns exemplos. Tem muito mais coisa.

Humildemente me coloco entre os que vem se manifestando acerca do problema. E pelo menos no meu caso, de muito pouco ou de quase nada adiantaram os "pitacos". Afinal de contas o que eu digo e o que é muito grave, o que dizem também os grandes jornalistas e cérebros de nosso país, não tem nem de longe o peso (a Psicologia explica), a importância e a credibilidade, do que diz o "escriba" de um jornal ou revista de grande circulação, ou o que diz o "vendilhão do templo" de uma grande rede de TV.

Segundo os últimos estudos realizados, 96% das pessoas se informa através da TV (RedeTV, Band, Globo, Sbt, etc.). E nem Índio escapa da manipulação. É só sair nas manhãs pelas ruas e constatar que há TVs nos bares, restaurantes, clínicas, hospitais, mercados, lojas, lares, portarias e até em bancas de jornais. Todas ligadas em um único canal, e jornal, e programa, e pensamento.

Até os que juram que são a verdadeira esquerda da nação e se apresentam como os únicos políticos dignos do planeta, infelizmente estão hoje dividindo a esquerda nas eleições.  Militam no PSOL, PV, PSTU, PCO, PCB e alguns Movimentos Nacionalistas Bolivarianos. Mas não deixam de embarcar na canoa furada e nem de ouvir "o canto das sereias". Estão com suas agendas devidamente pautadas pelos "Goebbels" tupiniquins. E do mesmo modo que os “donos “ da informação, não deram a devida importância e sequer compareceram com suas propostas, na Conferencia Nacional de Comunicação realizada em dezembro de 2009.
Evento esse de vital importância, que acena com a possibilidade de democratização do setor, universalização da banda larga e de ofertar mídias públicas, comunitárias, de sindicatos e universidades. Garantindo assim ao povo brasileiro o seu legítimo direito à informação de qualidade, e com ética, e com responsabilidade social.

Agora com a possibilidade inusitada de a esquerda perder o poder central, para Serra e seus golpistas amestrados, poder este conquistado com muitas concessões, sacrifícios, perdas e danos, o que vai ser dos avanços que estávamos conquistando em todas as áreas?

Não posso e não devo chamar estas pessoas de traidores da pátria, pois elas não tem culpa por terem sucumbido ao processo de desinformação a que estamos submetidos diariamente já há muitas décadas. Com informação e com propaganda subliminar não se brinca. É estratégico e por isso a direita não deixa que saia de seu controle. Ou alguém aqui terá a coragem de dizer que esta mídia que aí está, trata informação como serviço público que é o que ela é?

A luta continua. A luta dos "Blogues Sujos" contra a "Vênus Platinada", dos CIEPS contra os “Amigos da Escola”, do Laerte Braga (poderia citar centenas de excelentes e verdadeiros jornalistas, mas é que o Laerte recentemente se referiu ao Bonner num artigo dele), contra o William Bonner, do Bolsa Família contra o “Criança Esperança” e da "Casa Grande" contra a "Senzala".
juntos somos fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário