sexta-feira, 8 de outubro de 2010

4 Ministros e um funeral



“Se Marina Silva e o Partido Verde decidirem apoiar um dos dois candidatos no segundo turno, estarão decretando o funeral do “projeto” que dizem sustentar. Se a negociação envolver o acerto prévio de cargos, o funeral será solene.

Ao que tudo indica, Marina tem consciência disso. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira 6 ela se mostrou surpresa diante dos jornalistas. Eles repercutiam informação que corria pelos bastidores dando conta que o PSDB estaria disposto a oferecer 4 ministérios pelo apoio dos verdes – Meio Ambiente, Educação, Minas e Energia e Cidades. “Caramba, 4 ministérios? Do jeito que tem gente aí, basta pensar num conselho de estatal, já estaria muito bom”, ela disse, ao reafirmar que negociar cargos conflitava com seu projeto.

A decisão será tomada na convenção nacional do PV marcada para dia 17, com a presença de 90 delegados. Antes, uma plataforma de dez pontos será levada para as campanhas de Dilma e Serra, para que se posicionem diante dela. Ao mesmo tempo, Marina ouvirá seus comitês de campanha e o que ela chama de “forças vivas da sociedade” que a apoiaram.

Caso a decisão tivesse ficado restrita à direção nacional do PV, o apoio a José Serra já teria sido oficializado. Marina e seu grupo mais próximo, porém, entendem que o melhor caminho é o do que eles chamaram de “não participação”. Consiste em apresentar a referida plataforma de pontos para os dois candidatos e esperar que ambos assumam publicamente a adoção de parte dela. Feito isso, missão cumprida, teriam conseguido mudar a pauta de PT e PSDB.

Passadas as eleições, organizados dentro do PV e no Instituto de Desenvolvimento Sustentável, o IDS, consolidariam a proposta de “terceira via”, se preparariam para as eleições de 2012 e 2014.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário