terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jornal espanhol diz que Serra pode sofrer derrota humilhante

“A edição desta segunda-feira (21) do jornal espanhol El País avalia que José Serra (PSDB) pode ser derrotado de forma "humilhante" na eleição presidencial. A publicação atribui a erros de estratégia da campanha os resultados. A repórter, Soledad Gallego-Díaz, escreve que o PSDB e José Serra, conduziram uma campanha eleitoral "suave" e "totalmente errada".

No texto, intitulado "A surpreendente queda de José Serra", a repórter escreve que competir com a herdeira política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff (PT), sempre foi uma "tarefa difícil". Contudo, Serra complicou sua situação por cometer muitos erros e passou "de grande favorito a futuro grande perdedor".

Ela diz ainda que apesar do bom governo em São Paulo, José Serra, de 68 anos, que declarou ter passado toda sua vida esperando por este momento, poderá ter sua carreira política abreviada com a segunda derrota consecutiva em eleição para a presidência da República.

Na reta final, a campanha de Serra concentra os esforços para tentar ganhar fôlego com os escândalos que levaram à demissão da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, sucessora de Dilma no cargo.

A reportagem lista críticas à campanha de Serra que partiram de dentro do próprio PSDB. Segundo o jornal, o governador teria iniciado a disputa evitando críticas mais duras ao "presidente mais popular da história". Ela lembra do uso da imagem de Lula nos programas eleitorais do candidato oposicionista.

O jornal afirma que o candidato do PSDB Serra é criticado por ter tentado se mostrar como "o verdadeiro herdeiro político de Lula", em vez de utilizar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na sua campanha.”
Fábio Oscar, Rede Brasil Atual, via Brasil Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário