quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O QUE A GLOBO É, E O QUE ELA ACHA QUE É


Muito trololó tem sido veiculado a respeito da tão falada troca de apresentação na bancada do JN. São jornalistas mostrando a teoria da conspiração, onde o que se viu, não espelha em nada, o que de fato houve.

Este blog não vai perder tempo discutindo o sexo dos anjos, até porque, ele pouco se importa com a Fátima Bernardes, com a Globo e com toda essa gente inútil que infesta a televisão brasileira. Mas caso você ainda não tenha lido nenhuma das teorias e nem saiba do que eu estou falando, pode começar por esta, que é a da foto em destaque.

O que vamos falar aqui é do tamanho do ego da Globo e de seus globais e globetes. Fazer videozinho de novela explicando por quais razões Fátima, do casal Homer e Margie Simpson está saindo da apresentação? Não é um pouco demais? Não é criar um fato onde originalmente não haveria nada?

Por acaso seria necessário, independente do motivo escondido, seja ele a luta pelo poder nas entranhas da TV, seja pela óbvia queda da audiência?

Ora, por acaso se Fátima simplesmente não aparecesse na segunda-feira, haveria uma comoção nacional? Haveria passeata nas ruas? Apresentadores são trocados toda hora em qualquer canal de televisão do mundo. Ninguém perde tempo "explicando".

É se achar demais. É pensar que a Globo vale mais do que realmente pesa. E cada vez que um cidadão brasileiro dá trela para isso, demonstra realmente o quando a Globo lhe importa.

Este escriba, particularmente, não assiste TV. Só quando não tem mesmo escolha, de modo que só ficou sabendo da saída de Margie Simpson pelos blogs espalhados pelo país. E sinceramente, em nada mudou minha vida. Não mudou um segundo do meu viver, nem alterou meu salário, nem o que eu ia comer no almoço.

Mas não foram poucas as manifestações postadas nas redes sociais sobre esse "evento nacional". A Globo cria um factóide e os ingênuos brasileiros acreditam. É a mesma ladainha de dizer que as novelas brasileiras são as melhores do mundo. Sério? Mas quem falou isso? Não foi a própria Globo, especialmente numa época na qual só ela tinha orçamento para fazer novelas?

As novelas brasileiras são patéticas e são sim, compradas por muitos países. Mas o Chaves também não é? A série Baywatch também não era? Por acaso isso lhes dá uma chancela de qualidade?

Ou aquela outra, que a Globo é a quarta maior rede de TV do mundo. Mesmo? Sob quais critérios? Faturamento? Não é. Audiência? Nem de longe, qualquer televisão da China alcança muito mais do que 200 milhões de pessoas. Talvez seja maior no tamanho dos prédios, aí até pode ser, considerando que não temos estatísticas sobre isso. São as verdades prontas da Globo fazendo a cabeça do cidadão que não se dá ao trabalho de pensar.

O Brasil mudou e a relação entre audiência e veículo de comunicação também mudou. Só que ainda tem muita gente que gravita no entorno deste lixo eletrônico, se preocupando se verdadeiramente o Luciano Huck foi "humilhado" pela mocinha que participou de seu programa, ou do "drama" do ator que foi "espancado" na rua porque interpreta um ator ruim.

Fala sério. É muita falta do que fazer. A Globo inventa e o povo engole.

Dizer o quê? Do mesmo jeito que temos os governos que merecemos, temos as TVs que merecemos. Se ninguém assistisse esta porcaria, pode apostar que tudo mudava de cenário.

By: Anais políticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário