sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

AIE: países deveriam agir mesmo sem acordo climático


Estudo da Agência Internacional de Energia mostra que as temperaturas globais devem aumentar em média 6ºC até 2035 se ações drásticas para reduzir os gases causadores do efeito estufa não forem tomadas

Brasil 247 / AE

Com pouca esperança em relação a um progresso significativo sobre um amplo acordo climático internacional nas negociações do clima desta semana em Durban, na África do Sul, o que as nações deveriam fazer era tomar para si a tarefa de reduzir as emissões e mitigar as mudanças climáticas, disse nesta terça-feira a diretora executiva da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven. "A porta para que alcancemos o nosso objetivo está se fechando", afirmou ela. "Enquanto eu clamo por um tratado sobre as emissões, tenho uma mensagem simples para os participantes das discussões: não espere por um acordo global, aja agora."

Van der Hoeven disse que um estudo da AIE mostra que as temperaturas globais devem aumentar em média 6ºC até 2035 se ações drásticas para reduzir os gases causadores do efeito estufa não forem tomadas. Para limitar o aumento das temperaturas para uma meta amplamente aceitável de uma média de 2ºC, o crescimento global teria de ocorrer com um aumento de apenas 20% nas emissões em relação aos níveis atuais nos próximos anos, afirmou ela. "Isso significa que tudo (infraestrutura e desenvolvimento) construído após 2017 precisa ser carbono zero."

Muitos ministros e alguns chefes de Estado desembarcarem em Durban nesta terça-feira para os últimos quatro dias de discussões climáticas lideradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de elaborar um documento para suceder o Protocolo de Kyoto, um tratado vinculativo de 1997 entre as nações do mundo desenvolvido para cortar emissões. Os compromissos dos países industrializados com o Protocolo de Kyoto expira em 2012.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário