quinta-feira, 29 de setembro de 2011

HOMENAGEM A LULA E O HORROR DA IMPRENSA



"Think outside the box" é uma expressão da língua inglesa, notadamente americana, que fala pra você sair dos paradigmas, "pensar fora da caixa", ampliar os horizontes e não se prender a questões previamente formadas.

No último final de semana em uma conversa produtiva, ouvi de pessoas esclarecidas, que o Brasil só está onde está, porque FHC estabilizou a economia. Quer dizer, Lula não tem mérito algum.

Isso é de uma tolice infindável. FHC teve seus méritos (e jogou tudo fora no segundo mandato), mas Lula fez outras cosias. Parece que é muito difícil entender que não bastava a estabilização da economia se estivessemos quebrados. Era preciso criar um mercado interno e cortar a dependência dos países do Primeiro Mundo que já demonstravam inequívocos sinais de fadiga econômica. Mas não, uma parcela substancial das pessoas ainda influenciadas pelo trololó da mídia, não consegue dar aos dois personagens seus méritos. Acham que para dar a um, é preciso tirar de outro.

Se Lula tivesse sido eleito em 1989 talvez tivesse jogado o Brasil numa crise sem precedentes. Dois anos depois a URSS terminou e mostrou que o socialismo como vinha sendo aplicado, não era um dos melhores sistemas. Mas Lula não ganhou e teve tempo de evoluir. E evoluiu bastante enquanto a maioria dos países ainda caía no canto da sereia no neoliberalismo. Se o socialismo soviético não funcionou, ficou claro que o capitalismo americano também era podre demais. 17 anos depois do fim da União Soviética, o sistema americano quebrou e levou consigo metade do planeta chamado desenvolvido. Sobraram somente os países que foram se preparando a passos largos. Entre eles, o Brasil.

Ontem disseram que a sorte do Brasil e de Lula estava na conjuntura internacional favorável. Isso é de uma bobagem sem tamanho. O mundo está ruindo, como pode a conjuntura favorecer? Basta ver EUA e Europa de 2008 pra cá. Quem fala isso ou tem muita má-fé ou é tremendamente desinformado. Prova disso é que em 1999 estavamos naquela época sim, em uma bolha de crescimento mundial. Mas o Brasil afundava nas próprias dívidas e na submissão ao FMI. Lula entrou e deu um fim a isso.

O Brasil está bem e Lula tem 80% dos créditos. O real foi criado em 1993 pelo então Presidente Itamar Franco (FHC se apropriou da criação, tratando-a como se dele fosse) e a partir de então muita coisa caminhou. Mas desde janeiro de 2003, com políticas avançadas de inclusão social (e portanto, crescimento econômico) o país alcançou outro patamar. Com base nisso se dá a homenagem que Lula recebe em Paris esta semana. 

Quando vemos na mídia as ressalvas e as desculpas pelas quais dão mostra de que Lula não é assim tão merecedor, mostram que a imprensa brasileira vai sempre padecer do mal da subserviência aos antigos donos do poder. O planeta inteiro é outro, quem criou o G20 e chamou China e Índia para um embate internacional pra valer, em bloco, foi o ex-operário. Ignorar é doentio e dá o exato tamanho da falta de credibilidade que tem o nosso imprensalão.
Anais políticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário