quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Roubolândia tucana

Enviado por Izide, de Campinas
Amigos,
Ao contrário, não me surpreendem essas matérias da Folha de ontem (Petrobrás não tem condições de explorar pré-sal), e de hoje sobre a licitação do metrô  tb na Folha, na Isto é, em outras publicações que, pela lógica  seria inusitado.
Ao invés de me surpreenderem me assustam. 
Isso mais me parece uma maneira de angariarem pretensa neutralidade e credibilidade para explodirem uma bomba na véspera da eleição, provavelmente pela capa da veja e pelo jn como última tentativa de golpe na democracia. O factóide já deve estar muito bem pensado e elaborado entre todos os membros do PIG. A tal bala de prata. 
Todo cuidado e atenção são pouco.
Da minha parte, já estou "cantando a jogada" junto aos meus interlocutores.  Acho que devemos todos estar fazendo isso. O que lhes parece? 
Tomara que eu esteja apenas sendo alarmista ... Abraços, Izide


Chega a ser estranho ver uma manchete como essa da IstoÉ. "Escândalo no metrô de Serra".

Não é coisa da mídia tupiniquim. Escândalos na roubolândia de São Paulo não faltam, mas ninguém fala nada. A Folha, quando deu a matéria, ficou cheia de dedos. Foi até surpreendente que tenha dado, já que falou sozinha. O resto do imprensalão não acompanhou, por óbvio.

A Veja, se faz de morta. Ela não dá nenhuma matéria que acuse seus financiadores num sábado, para fazer repercussão no Jornal Nacional ou no Fantástico. O estadinho prefere escrever manchetes em amarelo no fundo preto, de preferência acusando algum petista de alguma coisa, pra dar mais "seriedade" ao fato.

Mas como já dito, escândalos na roubolândia paulista existem. E não são poucos.

Também é curioso ver o posicionamento do leitor em relação às denúncias. Porque a IstoÉ está pegando pesado com Serra, a revista é vendida. A mesma lógica não se aplica à Veja, por exemplo. Quando ela estampa na capa as "patifarias" do PT ninguém acha que ela levou dinheiro dos tucanos pra denunciar. É só uma questão de cidadania. A Veja é séria, todos sabemos.

A Folha foi quem começou a história do metrô. Nestas alturas, já devem estar arrependidos. Deram a nota pra passar um ar de imparcialidade. Tolice e perda de tempo, por certo. Não há quem não saiba que as cores do jornal estão muito distantes do vermelho. Amarelo e azul lhe caem bem.

Amigos jornalistas atuantes na roubolândia paulista me disseram que tinha gente sendo defenestrada por ter dado esta matéria. O fato é que ninguém do imprensalão achou realmente que outra mídia poderia levar as denúncias adiante. A IstoÉ encampou a história. Faltando 4 dias pras eleições, o J. Serra vai ter que aparecer de novo em público dizendo que é trololó petista. Que é falta de assunto. Que nem o Paulo Preto.
 
anaispoliticos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário