quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desemprego no país pode fechar o ano abaixo de 10%, diz Dieese

Giuliana Vallone, folha.com

“A taxa de desemprego no país pode ficar abaixo de 10% até o final do ano, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em sete regiões metropolitanas. 

Em setembro, a taxa --pesquisada em São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Fortaleza, Recife, Salvador e Porto Alegre-- ficou em 11,4%, ante 11,9% em agosto. "O desemprego tende a continuar caindo até o fim do ano, e a gente espera uma taxa muito próxima de 10% ou até abaixo disso. É bem razoável pensar em uma taxa de um dígito", disse o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz. 

Em São Paulo, a taxa também deve fechar o ano abaixo dos 10%, registrando o menor índice de desemprego desde 1991. O desemprego na região metropolitana vem caindo desde maio e chegou a 11,5% em setembro, o menor para o mês desde 1991. 

"Estamos vendo um ciclo muito favorável de expansão do emprego no país, com a retomada dos investimentos e a renda e o crédito crescendo", afirmou Sérgio Mendonça, também do Dieese. 

De acordo com ele, a taxa de desemprego deve continuar registrando redução nos próximos anos, se a taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) prevista para 2011, de cerca de 5%, for mantida.” 
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário