quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lula e a grande mídia.

Enviado por Germano, de Campinas


Passo a vocês texto esclarecedor sobre quem ameaça
a Liberdade de Expressão no Brasil. Aliás, ameaça, não
impede!!!

Na realidade, a liberdade de expressão no país já está sob severo controle, mas esse controle tem sido exercido é pelos órgãos da grande mídia, que já deixaram de ser imprensa livre para se tornarem em veiculos de defesa dos interesses exclusivos dos donos desses grupos, interesses esses que não se coadunam com os interesses do povo brasileiro.

A opinião pública no Brasil está sob inacreditável controle dos donos dessas empresas exclusivamente comerciais e que usam a titulação de nós jornalistas para tentar exercer dominio não de informação, mas de formação.

Na condição de jornalista vivi alguns anos acuado sob o guante da censura da ditadura militar.

Hoje, graças a Deus, não dependo mais de trabalhar nesses órgãos, porque se tivesse de fazê-lo e trabalhando nas Editorias de Economia e Politica em cargo de confiança, teria de vender não apenas a capacidade profissional. Teria também de vender a consciência, coisa que nunca aceitei.

Como é que se explica que apresentadores de Telejornais e editores em geral nos jornais e TVS tenham salários mensais superiores a 200 mil reais, além de contratos de exclusividade anuais de 1 milhão de reais? E que os jornalistas que não opiniam, que não dão a cara para aparecer tenham salários em sua grande maioria que não ultrapassam 4 mil reais, ao lado do inicial que não chega a dois mil reais, e ainda ao lado da exploração de traines ganhando 600 reais?

Como se explica que os donos da grande mídia tenham feito pressão para que fosse abolido o diploma de jornalista como condição para exercer a profissão? Imprensa ser contra diploma de jornalista???

Como se explica que todos os veiculos da grande midia tenham sido contra o projeto de Regulamentação da Profissão de Jornalista? Médicos, enfermeiros, dentistas, engenheiros, relações públicas, tantas profissôes têm Conselhos Federais.

Qual a razão que leva os donos da grande mídia a combaterem a criação do Conselho Federal de Jornalismo?

Mais grave que isso: mentiram para a população que a ideia de criação do Conselho era da Presidência da República. E mentiram sabendo que não poderiam ser desmentidos publicamente, porque nós jornalistas não teríamos nenhum veiculo de "imprensa" para desmentir, porque não somos nós jornalistas que "orientamos" as publicações e sim eles os donos.

E a ditadura desses donos da grande midia é tão voraz que eles sabiam que nem o Presidente poderia desmentir, porque se tentasse fazer isso seria crucificado. Usaram da sua opressão para calar os deputados democratas, a classe de jornalistas e até o Presidente da República.

Ora, a criação do Conselho Federal de Jornalismo, e com a real intenção de estabelecer a responsabilidade na profissão e no seu uso pela grande midia foi luta de muitos anos da classe de jornalistas em todo o país. E de repente foi passada para a população que era ideia do Presidente e com fins de calar a imprensa. Que Crime! E Crime sem condições de defesa e muito menos de julgamento e condenação.

Vamos dar um exemplo, no campo da Engenharia. Há empresas comerciais que exploram o trabalho de engenheiros. Imaginemos se não existisse o Conselho Federal de Engenharia. Existindo, já ocorrem graves problemas, mas que se são denunciados são investigados. A função do Conselho Federal de Engenharia e dos Conselhos Regionais é de fiscalizar o exercicio profissional dos engenheiros. Todos os Conselhos Federais de todas as profissões têm esse dever.

Relações Públicas (que é também da área de Comunicação) tem Conselho Federal e Conselhos Regionais.

Qual será o motivo pelo qual Jornalistas não podem ter?

É que os donos da grande mídia não querem fazer imprensa livre. Querem fazer e estão fazendo é formação de opinião, a opinião que convém exclusivamente a eles.

Quem desejar saber a verdadeira História da luta pela criação do Conselho Federal de Jornalismo deve acessar sites dos Sindicatos de Jornalistas ou site da Federação Nacional de Jornalistas, porque nós jornalistas não temos a liberdade de esclarecer o caso em nenhum órgão da grande midia.

Veja que ironia e que absurdo: nós jornalistas não temos como nos comunicar com a população. Usam nosso nome, exploram nosso trabalho, e temos de ficar sentenciados ao silêncio. E ainda tendo de aceitar que meia dúzia de nossos colegas que vendem a consciência a peso de outro falem em nosso nome. Sim, a população acha que eles são apenas jornalistas...

Os jornais noticiam campanhas de aumento salarial de todas as profissões.

Alguma vez alguém já leu sobre campanhas salariais de jornalistas nos jornais? Ou ouviu em alguma rádio ou viu em alguma TV? Não. Nunca, porque nossas campanhas salariais são de âmbito exclusivamente do boca a boca na própria classe. Um dos lemas das últimas campanhas salariais (nos informativos publicados pelos sindicatos da classe) foi: "Nossa dor não sai nos jornais".
É possível isso? Temos imprensa livre no Brasil?

Temos.

Temos "imprensa"livre de qualquer obstáculo para fazer e acontecer da forma como desejarem os donos. Mentir, deturpar, lobos em peles de cordeiro.

Jornalistas - Uma classe calada e oprimida pelos órgãos da grande midia.

Edson Nunes
Jornalista
Ex-Diretor da Casa do Jornalista de Minas
Registro Profissional 1404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário