sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nunca pensei que chegasse a tanto, Serra



Eu não ia mesmo votar no Serra porque levo à sério a necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento e crescimento do Brasil que o Lula conseguiu, combatendo o neocapitalismo que impedia. E temos a Dilma, com todos os seus valores de brasileira combatente, mulher responsável, profissional de valor, dirigente política formada nos oito anos de democracia que abriram o rumo certo para uma sociedade melhor.
Mas, estava achando que a campanha eleitoral baixava de nível com o disque-disque da grande midia sobre gestos aloprados que maculam a grandeza de uma eleição limpa e patriótica. Li o artigo de Leandro Fortes, na Carta Capital, (reproduzido dia 11 no Vermelho), sobre a extensa prática de Veronica Serra na manipulação de informações sigilosas através da internet desde 2001 e tive a sensação de ver o Serra despencar como uma jaca, apesar de já andar meio por baixo. Não só o Serra, mas todos os que ainda se mantinham como “oposição”. Uma ainda frondosa “jaqueira” com muita força midiática. Cuidado com a cabeça, quem anda distraido à sua sombra!
Que a midia inventa quando não tem noticias, sabemos. Durante esta semana divulgou aos quatro ventos que Fidel Castro havia dito que o socialismo não funciona mais em Cuba. Não era preciso ouvir o desmentido para saber que um jornalista americano entendeu “socialismo” quando Fidel disse “capitalismo”. Uma confusãozinha, no entender da mídia que não têm nada com a ética apesar de viver reclamando a liberdade de expressão como essencial. Coisa pouca para quem vive mentindo por quantos dentes tem. Que a Globo é capaz de fazer uns 30 programas para explicar que quem tenta comprar o silêncio de um policial comete crime passivel de prisão, enquanto silencia sobre como conseguiu o “furo” jornalistico levando a gravação da conversa que Bruno, o jogador, teve com policiais munidos de camera e gravador para o entrevistarem no avião em que era conduzido da cadeia do Rio para a de Minas, para o programa “Fantástico”, ninguem tem dúvida.
Cansaram de dizer que a única coisa que poderia salvar a eleição para Serra seria “descobrir um escandalo da magnitude do “mensalão””. E, como que por acaso, surgiu a denúncia da falsificação da assinatura da filha de Serra e mais várias pistas de vazamentos na Receita Federal. Mas não lembraram de que a mesma Veronica Serra já andara envolvida em um caso semelhante anos atrás. E pensam que só eles leem novelas de detetives? Esquecem que muita gente tem boa memória e muito conhecimento?
Caramba, podiam ter passado sem essa. Perdiam a eleição com dignidade, apenas por falta de prestígio político, e não de vergonha.
Zillah Branco - Cientista Social, consultora do Cebrapaz. Tem experiência de vida e trabalho no Chile, Portugal e Cabo Verde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário