quarta-feira, 28 de abril de 2010

28 DE ABRIL: DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DO TRABALHO

Enviado por João Rocha, de Caraguatatuba

O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. Teve inicio no Canadá, depois foi adotado em todo mundo.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho. Pois os números são alarmantes
Segundo estimativas da  OIT, ocorrem anualmente no mundo, em média, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Dos trabalhadores mortos,  em média, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, os números também são impressionantes. O Anuário Estatístico da Previdência Social no ano de 2004 registrou 465.700 acidentes de trabalho no país. Em 2005 o número chegou a 499.680, em 2006 a 503.890 e, em 2007, (última publicação) o número atingiu 653.090 casos, 27,5% a mais em relação ao ano anterior, registrando 2.708 mortes e 8.504 casos de invalidez permanente. Os dados estatísticos se referem apenas aos trabalhadores (as) do setor privado e CLTs. Estão fora das estatísticas da Previdência Social os servidores públicos estatutários e trabalhadores da economia informal.

As máquinas e equipamentos chegaram na Zona Rural e também fazem as suas vítimas.
No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121, governo, empresários e sindicatos debatem com o objetivo de diminuir o número de acidentes do trabalho. Segundo,  Mario Bonciani, médico do trabalho: “O caminho mais eficaz, é a conscientização do empresário no investimento em segurança e saúde.”
Aqui,  em Caraguatatuba, temos um exemplo da falta de sensibilidade de certos empresários, não fornece EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, aos empregados..
  João Rocha
  Graduado em Administração
 Técnico de Segurança do Trabalho
 Caraguatatuba – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário