sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Duplicação da Fábrica de Fertilizantes em Sergipe

Em audiência nesta quarta, 10, em Brasília, o presidente Lula assegurou ao governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT/SE), que a duplicação da fábrica de fertilizantes Fafen/SE (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras) vai ao encontro da política do governo federal de buscar a autosuficiência na produção de adubos.

Por isso, durante o encontro, telefonou para José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, e determinou a realização de reunião de trabalho entre o governador e o dirigente da estatal de petróleo, que ficou agendada para o próximo dia 18 de março.

Para o presidente, de acordo com o relato de Déda, a construção de uma nova fábrica de fertilizantes no Centro-Oeste não comprometerá a possível ampliação da fábrica de Sergipe.

Na reunião, Gabrielli, que poderá viajar a Sergipe para o encontro, anunciará ainda a presença de três navios para exploração do Campo de Piranema, cuja produtividade vai aumentar gerando mais royalties para o estado e municípios, além do recolhimento de mais tributos.

Vale do Rio Doce

Na mesma agenda, também por determinação presidencial, o governador e Gabrielli discutirão o aumento da produção de gás para atender um projeto de produção de potássio no valor de U$ 850 milhões, da Vale do Rio Doce.

Irrigação

Lula também garantiu que buscará a suplementação de recursos, no Orçamento da União, para viabilizar o projeto de irrigação Manoel Dionísio, no semiárido sergipano.

Usina nuclear

Depois de repassar as reivindicações de Sergipe para o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e assegurar encontro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para depois do Carnaval, o governador reafirmou o interesse na construção de uma usina nuclear no estado.

Mostrando simpatia pelo pedido, Lula disse ao ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, que recebesse o governador em audiência – pedido atendido ainda nesta quarta, 10. Déda defendeu que, por localizar-se próximo da Hidrelétrica de Xingó, suas linhas de transmissão já instaladas reduziriam o custo de novo investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário